Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oeiras: Amb3E inaugura hoje o primeiro ponto electrão outdoor. É uma novidade europeia.

Ir para baixo

Oeiras: Amb3E inaugura hoje o primeiro ponto electrão outdoor. É uma novidade europeia. Empty Oeiras: Amb3E inaugura hoje o primeiro ponto electrão outdoor. É uma novidade europeia.

Mensagem por jheitor Dom maio 20, 2012 7:07 am

Oeiras: Amb3E inaugura hoje o primeiro ponto electrão outdoor. É uma novidade europeia.

17 de Maio de 2012.

A vila de Oeiras vai receber hoje o primeiro Ponto Electrão Oudoor da Europa, um projecto financiado pela Associação Portuguesa do Ambiente (APA) e que está a ser implementado pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos).

Este é um projecto-piloto que consiste na instalação de contentores subterrâneos para a deposição de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), tendo como objectivo facilitar aos cidadãos o acesso a contentores adequados para a deposição deste fluxo de resíduos.

Assim, serão instalados contentores Ponto Electrão Outdoor em locais disponibilizados pelo município de Oeiras para a deposição de REEE, que serão recolhidos e encaminhados para valorização através do Sistema de Gestão Integrada de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, gerido pela Amb3E.

Recorde-se que a Amb3E recebeu e encaminhou para reciclagem, nos seis anos da sua licença, mais de 180 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Em 2011, este valor fixou-se nas 43.484 toneladas, um acréscimo de 22% face aos números de 2010.

De todos os resíduos recolhidos, a maioria (40%) é proveniente de grandes equipamentos, como máquinas de lavar louça ou roupa, 29% de equipamento diverso de tamanho mais pequeno, como varinhas mágicas ou telemóveis, 17% de equipamentos de refrigeração, como frigoríficos ou ar condicionado, 13% de monitores e televisores e 1% de lâmpadas

“O ano de 2011 foi muito positivo, já que apenas com os resultados da Amb3E conseguimos ultrapassar a meta da União Europeia para a reciclagem destes resíduos, fixada em 4Kgs por habitante”, explicou Hans Egenter, Presidente do Conselho de Administração da Amb3E.

“Para além da parte ambiental, a reciclagem traz uma série de mais-valias em termos de geração de riqueza. Estudos apontam para que por cada 1.000 toneladas de REEE recolhidos, são criados 40 postos de trabalho directos e 14 indirectos. Por outro lado, é possível obter matérias-primas raras, que de outra forma teriam que ser importada a preços muito mais elevados”, continuou o responsável.

A Amb3E contava, no final do ano, com 517 pontos de recepção (pontos de recolha e centros de recepção) para os equipamentos em fim de vida, o que representa um crescimento de 3% quando comparado com valores do ano anterior. De destacar também a subida do número de aderentes, que no final de 2011 era de 1110, o que representa uma subida de 3,4% em relação a 2010.

http://www.greensavers.pt/2012/05/17/oeiras-amb3e-inaugura-hoje-o-primeiro-ponto-electrao-outdoor-e-uma-novidade-europeia/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos