LOCAL: Salreu (Estarreja)
+33
António Martins
PNicolau
VozdoBerço
Carlos
nunes
Tissot
HL
scirpaceus
Pedro Lopes Moreira
António A Gonçalves
Upupa epops
bteixeira
jheitor
kasko
Inocêncio Oliveira
Luis Silva
Alexandre Agostinho
Miguelito
Flávio Oliveira
David Rodrigues
Paulfer
Henk Feith
Paulo Alves
Ricardo Vieira
Júlio Neto
Rafael Matias
Pedro Andrade
Simon Wates
Camilo Carneiro
paulo dias
pedro121
Gonçalo Elias
Helder Vieira
37 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 8 de 11
Página 8 de 11 • 1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11
Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)
Gonçalo Elias escreveu:Pedro Lopes Moreira escreveu:Tringa glareola. 1 ind. (no 1º arrozal alagado do lado esquerdo do percurso). Muitas das características de um T. glareola (supercíilio branco bem evidente que se prolongava para trás do olho, pintalgado do peito transitava de modo difuso para o branco da barriga, patas amareladas, pintalgado muito evidente no dorso; não a vi em vôo) mas pergunto-me: que faz um T glareola em Salreu nesta altura do ano?
Provavelmente uma ave de passagem.
Nesta altura do ano já é expectável a ocorrência de aves em migração de retorno, reprodutores falhados, ou mesmo reprodutores em espécies em que só dos sexos é que trata das crias, o sexo que está menos envolvido volta mais cedo.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Obrigado a ambos pelos esclarecimentos!
Pedro Lopes Moreira- Número de Mensagens : 279
Olá a todos,
Hoje o meu irmão esteve por Salreu em trabalho de campo, e junto à estação dos comboios viu uma ave a voar que poderá ser um sisão.
Segundo a descrição dele, era uma ave de tamanho semelhante ao de um pato, dorso castanho malhado e asas manchadas de branco. A sensação geral era de abetarda, logo parece-me bastante provável que seja um sisão.
Hoje o meu irmão esteve por Salreu em trabalho de campo, e junto à estação dos comboios viu uma ave a voar que poderá ser um sisão.
Segundo a descrição dele, era uma ave de tamanho semelhante ao de um pato, dorso castanho malhado e asas manchadas de branco. A sensação geral era de abetarda, logo parece-me bastante provável que seja um sisão.
Olá Paulo,
Só agora tive hipótese de lhe perguntar isso, e ele diz que não tinha nada a ver com uma tadorna.
Só agora tive hipótese de lhe perguntar isso, e ele diz que não tinha nada a ver com uma tadorna.
Fixe, a ver se o vento ajuda e a época corre bem.
Hoje de manhã em Salreu,
Pra começar um frio do catano!! Acordar às 5:00H pra isto :evil:o nevoeiro só começou a levantar pelas 9:30h... depois veio a caloraça!
Nenhuma surpresa de maior:
- Plegadis falcinellus, um bando de cerca de 25 ind.
- Platalea leucorodia, um bando de cerca de 20 ind.
- Gallinago gallinago, vários ind
- Tringa glareola e ochropus, vários ind (ou melhor, várias observações... vai daí não eram assim tantos, mas andavam sempre a voar de um lado para o outro)
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo )
- vários passeriformes migradores, Sylvia communis, Acrocephalus scirpaceus, Locustella luscinioides, Luscinia megarhynchos, Hippolais polyglotta, etc
Pra começar um frio do catano!! Acordar às 5:00H pra isto :evil:o nevoeiro só começou a levantar pelas 9:30h... depois veio a caloraça!
Nenhuma surpresa de maior:
- Plegadis falcinellus, um bando de cerca de 25 ind.
- Platalea leucorodia, um bando de cerca de 20 ind.
- Gallinago gallinago, vários ind
- Tringa glareola e ochropus, vários ind (ou melhor, várias observações... vai daí não eram assim tantos, mas andavam sempre a voar de um lado para o outro)
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo )
- vários passeriformes migradores, Sylvia communis, Acrocephalus scirpaceus, Locustella luscinioides, Luscinia megarhynchos, Hippolais polyglotta, etc
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Crieo que já foram capturados alguns este anoHelder Vieira escreveu:- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo )
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Sim, pelo menos 4 não? Hummm, mais uma para se considerar o status em Portugal...Gonçalo Elias escreveu:Crieo que já foram capturados alguns este anoHelder Vieira escreveu:- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo )
Sim, o Júlio já apanhou "uma mão" deles (ou quase)... Estamos a falar de Acrocephalus paludicola, é claro.Gonçalo Elias escreveu:Crieo que já foram capturados alguns este anoHelder Vieira escreveu:- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo )
Hoje de manhã em Salreu,
Fui tentar encontrar Acrolas, mas sem stress, "Salreu nunca me deixa ficar mal"
Procurei-as nos locais onde já tinha andado no dia 15/8 (inclusive onde o Paulo fotografou uma). Casualmente encontrei o Júlio Neto, que amavelmente me indicou, e ajudou a tentar procurar uma, por onde eu também tinha procurado em Agosto... mas nicles!! Aliás nem uma Acrocephalus schoenobaenus sequer (há 3 semanas vi vários ind.)
Passeriformes migradores, normais para a época:
- Luscinia svecica (muitos!), Saxicola rubetra, Oenanthe oenanthe, Muscicapa striata, Ficedula hypoleuca (destes vi e ouvi poucos!), Phylloscopus trochilus...
E outras novidades:
- Lanius senator (juv) e meridionalis, 1 ind de cada
- Ciconia nigra, 1 ind. A minha 1ª observação da espécie em salreu, a 2ª de sempre.
Fui tentar encontrar Acrolas, mas sem stress, "Salreu nunca me deixa ficar mal"
Procurei-as nos locais onde já tinha andado no dia 15/8 (inclusive onde o Paulo fotografou uma). Casualmente encontrei o Júlio Neto, que amavelmente me indicou, e ajudou a tentar procurar uma, por onde eu também tinha procurado em Agosto... mas nicles!! Aliás nem uma Acrocephalus schoenobaenus sequer (há 3 semanas vi vários ind.)
Passeriformes migradores, normais para a época:
- Luscinia svecica (muitos!), Saxicola rubetra, Oenanthe oenanthe, Muscicapa striata, Ficedula hypoleuca (destes vi e ouvi poucos!), Phylloscopus trochilus...
E outras novidades:
- Lanius senator (juv) e meridionalis, 1 ind de cada
- Ciconia nigra, 1 ind. A minha 1ª observação da espécie em salreu, a 2ª de sempre.
Ontem em Salreu,
Para além do habitual...
- Hieraetus pennatus, 1 ind,
- Sylvia undata, 2 ind (ainda não consultei as minhas notas, acho que foi a minha 1ª observação da espécie no local).
Para além do habitual...
- Hieraetus pennatus, 1 ind,
- Sylvia undata, 2 ind (ainda não consultei as minhas notas, acho que foi a minha 1ª observação da espécie no local).
Tenho ideia que as Sylvia undata, apesar de serem consideradas essencialmente residentes, fazem bastantes movimentos e que na maioria das zonas húmidas costeiras são essencialmente invernantes.
Eu observei Sylvia undata em Salreu a 7 de Dezembro de 2011, só um bicho, na parte elevada que separa a "ria" do caniçal, naquele tojo que por lá existe de forma esparsa.
https://maps.google.pt/maps?q=Salreu,+Estarreja&hl=pt-PT&ll=40.727486,-8.603604&spn=0.009513,0.021136&sll=41.236676,-8.332331&sspn=0.604129,1.352692&oq=salr&t=h&hnear=Salreu&z=16
https://maps.google.pt/maps?q=Salreu,+Estarreja&hl=pt-PT&ll=40.727486,-8.603604&spn=0.009513,0.021136&sll=41.236676,-8.332331&sspn=0.604129,1.352692&oq=salr&t=h&hnear=Salreu&z=16
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Há um pequeno recanto de meia dúzia de metros quadrados, ali "perto", nas dunas de S. Jacinto, em que sempre que lá vou no inverno encontro pelo menos 1 ind.Gonçalo Elias escreveu:Tenho ideia que as Sylvia undata, apesar de serem consideradas essencialmente residentes, fazem bastantes movimentos e que na maioria das zonas húmidas costeiras são essencialmente invernantes.
Ah sim, mas parece-me que nos habitats dunares elas andam todo o ano.
Também em 2011, no dia 31 de Dezembro, observei duas Sylvia undata, na mesma zona assinalada pelo Flávio Oliveira.Flávio Oliveira escreveu:Eu observei Sylvia undata em Salreu a 7 de Dezembro de 2011, só um bicho, na parte elevada que separa a "ria" do caniçal, naquele tojo que por lá existe de forma esparsa.
Matthias
Apenas observei Sylvia undata na região de Aveiro (baixo Vouga + ria) entre inicios de Outubro e finais de Janeiro. Parece que aqui são essencialmente invernantes, tal como sugeriu o Gonçalo.
Pedro Lopes Moreira- Número de Mensagens : 279
Arrozais de Salreu - Bioria - Percurso de Salreu
22/02/2014
Garça-branca-grande (Casmerodius albus): 2-3;
Íbis-preta (Plegadis falcinellus): 1
Picanço-real (Lanius meridionalis): 1
Lista completa
22/02/2014
Garça-branca-grande (Casmerodius albus): 2-3;
Íbis-preta (Plegadis falcinellus): 1
Picanço-real (Lanius meridionalis): 1
Lista completa
nunes- Número de Mensagens : 73
O picanço-real é normal nesta altura em salreu? Quais são as melhores alturas para o observar?
Obrigado.
Obrigado.
Upupa epops- Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro
Upupa epops escreveu:O picanço-real é normal nesta altura em salreu? Quais são as melhores alturas para o observar?
Obrigado.
No inverno, às vezes, aparece por lá.
Helder Vieira escreveu:No inverno, às vezes, aparece por lá.
Obrigado, vou ver se o vejo o quanto antes.
Upupa epops- Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro
Em Salreu, eu tenho registos nos meses de janeiro, fevereiro, setembro e dezembro.
Podes ver em Arrozais de Salreu - Bioria - Percurso de Salreu> tab Aves> expandir a secção: "Migrador invernante".
Ontem estava, aproximadamente em 40.731011 -8.595434
As 3 aves referidas são migradores invernantes pouco comuns na ria de aveiro.
Podes ver em Arrozais de Salreu - Bioria - Percurso de Salreu> tab Aves> expandir a secção: "Migrador invernante".
Ontem estava, aproximadamente em 40.731011 -8.595434
As 3 aves referidas são migradores invernantes pouco comuns na ria de aveiro.
nunes- Número de Mensagens : 73
Página 8 de 11 • 1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11