Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

+25
aegypius
Pedro Pereira
João Tomás
Tissot
Luis Silva
Paulfer
PNicolau
Ricardo Melo
Morais
tmgamito
Jorge Saraiva
Flávio Oliveira
Paulo Alves
Carlos Pacheco
Júlio Reis
Rafael Matias
MMachado
João Ferreira
António Beira Alta
RuiCaratao
Henk Feith
Luis Gordinho
Gonçalo Elias
pedro121
pedrocardia
29 participantes

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Sáb Dez 03, 2011 10:41 am

Gonçalo Elias escreveu:Concordo que a questão é complexa.

O mesmo se pode dizer, aliás, em relação aos galeirões-de-crista com colar, que também são de populações E, não é verdade?

Hummm, essa é uma questão muito pertinente, todos os galeirões com colar são nascidos em cativeiro? ou existem programas de marcação em Espanha que recorrem a este método para marcar aves selvagens?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Sáb Dez 03, 2011 10:55 am

Gonçalo Elias escreveu:
Gypaetus - a espécie em Espanha está na categoria A; se daqui a uns anos for observado um indivíduo não marcado em território português, poderá não ser possível determinar se é proveniente de uma população natural (A), de uma população introduzida reprodutora (C) ou de uma largada (E)... Na volta a espécie ainda acaba na D Very Happy

A curto/medio prazo será observado um quebre ossos em Portugal e será impossível determinar a sua proveniência, pode ser uma ave proveniente de uma população A ou mesmo C ou pode ser uma ave da população que está a ser estabelecida agora e portanto ser uma ave da classe D-

O problema é que não existe maneira de confirmar qual é o caso(A,C ou D), a população de quebra ossos em Espanha está em expansão e penso que nos Pirenéus muitos dos teritorios disponíveis estão já ocupados com os juvenis forçados a procurar áreas vagas, é perfeitamente possivel que aves dos Pirenéus cheguem a Portugal, diria até que é natural que o façam

O numero de avistamentos desta espécie vai aumentar. Por outro lado o numero de aves D vai ser apenas uma fracção das aves A e C e vai ser uma fracção que vai diminuir com o tempo, pessoalmente a inclusão do quebra -ossos na categoria A das aves de Portugal é inevitável e apenas uma questão de tempo




Gonçalo Elias escreveu:Porphyrio - o exemplo é interessante; repara que quando foi largado no Mondego era E... actualmente a espécie já foi observada noutros distritos nos quais não existem provas de reprodução... é quase impossível avaliar todas as situações e parece-me impossível comprovar a origem de todos os indivíduos.

Pois, eu tenho pelo menos dois casais reprodutores numa charca (máximo de 9 adultos observados ao mesmo tempo) na povoação onde resido e existem vários outros casais nas zonas húmidas circundantes, não faço ideia se provem das populações reintroduzidas no Mondego ou se provem de uma população de classe A em expansão, mas nesta fase isso interessa?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Dez 03, 2011 11:26 am

Exacto Pedro a questão é que ao contrário com o que acontece com a maioria das aves da categoria E (que são exóticas indesejadas) o quebra-ossos é uma ave desejada. E nem sequer é exótica, pois já existiu cá e a vontade de todos, creio eu, é que se torne num C, pelo menos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Sáb Dez 03, 2011 11:31 am

Gonçalo Elias escreveu:Exacto Pedro a questão é que ao contrário com o que acontece com a maioria das aves da categoria E (que são exóticas indesejadas) o quebra-ossos é uma ave desejada. E nem sequer é exótica, pois já existiu cá e a vontade de todos, creio eu, é que se torne num C, pelo menos.

Very Happy Very Happy , sim, mas digo já que mesmo como misero E deve ser espectacular estar tranquilamente a observar rapinas algures na beira interior e de repente aparecer um Shocked Shocked
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Dez 03, 2011 11:39 am

pedro121 escreveu: Very Happy Very Happy , sim, mas digo já que mesmo como misero E deve ser espectacular estar tranquilamente a observar rapinas algures na beira interior e de repente aparecer um Shocked Shocked

Ya, agora imagina estar na Papoa a ver marinhas e passar um à tua frente Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Sáb Dez 03, 2011 11:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
Ya, agora imagina estar na Papoa a ver marinhas e passar um à tua frente Laughing

Ataque cardíaco fulminante!!! Cool Cool

Já hoje com a gaivota de Audouin fiquei Shocked Shocked Shocked , então com um quebra-ossos era o fim!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Júlio Reis Seg Dez 12, 2011 5:42 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Ya, agora imagina estar na Papoa a ver marinhas e passar um à tua frente Laughing

Ataque cardíaco fulminante!!! Cool Cool
O Gonçalo não explicou bem: era um Gypaetus pousado na Papoa, a alimentar-se dos restos de uma mobelha-ártica. Que havia previamente sido mobbed por um bando de Pagophila eburnea, agora pousadas ali no calhau da prainha, à espera de vez.

Ah, e tu telefonaste-me, eu larguei o trabalho imediatamente e cheguei ao local 50 minutos depois. Todas as aves levantaram voo 45 minutos após o teu telefonema (incluindo a ave morta). Mas eu chamei o INEM, por isso salvou-se o observador!

Wink

J.
Júlio Reis
Júlio Reis

Número de Mensagens : 40
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.tintazul.com.pt/julio.reis/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Jan 11, 2012 1:30 pm

Conforme prometido ao Gonçalo Elias, contactei os técnicos da Fundación Gypaetus e solicitei informação mais detalhada sobre a presença das duas aves marcadas com emissores em Portugal.
De forma muito simpática, responderam com toda a informação que tinha solicitado. Começo pelo indivíduo que apareceu no norte, a quem foi dado o nome de tanco.
Nasceu no dia 17-02-2010 no Centro de Reprodução em Cativeiro de Valecallent (Lérida, Espanha) e foi libertado quase voador no Valle de los Centenares, Serra de Segura (Parque Natural das Serras de Cazorla, Segura y Las Villas, Jaén, Andaluzia), pela técnica de hacking.
Para além do emissor satélite com GPS, tem ainda uma marcação individual que permite identifica-lo em voo, mediante descoloração de algumas primárias também anilhas coloridas.
Quanto ao historial das visitas a Portugal, foi o seguinte:

Maio: Entrou em Portugal ao final da tarde de dia 08-05-2011 tendo pernoitado na Serra da Malcata. No dia seguinte efectuou um voo em direcção à serra da Estrela, esteve a norte da Covilhã pela manhã (10h) regressou a território espanhol ao início da tarde cruzando a fronteira alguns kms a norte do Sabugal (13h). É pois bastante provável que se tenha ido alimentar ao Campo de Alimentação de Aves necrófagas que existe na Serra da Malcata e que é gerido pelo ICNB. Nesta incursão terá cruzado os distritos de Castelo Branco e da Guarda.

Junho: A 19-06-2011 entrou novamente em Portugal pela manhã, tendo percorrido parte do Douro nacional e Internacional, no distrito de Bragança. Pernoitou em Espanha, junto da fronteira e voltou a passar por território português (distrito de Bragança) no dia 20. Posteriormente regressou a Espanha.

Em breve colocarei a informação sobre o segundo indivíduo.
Carlos Pacheco


Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Paulo Alves Sex Ago 10, 2012 5:35 am

Deixo um link onde poderão ver (e fazer download) das marcações de Quebra-ossos libertados na Andaluzia.

http://www.gypaetus.org/noticias/ver/id/191/seccion/participa_noticias

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Ago 20, 2013 2:49 pm

Foi ontem avistado um Quebra-ossos na zona de Badajoz. Tendo em conta a época do ano, interrogo-me sobre a possibilidade de um destes bichos ir parar a Sagres um dia destes...
Será assim tão improvável?
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 21, 2013 3:47 am

Flávio Oliveira escreveu:Foi ontem avistado um Quebra-ossos na zona de Badajoz. Tendo em conta a época do ano, interrogo-me sobre a possibilidade de um destes bichos ir parar a Sagres um dia destes...
Será assim tão improvável?
Talvez, mas na pratica uma ave imatura pode aparecer em qualquer lado, mas mais provavelmente no interior, o problema é que sendo eles tão moveis as únicas hipóteses para um observador do litoral são ter mesmo muita sorte e estar num sitio a ver rapinas e passar um pela frente ou então alguém observar um que esteja a pousado ao fim da tarde e que tenha a presença de espírito para esperar para ver se a ave fica mesmo lá e depois avisar para dar tempo á malta de lá chegar antes de a ave levantar no dia seguinte.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 21, 2013 4:06 am

Vejam esta página, tem uns mapas engraçados:
http://aves-extremadura.blogspot.pt/2013/08/dispersion-juvenil-del-quebrantahuesos.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 21, 2013 4:17 am

Gonçalo Elias escreveu:Vejam esta página, tem uns mapas engraçados:
http://aves-extremadura.blogspot.pt/2013/08/dispersion-juvenil-del-quebrantahuesos.html
Sim, por certo, mais interessante ainda foi a referencia no mesmo blog á reprodução de Iduna opaca em Badajoz, o que é para mim tão interessante como o Quebra-ossos!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 21, 2013 5:36 am

pedro121 escreveu:Sim, por certo, mais interessante ainda foi a referencia no mesmo blog á reprodução de Iduna opaca em Badajoz, o que é para mim tão interessante como o Quebra-ossos!
Não me surpreende, uma vez que há registos em época de nidificação no distrito de Portalegre.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Jorge Saraiva Qua Ago 21, 2013 7:42 am

Iduna? Eu nem nunca tinha ouvido falar desse desterrado. É o primo marrokino dos philoscopus?
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 21, 2013 8:10 am

Jorge Saraiva escreveu:Iduna? Eu nem nunca tinha ouvido falar desse desterrado. É o primo marrokino dos philoscopus?
http://avesdeportugal.info/iduopa.html
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Jorge Saraiva Qua Ago 21, 2013 11:32 am

Ando mesmo a leste, obrigado
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 21, 2013 2:15 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Não me surpreende, uma vez que há registos em época de nidificação no distrito de Portalegre.
Sim, mas estes são mais interessantes e úteis.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por tmgamito Qui Ago 22, 2013 8:33 am

Boa tarde
Em Abril deste ano, um dos quebra-ossos libertados no programa da Andaluzia o ano passado, sobrevoou a província de Badaloz e eles punham a hipótese de que viesse até cá mas não se aproximou da fronteira e regressou até à zona da Serra Nevada. Depois disso não soube de mais nenhum que se tenha aproximado
Abraço
Teresa
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 14, 2014 8:25 am

Quebra-ossos observado em Monfrague no dia 2 de Maio.

Será que vem outra vez até lusas terras?

http://aves-extremadura.blogspot.com.es/2014/05/quebrantahuesos-en-monfrague.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por tmgamito Qua maio 14, 2014 10:09 am

Pelos vistos até foram 2. Um que será dos Pirinéus e outro do programa da Fundacion Gypaetus. Vou pedir-lhes mais informação...
Teresa
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 14, 2014 10:17 am

tmgamito escreveu:Pelos vistos até foram 2. Um que será dos Pirinéus e outro do programa da Fundacion Gypaetus. Vou pedir-lhes mais informação...
Teresa

ok Teresa, depois se descobrires alguma coisa por favor partilha aqui  Smile 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por tmgamito Qua maio 14, 2014 10:19 am

Claro. Já mandei um mail a perguntar. A página deles está em baixo...
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por tmgamito Qua maio 21, 2014 12:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:
ok Teresa, depois se descobrires alguma coisa por favor partilha aqui  Smile 
Gonçalo, não sei quando vou saber mais alguma coisa. A pessoa que eu conhecia e que estava à frente do Programa já não está lá, responderam-me por ele e eu pedi o contacto mas ainda não tenho. Mas vou descobrir
Também me disseram que este ano só havia voluntariado para o centro de cria e não havia para o "hacking" por isso não sei mesmo o que vai por ali. E continuam com o site em baixo. O ano passado estavam com problemas financeiros grandes, se calharam continuam ou agravaram-se
tmgamito
tmgamito

Número de Mensagens : 38
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Morais Qua Fev 04, 2015 10:19 am

Boas tardes! Registo por seguimento GPS de um dos Quebra-Ossos do programa andaluz Gypaetus na Serra de Gata (juvenil Estela?), muito perto da fronteira com a Malcata. Janeiro de 2015. Abraço
Morais
Morais

Número de Mensagens : 118
Idade : 63
Local : Lisboa
Data de inscrição : 31/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Quebra-ossos (Gypaetus barbatus)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos