Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Haverá lontras no R. Leça

4 participantes

Ir para baixo

Haverá lontras no R. Leça Empty Haverá lontras no R. Leça

Mensagem por paulo dias Qua Fev 15, 2012 6:48 pm

Boas
Puxei este tema para esta sala (mais adequada) para abordar esta questão muito especulativa.
Camilo Carneiro escreveu:Boa noite

Só para acrescentar a Sylvia melanocephala à lista do Paulo Dias da área do Leça. Observei lá hoje com o Hugo Lousa.
E ainda encontramos uma moeda de 100 escudos!! affraid

Peço desculpa só agora regressar ao tema mas gostaria de saber se obtiveram alguma info. complementar (estiveram na mrg drt do Leça junto ao Jardiland?). Pesquisei o Mustela vison em Portugal (pensava inicialmente que era uma espécie invasora com presença muito localizada), não existe muita info mas apesar de ter sido fografado em vários locais longe da bacia hidrografica do Minho (penso que inclusive na Ria de Aveiro) a info na net continua a limitar a sua presença junto da mesma (fiquei a saber que a sua presença se deve a fuga de cativeiro em fazendas na Galiza para produção de peles em finais de 70 inicios de 80 sec xx), aparentemente pouco estudada em terras lusas encontrei este trabalho do Francisco Alvares
http://www.aldeia.org/portal/user/documentos/F_Alvares.pdf
Não consegui obter info complementar na pesquisa net relativamente à presença da lontra no Leça.
Peço sugestões de foruns/sites sobre mamíferos em Portugal para interessados (mas ignorantes) uma versão (com pêlo) do Fórum Aves .

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 720

Ir para o topo Ir para baixo

Haverá lontras no R. Leça Empty Re: Haverá lontras no R. Leça

Mensagem por HL Dom Fev 19, 2012 12:58 pm

Olá Paulo,
estivemos na margem direita, junto à Jardiland (durante ~3h). Não detectamos indícios de visão.

Tanto quanto sei a informação publicada sobre o visão em Portugal é escassa. Existem vários registos, e tanto quanto se pode ver pela informação divulgada naquele folheto informativo da CM de Valongo, a espécie já se encontra na bacia hidrográfica do Douro.

No site do ICNB, havia informação (não muita) sobre o visão-americano. Salvo erro, foi detectado em PT pela primeira vez na década de 80, provavelmente resultante de uma fuga de uma quinta de criação nas margens do rio Minho em Valença do Minho.

Quanto à presença da espécie em PT e registos, não sei de outra fonte onde se possa sacar informação. Contudo, encontras informação (fiável) na net, sobre biologia e ecologia da espécie, mesmo em países em que a espécie foi introduzida.
HL
HL

Número de Mensagens : 1228
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Mensagem por paulo dias Dom Fev 19, 2012 3:50 pm

Boas Hugo Lousa
Obrigadão pela informação, em complemento tenho um conhecido que vive literalmente na mrg do Leça (em Milheirós) e diz-me que nunca viu nem ouvio falar da presença de lontras no rio (nem no passado) em contrapartida o guarda-rios parece estar presente (vou dar lá uma saltada para confirmar, espero eu).

Boas observações

paulo dias

Mensagem por Camilo Carneiro Dom Fev 19, 2012 4:03 pm

Olá Paulo

Só para esclarecer, eu e o Hugo estivemos por lá na margem direita, mas não percorremos toda a área referida da primeira vez, pois chegamos ao ponto em que tivemos de meter pela N13 e passado um bocado decidimos voltar para trás. Poderá explicar melhor o percurso que fez? Talvez voltaremos lá para tentar observar o bicharoco ou os indícios...
Não cheguei a referir, mas fiquei impressionado com a quantidade de P.collybita que se alimentavam junto do rio!
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124

Mensagem por paulo dias Dom Fev 19, 2012 5:02 pm

Boas Camilo
Foi junto ao Jardiland que observei os "rastos" (mrg drt), por isso penso que estiveram no sitio certo.Notei que da primeira para a última vez (terceira, na segunda utilizei a mrg esq.)que lá passei as "marcas" na lama (rampas) e vegetação junto das mesmas estavam (apesar de visíveis) menos definidas e secas, os rastos paralelos ao rio continuavam "perfeitos".
Haverá lontras no R. Leça Jardiland

As P.collybita são numerosas em quase todo o percurso, da primeira vez devo ter observado várias centenas (literalmente), repararam que as mrgs têm excelentes condições para percursos pedestres (inclusive trilhos e até caminhos em bom estado), galeria ripícola, presença de carvalhos,sobreiros,loureiros,castanheiros algumas pontes, azenhas, a qualidade da água é que continua péssima.

Boas observações

paulo dias

Haverá lontras no R. Leça Empty Re Lontras no rio Leça

Mensagem por Mpereira Dom Ago 22, 2021 10:30 am

Bem apesar do tópico ser antigo, venho aqui dar precisões sobre o tema.
SIM!! Há lontras e visões no rio Leça. Isso de uns anos para cá, vivo perto do rio zona da maia, tive a oportunidade de confirmar isso com fotos.
So tenho pena que o rio ainda apresenta frequentemente sinais de poluição pois a fauna tem vindo a regressar progressivamente para o meu grande prazer.
Aqui ficam as fotos:
Haverá lontras no R. Leça Img_1310
Haverá lontras no R. Leça Img_5711

Mpereira

Número de Mensagens : 38

Pedro Correia, lrodrigues e Ricardo Melo gostam desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo