Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

China vai retirar sopa de barbatanas de tubarão dos banquetes oficiais

Ir para baixo

China vai retirar sopa de barbatanas de tubarão dos banquetes oficiais  Empty China vai retirar sopa de barbatanas de tubarão dos banquetes oficiais

Mensagem por jheitor Qua Jul 04, 2012 10:55 am

China vai retirar sopa de barbatanas de tubarão dos banquetes oficiais


04.07.2012

fonte :publico.pt



A China decidiu que será proibido servir sopa de barbatanas de tubarão nos banquetes oficiais de Estado, dentro de um a três anos, para ajudar a travar o declínio daquelas espécies marinhas.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Estado em resposta a uma proposta apresentada por um grupo de 30 delegados do Congresso Nacional.

“Este é um passo em frente muito positivo”, disse o director de conservação da WWF em Hong Kong, Andy Cornish, ao jornal New York Times. “É a primeira vez que o Governo central chinês expressou uma decisão para acabar, de forma gradual, as barbatanas de tubarão dos banquetes financiados com o dinheiro dos contribuintes”, acrescentou.

Para Andy Cornish, esta decisão vai enviar uma mensagem muito clara aos consumidores chineses, o maior mercado mundial para as barbatanas de tubarão.

A organização WildAid, que promoveu uma campanha de sensibilização da sociedade chinesa “Say No to Shark Fin Soup” (“Diz não à sopa de barbatanas de tubarão”), considera que “com este compromisso público, a China emerge como um líder na conservação dos tubarões”, disse Peter Knights, o seu director-executivo. “Existe agora o potencial para estabilizar as populações de tubarões e manter a saúde dos nossos oceanos.”

Já em Novembro de 2011, a cadeia de hotéis asiática Peninsula Hotels anunciou que iria deixar de servir esta sopa nos restaurantes dos seus estabelecimentos. Meses depois, em Janeiro deste ano, foi a vez da cadeia Shangri-La Hotels and Resorts.

A WildAid – organização que se dedica a travar o consumo e procura de produtos derivados de espécies selvagens - estima que todos os anos até 73 milhões de tubarões sejam usados para fazer as sopas de barbatanas de tubarão e outros produtos alimentares. De acordo com a União Mundial de Conservação da Natureza (UICN), um terço das espécies pelágicas de tubarões do planeta está ameaçada de extinção, com algumas espécies a registar declínios até 90%.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1553387

jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos