Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aves do Mundo PT

3 participantes

Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Aves do Mundo PT

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 01, 2022 3:37 am

AVES DO MUNDO PT

Anunciamos o lançamento do novo site Internet “Aves do Mundo PT”, onde é disponibilizada informação em português sobre todas as aves do mundo.

Para cada uma das 252 famílias de aves existe uma página com informação acerca dessa família, uma ou mais fotos de aves, a lista completa de espécies que a integram, com os respectivos nomes científico, português e inglês, e ainda o estatuto de conservação.

Disponibilizamos igualmente a lista completa de todas as aves do mundo, com os respectivos nomes em português. O download da lista pode ser feito na secção “Lista (PDF)”, tendo sido criadas duas versões da mesma: versão sem fotos (mais leve) e versão ilustrada (esta versão está dividida em dois volumes). Também é possível fazer o download em Excel.

Tanto o site como a versão ilustrada incluem cerca de 450 fotos de aves, muitas das quais nos foram gentilmente cedidas por observadores e fotógrafos de aves de todo o mundo.
Esperamos que este projecto possa contribuir para uma melhor divulgação das aves de todo o mundo e para o estabelecimento de uma nomenclatura mais coerente em português.

Aqui fica o link: https://avesdomundopt.wordpress.com/

Aves do Mundo PT Compos10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Paulo Alves, HL, Rogerio e Ricardo Melo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 01, 2022 9:02 am

Vídeo de apresentação do projecto:

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Samuel Patinha gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por rosa xavier Dom Jan 02, 2022 8:29 am

Olá Gonçalo,

Já estive a utilizar a lista; quis confirmar os nomes de 3 aves, a rapina 'red tail hawk' queria saber o nome comum em português, e duas aves brasileiras muito comuns em São Paulo quis saber o nome que constava na lista - 'bem-te-vi' e 'sabiá'.
Quando introduzi os nomes científicos na pesquisa por espécie, fui direccionada para a 'ordem' com a respectiva lista, mas não para a especie específica que estava a procurar. Como não quis correr a lista toda à procura, fiz download do pdf e pesquisei com a ferramenta de pesquisa do acrobat. Encontrei as 3 aves, no entanto, fiquei na dúvida se no próprio site há como fazer a pesquisa de forma mais linear de uma ave em concreto.


Nesta foto do pigargo acho que falta a legenda porque as outras imagens da série têm a identificação da espécie.

Aves do Mundo PT Pigarg10


Obrigada e bom ano! Smile
rosa xavier
rosa xavier

Número de Mensagens : 42
Idade : 55
Local : Poceirão
Data de inscrição : 23/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por PNicolau Dom Jan 02, 2022 10:06 am

Olá Rosa. Eu posso sugerir um truque um pouco mais expedito. É possível buscar na própria página pressionando CTRL F (Windows) ou CMD F (Mac). Ou seja, dentro da página dos Accipitridae, é possível fazer isso. Mas efectivamente o motor de busca não está para já optimizado.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

rosa xavier gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 02, 2022 11:12 am

Olá Rosa,

Obrigado pelo alerta sobre a falta de legenda na foto do pigargo - já corrigi essa situação e agora já aparece.

Quanto a esta parte:

rosa xavier escreveu:Já estive a utilizar a lista; quis confirmar os nomes de 3 aves, a rapina 'red tail hawk' queria saber o nome comum em português, e duas aves brasileiras muito comuns em São Paulo quis saber o nome que constava na lista - 'bem-te-vi' e 'sabiá'.
Quando introduzi os nomes científicos na pesquisa por espécie, fui direccionada para a 'ordem' com a respectiva lista, mas não para a especie específica que estava a procurar. Como não quis correr a lista toda à procura, fiz download do pdf e pesquisei com a ferramenta de pesquisa do acrobat. Encontrei as 3 aves, no entanto, fiquei na dúvida se no próprio site há como fazer a pesquisa de forma mais linear de uma ave em concreto.

De facto o mecanismo de pesquisa direcciona para a página da família respectiva, onde aparece a respectiva tabela de espécies.

Chegada a este ponto, podes usar a caixa de pesquisa do browser para procurar a espécie que pretendes.

Por exemplo, se eu estiver na caixa dos Accipitridae e escrever na caixa de pesquisa "Red-tailed Hawk" (oval a verde) ele mostra-me imediatamente a espécie em questão.

Anexo Print Screen que ilustra a opção que estou a sugerir.

Aves do Mundo PT Exempl10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

rosa xavier gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por rosa xavier Seg Jan 03, 2022 4:34 am

Obrigada Pedro e Gonçalo, assim é mais fácil. Smile

Outra coisita, quando faço a busca na página inicial não vou directamente para a página com a lista, há uma página intermédia; por exemplo, pesquisei 'Limosa lapponica' e fui para uma página introdutória 'scolopacidae' com parte de um breve texto que termina com [...]. Intuitivamente dá-se um click no [...], mas não abre o resto do texto/página, o click tem que ser em 'scolopacidae'. Talvez fluisse melhor a navegação/pesquisa se fosse directamente para a página com a lista.

E reparei que o numenius hudsonicus não tem preenchido o estado de conservação.

Parece que só faço reparos, mas a verdade é que esta lista é uma óptima ferramenta que vou usando com muita curiosidade e interesse, e está excelente.

Smile

RX
rosa xavier
rosa xavier

Número de Mensagens : 42
Idade : 55
Local : Poceirão
Data de inscrição : 23/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 03, 2022 6:36 am

Olá Rosa,

Obrigado pelos comentários.

Aqui vão respostas:

rosa xavier escreveu:quando faço a busca na página inicial não vou directamente para a página com a lista, há uma página intermédia; por exemplo, pesquisei 'Limosa lapponica' e fui para uma página introdutória 'scolopacidae' com parte de um breve texto que termina com [...]. Intuitivamente dá-se um click no [...], mas não abre o resto do texto/página, o click tem que ser em 'scolopacidae'. Talvez fluisse melhor a navegação/pesquisa se fosse directamente para a página com a lista.

Sim, tens razão mas o mecanismo de pesquisa é definido pelo wordpress e creio que não dá para mudar isso.

rosa xavier escreveu:E reparei que o numenius hudsonicus não tem preenchido o estado de conservação.

Pois não tem, mas não é um lapso. O que acontece é que há diferenças taxonómicas entre as várias autoridades.
Nós fizemos o site segundo a taxonomia da IOC mas os estatutos de conservação são atribuídos pela IUCN e esta última entidade não reconhece o Numenius hudsonicus como espécie (considera-o uma subespécie do Numenius phaeopus) e por isso não lhe atribuiu estatuto de conservação, o que na prática significa que não é possível determinar o estatuto de conservação dessa 'espécie', por isso ficou em branco.
Há outras situações semelhantes, assim os casos em que não se indica estatuto de conservação tem a ver com este tipo de situação.

rosa xavier escreveu:Parece que só faço reparos, mas a verdade é que esta lista é uma óptima ferramenta que vou usando com muita curiosidade e interesse, e está excelente.

Obrigado Smile

Os comentários são bem-vindos, pois ajudam-nos a melhorar o site (naquilo que dependa de nós).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

rosa xavier gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 05, 2022 1:29 am

Hoje quarta-feira dia 5 será feita uma apresentação pública deste projecto.

Serão abordados os seguintes tópicos:
- como surgiu a ideia
- quem faz parte da equipa
- como foram organizados os trabalhos
- o resultado final: a nossa lista de nomes portugueses e o website

A sessão decorrerá online na plataforma zoom.

Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81109172642?pwd=Rk1SeU1BRERqcXh2Tkd2NDliRUVIdz09
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 17, 2023 3:03 am

O projecto "Aves do Mundo PT" passou a chamar-se avesdomundo.info, o novo website está em:
https://avesdomundo.info/

Ficam desde já convidados a visitar Very Happy

Aves do Mundo PT Logo_m10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

nfpconceicao gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Aves do Mundo PT Empty Re: Aves do Mundo PT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos