Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugueses e espanhóis querem criar a maior Reserva da Biosfera da Europa

Ir para baixo

Portugueses e espanhóis querem criar a maior Reserva da Biosfera da Europa Empty Portugueses e espanhóis querem criar a maior Reserva da Biosfera da Europa

Mensagem por jheitor Qui maio 24, 2012 1:26 pm

Portugueses e espanhóis querem criar a maior Reserva da Biosfera da Europa

24.05.2012

fonte . publico.pt

Municípios portugueses e espanhóis vão avançar com uma candidatura conjunta à UNESCO para a criação da maior Reserva da Biosfera da Europa, num território que se estende de Bragança, em Portugal, a Salamanca, em Espanha, divulgaram nesta quinta-feira os promotores.

O processo está a ser conduzido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, o ZASNET AECT, que engloba municípios do nordeste transmontano, concretamente da Terra Fria, Terra Quente e Douro Superior, do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol.

Na quarta-feira, os promotores adjudicaram a um consórcio espanhol a elaboração do processo de preparação da candidatura, que deverá ser apresentada à UNESCO em Março de 2013, aguardando-se uma resposta para Setembro do mesmo ano, segundo as previsões do presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes.

Se a decisão da UNESCO for favorável, será criada “a maior Reserva Transfronteiriça da Europa”, que abrangerá os parques naturais de Montesinho, do Douro Internacional, de Sanábria e das Arribas do Douro, alguns territórios inseridos na Rede Natura, como a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, Romeu, Sierra de la Culebra, Lagunas de Villafafila e Rio Sabor/Rio Maçãs.

O processo custará 400 mil euros, financiados em 300 mil pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o FEDER.

O projeto Biosfera Transfronteiriça “tem como principais objectivos a promoção, a conservação e a proteção das áreas naturais transfronteiriças, a definição dos recursos naturais para uma gestão conjunta e o fortalecimento da cooperação das autoridades responsáveis”.

O consórcio responsável pela preparação da candidatura irá, nos próximos meses, estudar os recursos naturais existentes e elaborar planos de ordenamento dos mesmos, realizar seminários e redigir um plano de acção e a respectiva candidatura à UNESCO.

O trabalho a desenvolver contempla também a promoção conjunta dos espaços protegidos, a criação de quatro “rotas turístico-naturais”, planos de sensibilização e formação e a criação conjunta de uma marca de qualidade destes espaços e dos produtos existentes.

De acordo com informação divulgada pela autarquia de Bragança, “as reservas de Biosfera são declaradas pela UNESCO através do programa Man and Biosphere (O Homem e a Biosfera) e são territórios cujo objectivo é conciliar a conservação, o património natural e o desenvolvimento sustentável socioeconómico da população”.

Os promotores garantem que esta classificação “não acrescenta restrições” a quem vive nestas áreas e que os maiores benefícios são “o intercâmbio e acções comuns, assim como a projecção da região com uma marca de qualidade”.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1547484
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos