Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais de 48 mil pastores da Tanzânia em risco

Ir em baixo

Mais de 48 mil pastores da Tanzânia em risco  Empty Mais de 48 mil pastores da Tanzânia em risco

Mensagem por jheitor Seg Ago 13, 2012 4:00 am

Mais de 48 mil pastores da Tanzânia em risco

13/08/2012

fonte: fatimamissionaria.pt/

Só o presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, pode impedir a expulsão forçada dos pastores Maasai das suas terras. Já não seria a primeira vez que os meios de comunicação forçaram o presidente a não assinar um decreto de expropriação. A qualquer momento, uma grande empresa de caça de animais pode fechar um contrato que levaria a que mais de 48 mil membros da famosa tribo africana Maasai a abandonar as suas terras para dar lugar a reis e príncipes ricos do Médio Oriente, que desejam caçar leões e leopardos. Especialistas dizem que a aprovação do contrato pelo presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, pode acontecer a qualquer momento. Só uma reação forte poderá impedir que uma parte do parque Serengeti seja sacrificada.

Os Maasai são pastores semi-nómadas que vivem na Tanzânia e no Quénia, há séculos, desempenhando um papel fundamental na preservação do delicado ecossistema da região. Os pastores são um obstáculo para a concretização do projeto das famílias reais dos Emirados Árabes Unidos, de caça de animais. Um acordo para expulsar os Maasai, abrindo o caminho aos ricos caçadores estrangeiros, causará danos à vida selvagem, assim como às comunidades que serão destruídas. Ao passo que o presidente Jakaya Kikwete afirma que a venda das terras dentro do acordo é bom para o desenvolvimento da região. Todavia tal acordo seria prejudicial para o turismo da Tanzânia, uma importante fonte de divisas.

Em 2009, uma tentativa semelhante de expropriação de terras gerou uma reação generalizada dos meios de comunicação, fazendo abortar o acordo com a mesma empresa que está agora a fazer nova tentativa. Já depois da empresa, com o apoio da polícia, ter começado a expulsar as pessoas com violência e a destruir casas, provocando a morte de cabeças de gado, o presidente voltou atrás e devolveu a terra aos Maasai. O acordo atual poderá igualmente ser evitado, assinando uma petição, propõe a organização Avaaz.

http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=24201&sec=8
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais de 48 mil pastores da Tanzânia em risco  Empty Re: Mais de 48 mil pastores da Tanzânia em risco

Mensagem por Carlos Vilhena Seg Ago 13, 2012 10:37 am

Viva

Já assinei.
Não devemos pensar só no nosso pais.Já estive no Quénia e o povo Massai merece a nossa preocupação.

Cump,

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1072
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum