Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

+4
Gonçalo Elias
pedro121
Samuel Patinha
José Frade
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por José Frade Qui Jul 09, 2020 7:25 am

Hoje no Cabo Raso
Duas mauretanicus?

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Dsc_8515
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4811
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Samuel Patinha Qui Jul 09, 2020 7:29 am

sim

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Qui Jul 09, 2020 7:37 am

podes tentar vender a da frente como yelkouan mas só se for no UK, aqui fica puf mau clara.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por José Frade Qui Jul 09, 2020 7:40 am

Obrigado aos dois.

pedro121 escreveu:podes tentar vender a da frente como yelkouan mas só se for no UK, aqui fica puf mau clara.
Tentar não custa Wink
Que mania que têm de fazer os mesmos bichos tão diferentes!! Very Happy
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4811
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Qui Jul 09, 2020 8:37 am

José Frade escreveu:
Que mania que têm de fazer os mesmos bichos tão diferentes!! Very Happy

Puf mau tem uma grande variação de facto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 09, 2020 12:27 pm

pedro121 escreveu:podes tentar vender a da frente como yelkouan mas só se for no UK, aqui fica puf mau clara.

Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Qui Jul 09, 2020 5:26 pm

Deixem ver se percebi, então em Portugal, por causa das mauretanicus de Menorca (ou Maiorca?), só irá "aparecer" uma yelkouan quando, por exemplo, uma der á costa e for feita análise de ADN?

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jul 09, 2020 6:13 pm

Tiago Pina Guerreiro escreveu:Deixem ver se percebi, então em Portugal, por causa das mauretanicus de Menorca (ou Maiorca?), só irá "aparecer" uma yelkouan quando, por exemplo, uma der á costa e for feita análise de ADN?

A questão é que nas Baleares criam ambas - mauretanicus em Ibiza e Maiorca, e yelkouan ou possivelmente ambas em Menorca.

Deixo uns links, vê a parte da situação em Espanha para ambas:
https://www.miteco.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/pardela_balear_tcm30-100137.pdf
https://www.miteco.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/pardela_mediterranea_tcm30-100139.pdf
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 2:43 am

Gonçalo Elias escreveu:
A questão é que nas Baleares criam ambas - mauretanicus em Ibiza e Maiorca, e yelkouan ou possivelmente ambas em Menorca.

Não. A questão é que as aves de Menorca são fenotipicamente yelkouan mas genotipicamente tem adn de puf mau.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Rogerio Sex Jul 10, 2020 2:58 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
A questão é que nas Baleares criam ambas - mauretanicus em Ibiza e Maiorca, e yelkouan ou possivelmente ambas em Menorca.

Não. A questão é que as aves de Menorca são fenotipicamente yelkouan mas genotipicamente  tem adn de puf mau.

Já que estamos a discutir detalhes de identificação de maritimas .
Estou a pensar incluir este Livro na minha biblioteca , qual é a vossa opinião ?

https://press.princeton.edu/books/paperback/9780691175010/oceanic-birds-of-the-world
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 3:36 am

Rogerio escreveu:
pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
A questão é que nas Baleares criam ambas - mauretanicus em Ibiza e Maiorca, e yelkouan ou possivelmente ambas em Menorca.

Não. A questão é que as aves de Menorca são fenotipicamente yelkouan mas genotipicamente  tem adn de puf mau.

Já que estamos a discutir detalhes de identificação de maritimas .
Estou a pensar incluir este Livro na minha biblioteca , qual é a vossa opinião ?

https://press.princeton.edu/books/paperback/9780691175010/oceanic-birds-of-the-world

Não me parece que alguém o tenha, a realidade é que há muitos bons livros de marítimas actualmente.

E eu não sei se se justifica ter livros que não sejam para o Atlântico (norte e sul) porque a questão é a seguinte, vais fazer uma pelagica à AS ou à NZ e vais ter basicamente dois lotes de aves, grupo 1º são as fáceis de identificar e com um guia básico vais lá, grupo 2º são as muito difíceis de identificar, precisas de literatura especializada e EXPERIÊNCIA extensiva no grupo, por exemplo a identificação de Pachyptila sp. é quase uma forma de arte, e o mesmo para alguns do Diomedea sp. e nesse caso a id é bom que seja feita no barco.

Eu pessoalmente acho útil um como o Petrels, Albatrosses, and Storm-Petrels of North America: A Photographic Guide que sendo menos generalista, cobre em profundidade muitos dos casos complicados.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 10, 2020 3:45 am

pedro121 escreveu:Não. A questão é que as aves de Menorca são fenotipicamente yelkouan mas genotipicamente  tem adn de puf mau.

E já agora as que aparecem no UK vêm de onde, alguém sabe?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 3:50 am

Gonçalo Elias escreveu:

E já agora as que aparecem no UK vêm de onde, alguém sabe?

O problema é que no UK aceitaram uma ave como yelkouan há uns anos. E aparentemente não deram nenhuma importância à questão de Menorca.

Como é natural ninguém pode saber a origem de uma ave marítima que não tenha transmissor, mesmo anilhas são impossíveis de ver a partir de terra. O caso para a ave aceite é a meu ver muito, muito fraco, eu estranhei na altura que tivesse sido aceite daquela maneira.

ps: mas eu não sou mais papista que o papa, se aquela ave chega para os ingleses nos cá temos melhores todos os anos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 10, 2020 4:13 am

Este tópico se calhar passava para a sala principal pois este conjunto de mensagens é interessante e vale a pena ser retido num tópico com mais visibilidade do que num pedido de ID o que acham?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Sex Jul 10, 2020 4:25 am

Outra pergunta, até porque na foto do José a que podia ser yelkouan tem uma mauretanicus ao lado, pelo tamanho não dá? Mas pronto podem não estar no mesmo plano, e se calhar até há sobreposição.

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 4:34 am

Tiago Pina Guerreiro escreveu:Outra pergunta, até porque na foto do José a que podia ser yelkouan tem uma mauretanicus ao lado, pelo tamanho não dá? Mas pronto podem não estar no mesmo plano, e se calhar até há sobreposição.

A diferença é mais estrutural do que em tamanho, diferenças de 2-3 cm são inúteis em aves marinhas, só são úteis na mão, o tamanho é a característica mais inútil de todas na identificação, para alem de ser muito subjectiva e difícil de avaliar no campo, há variação individual etc...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 4:35 am

Gonçalo Elias escreveu:Este tópico se calhar passava para a sala principal pois este conjunto de mensagens é interessante e vale a pena ser retido num tópico com mais visibilidade do que num pedido de ID o que acham?

Eu sou contra! mas pronto nunca sou tido nem achado nestes splits. Sad Sad Sad

Wink
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Marcio Cachapela Sex Jul 10, 2020 4:51 am

Não abrange todas as marítimas mas parece bastante completo nos grupos a que se refere, é do Bob Flood.

https://www.scillypelagics.com/product-page/multimedia-guide-4

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 5:03 am

Marcio Cachapela escreveu:Não abrange todas as marítimas mas parece bastante completo nos grupos a que se refere, é do Bob Flood.

https://www.scillypelagics.com/product-page/multimedia-guide-4

mas é uma serie de quatro livros, esse é o ultimo.

Essa colecção é obrigatória, para quem puder claro.

Mas toda a colecção está centrada naquilo que os autores acharam possível de aparecer no atlântico norte, e este ano demonstrou que eles não tiveram imaginação suficiente. Portanto para as espécies comuns é muito bom, e tem algumas espécies que ainda não apareceram deste lado do Atlântico, mas cobre muito poucas espécies do atlântico sul.

Pessoalmente acho que ter a colecção North Atlantic Seabirds + um geral para todo o atlântico + algo especializado para Skuas e Fregata sp. e ainda algo que cubra bem os Sulas e está feito.

A não ser que apareça um pinguim. claro.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 10, 2020 5:12 am

Mudado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 5:59 am

Gonçalo Elias escreveu:Mudado.

E mais uma vez fui ignorado nestes splits!! Sad Sad Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jul 10, 2020 6:28 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Mudado.

E mais uma vez fui ignorado nestes splits!! Sad Sad Sad

posso mudar o nome ao tópico - para mim a questão relevante era isto não ficar nos pedidos de ID, já quanto ao título aceito sugestões alternativas Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Rogerio Sex Jul 10, 2020 8:24 am

pedro121 escreveu:
Rogerio escreveu:
pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
A questão é que nas Baleares criam ambas - mauretanicus em Ibiza e Maiorca, e yelkouan ou possivelmente ambas em Menorca.

Não. A questão é que as aves de Menorca são fenotipicamente yelkouan mas genotipicamente  tem adn de puf mau.

Já que estamos a discutir detalhes de identificação de maritimas .
Estou a pensar incluir este Livro na minha biblioteca , qual é a vossa opinião ?

https://press.princeton.edu/books/paperback/9780691175010/oceanic-birds-of-the-world

Não me parece que alguém o tenha, a realidade é que há muitos bons livros de marítimas actualmente.

E eu não sei se se justifica ter livros que não sejam para o Atlântico (norte e sul) porque a questão é a seguinte, vais fazer uma pelagica à AS ou à NZ e vais ter basicamente dois lotes de aves, grupo 1º são as fáceis de identificar e com um guia básico vais lá, grupo 2º são as muito difíceis de identificar, precisas de literatura especializada e EXPERIÊNCIA extensiva no grupo, por exemplo a identificação de Pachyptila sp. é quase uma forma de arte, e o mesmo para alguns do Diomedea sp. e nesse caso a id é bom que seja feita no barco.

Eu pessoalmente acho útil um como o Petrels, Albatrosses, and Storm-Petrels of North America: A Photographic Guide que sendo menos generalista, cobre em profundidade muitos dos casos complicados.


Estive a dar uma vista de olhos a sinopse do Petrels, Albatrosses, and Storm-Petrels of North America e parece-me de facto muito interessante mas é um livro muito caro  , e como dizes e bem não é generalista que é o livro que estava a procura .
Excluindo a proposta do Márcio que me parece interessante e que soma quatro livros ficando ainda  fica mais cara , referiste um generalista para todo o Atlântico tens alguma sugestão.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por fmorais Sex Jul 10, 2020 9:00 am

Rogério,

Só uma nota.
A coleção do Bob Flood também não seria assim tão fácil de arranjar, pelo menos em formato físico.
Os dois primeiros estão esgotadíssimos. O terceiro para lá caminha, se é que não está já.
O quarto está a sair agora.

Por curiosidade, cruzei-me há uns tempos com um dos dois primeiros, que estava à venda em 2a mão na Amazon pela módica quantia de 1340GBP. É uma hipótese. Cool

Abraço
Frederico
fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 10, 2020 9:03 am

fmorais escreveu:Rogério,

Só uma nota.
A coleção do Bob Flood também não seria assim tão fácil de arranjar, pelo menos em formato físico.
Os dois primeiros estão esgotadíssimos. O terceiro para lá caminha, se é que não está já.
O quarto está a sair agora.

Por curiosidade, cruzei-me há uns tempos com um dos dois primeiros, que estava à venda em 2a mão na Amazon pela módica quantia de 1340GBP. É uma hipótese.  Cool

Abraço
Frederico

Pessoalmente acho que é daqueles livros em que é preferivel o formato digital, mesmo por causa dos videos.

O mesmo para os livros da sound aproach.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan) Empty Re: ESPÉCIE: Pardela-do-meditterrâneo (Puffinus yelkouan)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos