Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Concentração de ozono ultrapassou limites em Lisboa e Barreiro

Ir para baixo

Concentração de ozono ultrapassou limites em Lisboa e Barreiro Empty Concentração de ozono ultrapassou limites em Lisboa e Barreiro

Mensagem por jheitor Ter Jul 17, 2012 10:29 am

Concentração de ozono ultrapassou limites em Lisboa e Barreiro

17- 7- 2012

fonte: tvi24.iol.pt

As zonas de Lisboa e Barreiro registam hoje uma concentração de ozono acima do limiar que obriga a avisar a população, porque pode afectar sobretudo a saúde das crianças, idosos, asmáticos e pessoas com outras doenças respiratórias.

Segundo a Divisão de Avaliação e Monitorização Ambiental, os grupos mais sensíveis da população devem «reduzir ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitar a permanência no exterior» durante o dia de hoje e enquanto a situação de mantiver.

Ao início da tarde de hoje as estações do Restelo (em Lisboa), da Escavadeira e dos Fidalguinhos (no concelho do Barreiro) registavam valores de concentração de ozono acima dos que são considerados aceitáveis (180 microgramas por metro cúbico - µg/m3)

De acordo com uma análise à qualidade do ar efetuada hoje entre as 14:00 e as 15:00, a concentração de ozono atingiu os 190 ug/m3 em Lisboa e os 184 ug/m3 na Estação da Escavadeira. A situação mais problemática foi detetada na Estação de Fidalguinhos, onde a concentração de ozono atingiu os 221 ug/m3.

Para os valores observados, o ozono pode provocar efeitos secundários na saúde, em especial entre as crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas.

Segundo a Divisão de Avaliação e Monitorização Ambiental, a exposição a este poluente afeta, essencialmente, «as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos».

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/limites-saude-poluicao-tvi24-ozono-ar/1362057-4071.html
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos