Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Protecção de ave ameaçada dinamiza economia local

Ir em baixo

Protecção de ave ameaçada dinamiza economia local Empty Protecção de ave ameaçada dinamiza economia local

Mensagem por Andorinha-dáurica Dom Jul 01, 2007 1:56 pm

Projecto de protecção de ave ameaçada dinamiza economia local - SPEA
29-06-2007 23:11:00
por LUSA


Segundo a SPEA já foram investidos mais de 950 mil euros na aquisição directa de bens ou serviços, a cerca de 150 empresas maioritariamente regionais


O projecto ambiental de protecção do priolo, ave ameaçada que apenas existe numa zona da ilha de São Miguel, Açores, tem contribuído para a dinamizar a economia local, empregando 30 pessoas dos concelhos do Nordeste e Povoação.
As primeiras conclusões da análise da viabilidade económica e da gestão do projecto LIFE Priolo, que visa a conservação da ave, demonstram que os apoios comunitários já investidos se multiplicaram em benefícios sociais e económicos para os Açores, assegurou hoje em comunicado a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Segundo a SPEA, encarregue de levar a cabo o projecto com um financiamento de cerca de três milhões de euros, já foram investidos mais de 950 mil euros na aquisição directa de bens ou serviços, a cerca de 150 empresas maioritariamente regionais.

O projecto “LIFE Priolo”, que termina em 2008, engloba quatro grandes áreas de actuação, que passam pela monitorização da espécie, sensibilização e educação ambiental da populações, criação de legislação específica e reflorestação de uma parcela do habitat natural com plantas endémicas.

Ao nível indirecto, a SPEA refere, ainda, que o projecto tem atraído um "número crescente de pessoas" para visitar o habitat natural do priolo, na costa norte de São Miguel, entre turistas, estudantes, investigadores e curiosos.

O estudo em curso estima que os serviços prestados criam uma riqueza que poderá ultrapassar os sete milhões de euros anuais para o arquipélago.

A destruição do habitat natural na ilha de São Miguel quase levou à extinção do priolo nas últimas décadas, mas os técnicos que trabalham diariamente para salvar a ave estão optimistas com os 300 exemplares recentemente contabilizados.

Designado cientificamente por `Pyrrhula murina´, o priolo vive na Serra da Tronqueira e no Pico da Vara, no Leste da maior ilha açoriana, e, por não existir em nenhum outro local no mundo, é considerado como um "valioso elemento da biodiversidade planetária".

Com um peso médio de 30 gramas e cerca de 16 centímetros de comprimento, a ave possui um bico negro e forte, uma cor acinzentada e cauda preta, sendo reconhecido à distância pelo seu pio característico.

Depois de ser considerada como uma praga para os pomares de laranjeiras no século XIX, a ave sofreu, ao longo de vários anos, a sua maior ameaça: a destruição do seu habitat natural, que remeteu a espécie para a classificação de "criticamente ameaçada".

Além da SPEA, que faz parte da organização mundial BirdLife Internacional, o projecto LIFE Priolo inclui as direcções regionais do Ambiente e Recursos Florestais, Câmara Municipal do Nordeste, Universidade dos Açores e a Royal Society for the Protection of Birds.

Fonte: http://acorianooriental.sapo.pt/noticia.asp?pid=17&nid=114383
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum