Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bufo-real Heidelberg, Alemanha

2 participantes

Ir para baixo

Bufo-real Heidelberg, Alemanha Empty Bufo-real Heidelberg, Alemanha

Mensagem por Jorge Leitão Ter Jul 13, 2021 8:43 am

Este Bufo-real foi detetado por mim às seis da manhã de dezembro último vocalizando junto a uma zona residencial de Heidelberg, Alemanha. Posteriormente o meu filho descobriria o ninho com uma prole com dois juvenis em abril. É uma zona tão sensível que nem consta do eBird como medida de proteção. Lembro-me de em miúdo ser possível observar bufos em Viana do Castelo, minha cidade natal. Era a década de 60. Outros tempos sob o ponto de vista da virgindade da Natureza, apesar de ser permitido caçar maçaricos na praia. O link a seguir permite ter uma perceção mais aproximada do habitat deste bufo: https://macaulaylibrary.org/asset/353101991?_gl=1*1e3hy2p*_ga*Mzk2NTYyMjM1LjE2MjU3NDk0NTI.*_ga_QR4NVXZ8BM*MTYyNjExODAwOC4yLjEuMTYyNjExODk5Ni42MABufo-real Heidelberg, Alemanha Bufo-r11
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Número de Mensagens : 96
Local : Viana do Castelo

Tiago Lourenço gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Bufo-real Heidelberg, Alemanha Empty Re: Bufo-real Heidelberg, Alemanha

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 04, 2021 1:49 am

Jorge Leitão escreveu:Lembro-me de em miúdo ser possível observar bufos em Viana do Castelo, minha cidade natal. Era a década de 60. Outros tempos sob o ponto de vista da virgindade da Natureza

Nota que nessa época as rapinas eram fortemente perseguidas, sendo aliás essa perseguição incentivada pelo Estado Novo (eram as infames 'campanhas dos nocivos').
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 24419

Jorge Leitão gosta desta mensagem

Mensagem por Jorge Leitão Sex Ago 06, 2021 4:21 pm

"infames campanhas dos nocivos". Desconhecia de todo esse facto. Vou descobrir informação complementar. Andava à procura de um tema candente para explanar como crónica num dos jornais onde escrevo... Creio que o encontrei! Obrigado.
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Mensagem por Gonçalo Elias Sab Ago 07, 2021 10:02 am

Basicamente o Estado Novo pagava para as pessoas abaterem rapinas, que eram consideradas nocivas.

Posso colocar aqui uns links, se tiveres interesse.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Jorge Leitão Sab Ago 07, 2021 3:38 pm

Gonçalo Elias escreveu:Basicamente o Estado Novo pagava para as pessoas abaterem rapinas, que eram consideradas nocivas.

Posso colocar aqui uns links, se tiveres interesse.
Como ainda não tive oportunidade de investigar fontes sobre o assunto, que considero bastante interessante, isso seria mesmo bom. Muito obrigado pela disponibilidade.
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 08, 2021 6:49 am

Aqui ficam então dois links. Um faz a um pouco de história o outro é sobre um decreto lei de 1966 que embora já não mencione prémios incentiva e permite a destruição das rapinas (ver página 231)

https://www.antidoto-portugal.org/portal/user/documentos/Artigo_CNCP_2_RBrandao.pdf

http://debates.parlamento.pt/catalogo/r2/acc/01/09/01/037/1966-08-24?sft=true#p235
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Jorge Leitão Dom Ago 08, 2021 12:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:Aqui ficam então dois links. Um faz a um pouco de história o outro é sobre um decreto lei de 1966 que embora já não mencione prémios incentiva e permite a destruição das rapinas (ver página 231)

https://www.antidoto-portugal.org/portal/user/documentos/Artigo_CNCP_2_RBrandao.pdf

http://debates.parlamento.pt/catalogo/r2/acc/01/09/01/037/1966-08-24?sft=true#p235

Estou estupefacto. Nunca imaginei que o Estado Novo transformasse misticismo, superstições e sobretudo desinformação em decreto. Fico imensamente grato pelo fornecimento do acesso a estes conteúdos.
Forte abraço
Jorge Leitão
Jorge Leitão

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum