Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ria Formosa pode tornar-se reserva artificial

Ir em baixo

Ria Formosa pode tornar-se reserva artificial Empty Ria Formosa pode tornar-se reserva artificial

Mensagem por Andorinha-dáurica Seg Jun 25, 2007 3:28 pm

ALGARVE
Parque Natural da Ria Formosa pode tornar-se reserva artificial devido à subida do mar
25 | 06 | 2007 16.10H
O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) pode tornar-se numa reserva artificial devido à subida do nível do mar, que está a provocar a aproximação das ilhas-barreira ao continente, defendeu hoje um especialista em erosão costeira.
No Algarve, a elevação do nível médio das águas afecta sobretudo a Ria Formosa, considerada mesmo por João Alveirinho Dias como uma das zonas mais críticas de Portugal e a qual terá que ser inevitavelmente objecto de intervenções.

O investigador da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve falava aos jornalistas à margem das I Jornadas de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Algarve, subordinadas ao tema "Alterações climáticas - impactes e instrumentos".

"As ilhas estão a migrar desde há muito tempo em direcção a terra", disse, referindo-se a dados já antigos da Direcção Geral de Portos, que davam conta de que a Península de Cacela, onde se insere a Praia de Faro, estava a migrar à velocidade de um metro por ano.

"Para não permitir que a ilha migre, só temos uma solução: estabilizá-la com paredões, betão e obras chamadas de protecção costeira, o que quer dizer que artificializamos o ambiente naquela região", observou.

Sendo a Ria Formosa um sistema interdependente, explicou o especialista, tudo o que se faça num lado reflecte-se em toda a laguna, embora as ilhas não corram o risco de desaparecer: «Não desaparecem porque não podemos deixar que a parte do continente seja inundada, o que quer dizer que é preciso investir na protecção costeira de cidades como Faro, Tavira ou Olhão».

Com Lusa

Fonte: http://www.destak.pt/artigos.php?art=1534
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum