Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para o meu BY

+6
Rui Figueiredo
Samuel Patinha
PNicolau
Gonçalo Elias
pedro121
Pedro Maia
10 participantes

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 3:31 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro Maia escreveu:
Gonçalo, vou sobretudo para a Lezíria e a zona de Alcochete, Samouco, Barroca, Ribeira das Enguias e Pancas, fui umas vezes à Lagoa Pequena, ao Parque Eco da Quinta do Conde, já dei umas boas voltas pelo Alentejo mas quero voltar à zona de Castro Verde e quero ir a Mértola, fui ao Paul do Boquilobo um par de vezes, Rodão e Tejo Internacional e aqui ao pé de casa Cabo Raso, Oitavos, Quinta do Pisão, Jamor, etc.

Portanto já andaste pelo estuário do Tejo e pela Costa do Estoril, depois tens alguns locais na península de Setúbal e diversos pontos no Alentejo, para além de Boquilobo e Tejo Internacional.

Bem, eu vou dar algumas ideias de locais que poderão ajudar-te a encontrar espécies novas.

Limícolas - a melhor abordagem para veres diferentes espécies de limícolas é visitares zonas de salinas, em especial durante a preia-mar; tens boas zonas de salinas em Alcochete (Samouco) mas principalmente no estuário do Sado (zona de Praias do Sado, Faralhão, Gâmbia, Zambujal e Mitrena). Também encontras limícolas durante a vasa por exemplo no sítio das Hortas (Alcochete).

Rapinas - genericamente encontras mais diversidade no interior do país; um périplo pelo Alentejo pode ajudar-te a encontrar bastantes espécies. Aqui convém distinguirmos entre as rupículas (que podes ver em Ródão e no Tejo Internacional), as de planície (aparecem nas zonas mais abertas, campos de cereal, etc.), e as florestais (também há boas manchas florestais no Alentejo, por exemplo nos concelhos de Mora ou Alcácer do Sal).

Aquáticas várias (patos, garças, gaivinas, limícolas, etc.) - para além da lezíria do Tejo, que referes já conhecer, eu creio que todas as barragens e açudes são potencialmente interessante; no ebird podes fazer uma pesquisa por hotspots, e hoje em dia há centenas, diria mesmo milhares de pequenos açudes; alguns não têm nada, outros podem ter muita bicharada; sugiro algumas barragens ou açudes que são especialmente interessantes: Montargil (Ponte de Sor), Caia (Elvas / Campo Maior), Caldeira (Montemor-o-Novo), Lagoa dos Patos (Alvito), Roxo (Beja), Facho (Serpa), Horta da Nora (Castro Verde), Carregueiro (Aljustrel), Alvares (Mértola), mas há muito mais para além destas. E depois na faixa costeira há mais alguns locais de visita "obrigatória", como a lagoa de Santo André, a lagoa de Óbidos. E o estuário do Sado, que além das salinas tem também todo o ambiente estuarino.

Aves florestais - são mais difíceis de encontrar porque se escondem mais entre a vegetação e por isso é necessário estares atento aos sons; mas algumas aves são exclusivas destes meios, por isso alguns percursos em zonas florestais ajudar-te-ão a encontrares aves destes meios. Para começar, sugiro os montados de sobro e pinhais nas zonas de Coruche, Mora, Alcácer do Sal ou Grândola, que são zonas bastante ricas.

Aves de montanha - certas espécies são muito mais fácil de encontrar em ambientes de altitude, em particular acima dos 800 metros. Uma visita à serra da Estrela até finais de Julho oferece boas hipóteses de encontrares uma série de passeriformes que são escassos nas terras baixas.

Nesta fase, o simples facto de visitares locais e principalmente habitats diferentes irá aumentar as hipóteses de encontrares novas espécies, mesmo sem estares à procura de uma delas em particular. Nota, porém, que muitas espécies são migradoras e só ocorrem no país em certas épocas. Em particular, um grande número de aquáticas quase não ocorre no país nesta altura do ano e que vão começar a aparecer em grandes números a partir de Agosto.

Espero ter ajudado Wink

Ajudaste obviamente, tenho tentado diversificar os locais e os habitats mas dentro das limitações de tempo e geográficas que tenho.

Em finais de Agosto vou estar em Cabanas uma semana, não vou ter muita "liberdade" de movimentos porque são as férias da família mas depois vou-te pedir algumas dicas porque já vi que és da zona.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jun 24, 2019 3:32 am

Pedro Maia escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Em finais de Agosto vou estar em Cabanas uma semana, não vou ter muita "liberdade" de movimentos porque são as férias da família mas depois vou-te pedir algumas dicas porque já vi que és da zona.

Sim, sim, o Gonçalo é um Algarvio de gema. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 3:39 am

pedro121 escreveu:
Pedro Maia escreveu:O que contei como rouxinol bravo? E é um juvenil do grande ou do pequeno? Tenho que corrigir e se for grande já tenho, desde já obrigado pela correcção.
.

do pequeno

Neste caso parecia-me que não havia dúvidas e por isso não pedi ID aqui no fórum, asneira, claro.

Já agora e para eu ir percebendo, quais é que são as diferenças essenciais do "meu" roxinol para o bravo?
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 3:41 am

pedro121 escreveu:
Pedro Maia escreveu:Comentando, por só contarem as aves fotografadas as aves florestais são as mais complicadas.

Exacto, a solução é apostar em parques e/ou abrigos, as aves em parque são muito mais aproximáveis, e é possível conseguir fotos de uma serie de espécies que em ambientes naturais são mais complicadas.

A questão nos parques é chegar cedo, muito cedo, e saber os chamamentos, isso facilita muito a localização das espécies.

Investir numas horas de abrigo, o do Alambre parece uma boa aposta, permite conseguires uma serie de espécies florestais


Tenho que investigar melhor esse abrigo do Alambre, alguma época melhor para ir lá ou sendo para espécies da floresta é relativamente indiferente?
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 3:45 am

PNicolau escreveu:Mas também percebo que o Pedro queira andar mais numa de descoberta, do que a fazer target listing...

O objectivo é fotografar o maior número de espécies, o bónus adicional é passear e a descoberta.

Quanto ao objectivo de número, os 200 de que falaste são possíveis até porque falta meio ano e tanto quanto percebo a partir de finais de Agosto as coisas podem "animar" com novas espécies a passar por cá (ou a regressar).

Gostava de conseguir 200 em Portugal mas como tenho uma viagem (curtíssima em termos de tempo) a África programada aí vou conseguir umas quantas coisas nova.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por PNicolau Seg Jun 24, 2019 3:50 am

Se vais para Cabanas em Agosto tens é de falar comigo e não com o Gonçalo  Cool

Bem, na realidade onde quer que vás tens sempre de falar com o Gonçalo, em particular ao Sotavento. Mas eu posso dar-te umas indicações para várias espécies que te possam faltar. Fim de agosto é muito bom na zona, és capaz de conseguir muitas espécies.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 3:55 am

PNicolau escreveu:Se vais para Cabanas em Agosto tens é de falar comigo e não com o Gonçalo  Cool

Bem, na realidade onde quer que vás tens sempre de falar com o Gonçalo, em particular ao Sotavento. Mas eu posso dar-te umas indicações para várias espécies que te possam faltar. Fim de agosto é muito bom na zona, és capaz de conseguir muitas espécies.

Tomo nota e vou manter este tópico "vivo", entretanto vou colocar a minha lista no bubo.org.

O meu maior problema em Cabanas vai ser conseguir fazer uma ou duas madrugadas, além de que os fins de tarde são quase impossíveis.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jun 24, 2019 4:06 am

Pedro Maia escreveu:
Tenho que investigar melhor esse abrigo do Alambre, alguma época melhor para ir lá ou sendo para espécies da floresta é relativamente indiferente?

Não é indiferente de todo, as espécies disponíveis variam ao longo do ano.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jun 24, 2019 4:10 am

Pedro Maia escreveu:
Já agora e para eu ir percebendo, quais é que são as diferenças essenciais do "meu" roxinol para o bravo?

Bem, conseguiste fotografar, só isso leva logo uma pessoa a desconfiar de que não é bravo. Very Happy Very Happy

O rouxinol-bravo tem cores diferentes, e outras questões, mas falando só nas cores, ele é mais castanho "avermelhado" no dorso e mais cinzento nas partes de baixo.

na realidade as duas espécies não são muito parecidas, embora ambas sejam acastanhadas, a cor das duas é bastante diferente e a estrutura também, alem de que o rouxinol-bravo nunca para quieto e normalmente só conseguimos ver de relance.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por PNicolau Seg Jun 24, 2019 5:18 am

O Cettia requere sorte, mas às vezes mostra-se, eu acho que a Lagoa de Albufeira é um bom sítio para o fotografar. Bem cedo de manhã.

Quanto a Cabanas, anda sempre com a máquina, especialmente praia e dunas mas nessa altura vão andar bichos espalhados em vários locais.

Há um difícil que é o frango-d'água, em Cabanas eu sei de um sítio muito bom mas tens de ir às horas certas da maré. Eu depois dou detalhes.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 8:27 am

Ok, obrigado aos dois.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 8:29 am

Entretanto já criei as minhas listas, anual e geral, no bubo.org:

https://bubo.org/View-user-profile.html

Há 3 espécies que não consigo pôr, não devem estar reconhecidas como existentes cá em Portugal, o pato-mudo, o cisne branco e o periquitão de cabeça azul.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Samuel Patinha Seg Jun 24, 2019 8:43 am

Pedro Maia escreveu:Entretanto já criei as minhas listas, anual e geral, no bubo.org:

https://bubo.org/View-user-profile.html

Há 3 espécies que não consigo pôr, não devem estar reconhecidas como existentes cá em Portugal, o pato-mudo, o cisne branco e o periquitão de cabeça azul.

O bubo não deixa esse tipo de exóticas.

O link não funciona, isto é, é o geral para o profile, o que reencaminha para o de quem pesquisa

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 872
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jun 24, 2019 8:49 am

Pedro Maia escreveu:Entretanto já criei as minhas listas, anual e geral, no bubo.org:

https://bubo.org/View-user-profile.html

Há 3 espécies que não consigo pôr, não devem estar reconhecidas como existentes cá em Portugal, o pato-mudo, o cisne branco e o periquitão de cabeça azul.

No Bubo, a lista é fechada, ou seja só é possível colocar espécies das categoria A e C, não sendo possível colocar espécies das categorias D (cisne) e E (pato-mudo e periquitão).

Isto porque há regras para o que pode ser contado. Mas com a lista lá já dá para ver o que falta.

Streptopelia turtur: Consegues ver no Jamor, não deve ser difícil mas ajuda saber o canto
Gallinago gallinago: muito fácil na ponta da erva ou na barroca no inverno
Ichthyaetus melanocephalus: muito facil, vê no ebird, elas estão a chegar agora, provavelmente o teu problema é identifica-las que já as viste de certeza nas praias da linha de cascais no inverno
Phylloscopus collybita: mesmo muito facil, basicamente é a felosa mais abundante em novembro/dezembro, é ires á ponta da erva e ficares parado ao pé de uma vala com agua
Tyto alba: ponta da erva durante a noite
Tachymarptis melba: 39.185203, -9.062663 e desce a estrada um bocadinho
Chroicocephalus genei: tavira, fala com um dos algarvios Smile
Gelochelidon nilotica: deve ser facil a partir de agora na ponta da erva, tens uma janela de oportunidade curta mas deve andar lá um bando
Monticola solitarius: cabo da roca indo de madrugada, nas falesias
Nycticorax nycticorax: na barroca, nas arvores na ultima vala, do lado direito, mas é mais facil no outono
Tetrax tetrax: ponta da erva a partir de agora, quando lá fores pergunta a outros observadores/fotografos, é preciso info actual

Tu tens uma serie de limicolas e aves florestais comuns que são fáceis de resolver numa manha no estuário do tejo em Setembro, mas tens que ir com uma pessoa mais experiente para ser mais fácil.

Bem, eu em Setembro arranjo umas 20 desta lista aqui na lagoa de Óbidos e Peniche, se ficares contente com fotos de registo.





Última edição por pedro121 em Seg Jun 24, 2019 9:19 am, editado 1 vez(es)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jun 24, 2019 8:50 am

Samuel Patinha escreveu:

O link não funciona, isto é, é o geral para o profile, o que reencaminha para o de quem pesquisa

o link para a target do Pedro

https://www.bubo.org/Listing/view-targets.html?list_id=34058
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 9:02 am

pedro121 escreveu:
Pedro Maia escreveu:Entretanto já criei as minhas listas, anual e geral, no bubo.org:

https://bubo.org/View-user-profile.html

Há 3 espécies que não consigo pôr, não devem estar reconhecidas como existentes cá em Portugal, o pato-mudo, o cisne branco e o periquitão de cabeça azul.

No Bubo, a lista é fechada, ou seja só é possível colocar espécies das categoria A e C, não sendo possível colocar espécies das categorias D (cisne) e E (pato-mudo e periquitão).

Isto porque há regras para o que pode ser contado. Mas com a lista lá já dá para ver o que falta.

Streptopelia turtur: Consegues ver no Jamor, não deve ser difícil mas ajuda saber o canto
Gallinago gallinago: muito fácil na ponta da erva ou na barroca no inverno
Ichthyaetus melanocephalus: muito facil, vê no ebird, elas estão a chegar agora, provavelmente o teu problema é identifica-las que já as viste de certeza nas praias da linha de cascais no inverno
Phylloscopus collybita: mesmo muito facil, basicamente é a felosa mais abundante em novembro/dezembro, é ires á ponta da erva e ficares parado ao pé de uma vala com agua
Tyto alba: ponta da erva durante a noite
Tachymarptis melba: 39.185203, -9.062663 e desce a estrada um bocadinho
Chroicocephalus genei: tavira, fala com um dos algarvios Smile

É esse tipo de dicas que mais preciso, obrigado,
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jun 24, 2019 9:22 am

Pedro Maia escreveu:
É esse tipo de dicas que mais preciso, obrigado,

eu acrescentei mais umas espécies, a questão é que nunca me tinha deparado com uma situação como a tua, falta-te uma serie de espécies mesmo muito fáceis, mas tens espécies com algum grau de dificuldade, torna difícil planear as coisas, já que em circunstancias normais muitas destas espécies já teriam sido registadas nesta altura do campeonato
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 9:49 am

pedro121 escreveu:
Pedro Maia escreveu:
É esse tipo de dicas que mais preciso, obrigado,

eu acrescentei mais umas espécies, a questão é que nunca me tinha deparado com uma situação como a tua, falta-te uma serie de espécies mesmo muito fáceis, mas tens espécies com algum grau de dificuldade, torna difícil planear as coisas, já que em circunstancias normais muitas destas espécies já teriam sido registadas nesta altura do campeonato

Já vi os acrescentos, fico com estas notas e em função dos meus passeios e das alturas certas vou procurando nos sítios indicados, se conseguir tudo bem, se não conseguir pelo menos andei entretido, que é o principal objectivo.

Imagino que a minha situação possa ser atípica em primeiro lugar pelo facto de, como vou repetindo e é óbvio, ter poucos conhecimentos sobre o tema e, seguramente, por ter que registar o que vejo com fotos, e agradeço mas as fotos têm que ser minhas Wink .
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por PNicolau Seg Jun 24, 2019 10:46 am

O Pedro Ramalho está a disponibilizar-se para te guiar na zona de Óbidos, Pedro, não para tirar as fotos por ti. Smile
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jun 24, 2019 12:21 pm

PNicolau escreveu:O Pedro Ramalho está a disponibilizar-se para te guiar na zona de Óbidos, Pedro, não para tirar as fotos por ti. [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_smile.gif[/smiley]

Eu a tirar fotos. ... que cómico.

Enviado pelo Topic'it
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jun 24, 2019 12:28 pm

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:O Pedro Ramalho está a disponibilizar-se para te guiar na zona de Óbidos, Pedro, não para tirar as fotos por ti. [smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_smile.gif[/smiley]

Eu a tirar fotos. ... que cómico.

Enviado pelo Topic'it

Nesse caso agradeço o convite e combina-se algum dia.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Ter Jun 25, 2019 2:34 am

pedro121 escreveu:

Bem, eu em Setembro arranjo umas 20 desta lista aqui na lagoa de Óbidos e Peniche, se ficares contente com fotos de registo.

Só para traduzir esta frase que causou algumas dificuldades de tradução. Very Happy Very Happy

Em Setembro se vieres cá à lagoa de Óbidos, eu mostro-te umas 20 espécies das constantes da lista, em condições que permitam a foto (tirada por ti), mas não em condições que permitam grandes fotos (tiradas por ti), portanto se ficares contente com fotos de registos (sem grande qualidade) eu mostro as espécies e tu tiras as fotos. E pagas o café obviamente. Very Happy Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Ter Jun 25, 2019 4:54 am

pedro121 escreveu:
pedro121 escreveu:

Bem, eu em Setembro arranjo umas 20 desta lista aqui na lagoa de Óbidos e Peniche, se ficares contente com fotos de registo.

Só para traduzir esta frase que causou algumas dificuldades de tradução. Very Happy Very Happy

Em Setembro se vieres cá à lagoa de Óbidos, eu mostro-te umas 20 espécies das constantes da lista, em condições que permitam a foto (tirada por ti), mas não em condições que permitam grandes fotos (tiradas por ti), portanto se ficares contente com fotos de registos (sem grande qualidade) eu mostro as espécies e tu tiras as fotos. E pagas o café obviamente. Very Happy Very Happy Very Happy

Está entendido, só que o café não fica dependente da qualidade das fotos, que depende de mim e raramente passa do razoável.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jul 01, 2019 4:23 am

Fim de semana no Alentejo com resultados abaixo das expectativas, na zona de Castro Verde apesar de ver imensas aves só consegui uma ave nova, a codorniz, apesar de ainda ter que verificar melhor as fotos porque pode haver mais qualquer coisa, depois num turismo rural ao pé de Santiago do Cacém, com abrigo com um charco e alimentador, duas novas, a trepadeira azul e o chapim de poupa.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jul 01, 2019 4:35 am

Pedro Maia escreveu:Fim de semana no Alentejo com resultados abaixo das expectativas, na zona de Castro Verde apesar de ver imensas aves  só consegui uma ave nova, a codorniz, apesar de ainda ter que verificar melhor as fotos porque pode haver mais qualquer coisa, depois num turismo rural ao pé de Santiago do Cacém, com abrigo com um charco e alimentador, duas novas, a trepadeira azul e o chapim de poupa.

Devias ter dito que ias para lá, Castro Verde nesta altura é complicado, mesmo por causa do calor, alem de que já apanhaste as mais fáceis na realidade nem tens muita coisa para ver nessa zona. Calhandra-real é a mais óbvia, e é algo estranho não teres dado com uma. Alcaravão é chato, e difícil sem locais em concreto, eles são parcialmente nocturnos, e mais activos ao fim e inicio do dia. Cortiçol precisas de saber os locais e mesmo assim podes apanhar só em voo.

Cercotrichas galactotes tens mesmo que saber os locais, eles são muito localizados e o mesmo vale para caffer.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 2 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos