Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Salreu (Estarreja)

+33
António Martins
PNicolau
VozdoBerço
Carlos
nunes
Tissot
HL
scirpaceus
Pedro Lopes Moreira
António A Gonçalves
Upupa epops
bteixeira
jheitor
kasko
Inocêncio Oliveira
Luis Silva
Alexandre Agostinho
Miguelito
Flávio Oliveira
David Rodrigues
Paulfer
Henk Feith
Paulo Alves
Ricardo Vieira
Júlio Neto
Rafael Matias
Pedro Andrade
Simon Wates
Camilo Carneiro
paulo dias
pedro121
Gonçalo Elias
Helder Vieira
37 participantes

Página 8 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

salreu - LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 8 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por pedro121 Qua Jul 17, 2013 2:58 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro Lopes Moreira escreveu:Tringa glareola. 1 ind. (no 1º arrozal alagado do lado esquerdo do percurso). Muitas das características de um T. glareola (supercíilio branco bem evidente que se prolongava para trás do olho, pintalgado do peito transitava de modo difuso para o branco da barriga, patas amareladas, pintalgado muito evidente no dorso; não a vi em vôo) mas pergunto-me: que faz um T glareola em Salreu nesta altura do ano?

Provavelmente uma ave de passagem.

Nesta altura do ano já é expectável a ocorrência de aves em migração de retorno, reprodutores falhados, ou mesmo reprodutores em espécies em que só dos sexos é que trata das crias, o sexo que está menos envolvido volta mais cedo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Ir para o topo Ir para baixo

salreu - LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 8 Empty Re: LOCAL: Salreu (Estarreja)

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qua Jul 17, 2013 6:38 am

Obrigado a ambos pelos esclarecimentos!

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279

Mensagem por Pedro Andrade Ter Ago 06, 2013 4:47 pm

Olá a todos,

Hoje o meu irmão esteve por Salreu em trabalho de campo, e junto à estação dos comboios viu uma ave a voar que poderá ser um sisão.

Segundo a descrição dele, era uma ave de tamanho semelhante ao de um pato, dorso castanho malhado e asas manchadas de branco. A sensação geral era de abetarda, logo parece-me bastante provável que seja um sisão.
Pedro Andrade
Pedro Andrade

Número de Mensagens : 42
Local : Barcelos / Porto

http://vidaterra.wordpress.com

Mensagem por scirpaceus Qua Ago 07, 2013 1:10 am

Ou um Tadorna tadorna
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709

http://www.pqt.no.sapo.pt

Mensagem por Pedro Andrade Qui Ago 08, 2013 1:38 pm

Olá Paulo,

Só agora tive hipótese de lhe perguntar isso, e ele diz que não tinha nada a ver com uma tadorna.
Pedro Andrade
Pedro Andrade

Número de Mensagens : 42
Local : Barcelos / Porto

http://vidaterra.wordpress.com

Mensagem por Júlio Neto Sex Ago 09, 2013 6:52 am

Capturei hoje o primeiro acrola do ano.
J.
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Local : Aveiro & Lund

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Mensagem por HL Sex Ago 09, 2013 7:01 am

Excelente =)
HL
HL

Número de Mensagens : 1472
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Mensagem por pedro121 Sex Ago 09, 2013 7:17 am

Fixe, a ver se o vento ajuda e a época corre bem.
pedro121
pedro121

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 15, 2013 4:48 pm

Hoje de manhã em Salreu,
Pra começar um frio do catano!! Acordar às 5:00H pra isto :evil:o nevoeiro só começou a levantar pelas 9:30h... depois veio a caloraça!
Nenhuma surpresa de maior:
- Plegadis falcinellus, um bando de cerca de 25 ind.
- Platalea leucorodia, um bando de cerca de 20 ind.
- Gallinago gallinago, vários ind
- Tringa glareola e ochropus, vários ind (ou melhor, várias observações... vai daí não eram assim tantos, mas andavam sempre a voar de um lado para o outro)
- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa Sad ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo Wink )
- vários passeriformes migradores, Sylvia communis, Acrocephalus scirpaceus, Locustella luscinioides, Luscinia megarhynchos, Hippolais polyglotta, etc
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 15, 2013 4:56 pm

Helder Vieira escreveu:- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa Sad ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo Wink )
Crieo que já foram capturados alguns este ano Smile 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658

Mensagem por pedro121 Qui Ago 15, 2013 5:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Helder Vieira escreveu:- Acrocephalus schoenobaenus, vários ind (pena, nenhum com lista sagital na coroa Sad ... já sei Pedro que ainda é um pouco cedo Wink )
Sim, pelo menos 4 não? Hummm, mais uma para se considerar o status em Portugal...scratch 
pedro121
pedro121

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 15, 2013 5:02 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Sim, o Júlio já apanhou "uma mão" deles (ou quase)... Estamos a falar de Acrocephalus paludicola, é claro.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 09, 2013 12:08 pm

Hoje de manhã em Salreu,

Fui tentar encontrar Acrolas, mas sem stress, "Salreu nunca me deixa ficar mal" Very Happy 
Procurei-as nos locais onde já tinha andado no dia 15/8 (inclusive onde o Paulo fotografou uma). Casualmente encontrei o Júlio Neto, que amavelmente me indicou, e ajudou a tentar procurar uma, por onde eu também tinha procurado em Agosto... mas nicles!!  Aliás nem uma Acrocephalus schoenobaenus sequer (há 3 semanas vi vários ind.)
Passeriformes migradores, normais para a época:
- Luscinia svecica (muitos!), Saxicola rubetra, Oenanthe oenanthe, Muscicapa striata, Ficedula hypoleuca (destes vi e ouvi poucos!), Phylloscopus trochilus...
E outras novidades:
- Lanius senator (juv) e meridionalis, 1 ind de cada
- Ciconia nigra, 1 ind. A minha 1ª observação da espécie em salreu, a 2ª de sempre.

salreu - LOCAL: Salreu (Estarreja) - Página 8 668u
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Helder Vieira Dom Out 13, 2013 3:36 pm

Ontem em Salreu,

Para além do habitual...
- Hieraetus pennatus, 1 ind,
- Sylvia undata, 2 ind (ainda não consultei as minhas notas, acho que foi a minha 1ª observação da espécie no local).
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 13, 2013 3:41 pm

Tenho ideia que as Sylvia undata, apesar de serem consideradas essencialmente residentes, fazem bastantes movimentos e que na maioria das zonas húmidas costeiras são essencialmente invernantes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Out 14, 2013 2:11 pm

Eu observei Sylvia undata em Salreu a 7 de Dezembro de 2011, só um bicho, na parte elevada que separa a "ria" do caniçal, naquele tojo que por lá existe de forma esparsa.

https://maps.google.pt/maps?q=Salreu,+Estarreja&hl=pt-PT&ll=40.727486,-8.603604&spn=0.009513,0.021136&sll=41.236676,-8.332331&sspn=0.604129,1.352692&oq=salr&t=h&hnear=Salreu&z=16
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 14, 2013 2:52 pm

Gonçalo Elias escreveu:Tenho ideia que as Sylvia undata, apesar de serem consideradas essencialmente residentes, fazem bastantes movimentos e que na maioria das zonas húmidas costeiras são essencialmente invernantes.
Há um pequeno recanto de meia dúzia de metros quadrados, ali "perto", nas dunas de S. Jacinto, em que sempre que lá vou no inverno encontro pelo menos 1 ind.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 14, 2013 3:08 pm

Ah sim, mas parece-me que nos habitats dunares elas andam todo o ano.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Tissot Seg Out 14, 2013 3:49 pm

Flávio Oliveira escreveu:Eu observei Sylvia undata em Salreu a 7 de Dezembro de 2011, só um bicho, na parte elevada que separa a "ria" do caniçal, naquele tojo que por lá existe de forma esparsa.

https://maps.google.pt/maps?q=Salreu,+Estarreja&hl=pt-PT&ll=40.727486,-8.603604&spn=0.009513,0.021136&sll=41.236676,-8.332331&sspn=0.604129,1.352692&oq=salr&t=h&hnear=Salreu&z=16
Também em 2011, no dia 31 de Dezembro, observei duas Sylvia undata, na mesma zona assinalada pelo Flávio Oliveira.

Matthias
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Ter Out 15, 2013 5:12 am

Apenas observei Sylvia undata na região de Aveiro (baixo Vouga + ria) entre inicios de Outubro e finais de Janeiro. Parece que aqui são essencialmente invernantes, tal como sugeriu o Gonçalo.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279

Mensagem por nunes Sáb Fev 22, 2014 9:12 am

Arrozais de Salreu - Bioria - Percurso de Salreu
22/02/2014
Garça-branca-grande (Casmerodius albus): 2-3;
Íbis-preta (Plegadis falcinellus): 1
Picanço-real (Lanius meridionalis): 1
Lista completa

nunes

Número de Mensagens : 73

Mensagem por Upupa epops Sáb Fev 22, 2014 1:49 pm

O picanço-real é normal nesta altura em salreu? Quais são as melhores alturas para o observar?

Obrigado.
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro

Mensagem por Helder Vieira Sáb Fev 22, 2014 3:02 pm

Upupa epops escreveu:O picanço-real é normal nesta altura em salreu? Quais são as melhores alturas para o observar?

Obrigado.

No inverno, às vezes, aparece por lá.
Helder Vieira
Helder Vieira

Mensagem por Upupa epops Dom Fev 23, 2014 6:21 am

Helder Vieira escreveu:No inverno, às vezes, aparece por lá.

Obrigado, vou ver se o vejo o quanto antes.
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro

Mensagem por nunes Dom Fev 23, 2014 8:37 am

Em Salreu, eu tenho registos nos meses de janeiro, fevereiro, setembro e dezembro.
Podes ver em Arrozais de Salreu - Bioria - Percurso de Salreu> tab Aves> expandir a secção: "Migrador invernante".
Ontem estava, aproximadamente em 40.731011 -8.595434
As 3 aves referidas são migradores invernantes pouco comuns na ria de aveiro.

nunes

Número de Mensagens : 73

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo