Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

+3
João Ferreira
DavidSantos
JMorgado
7 participantes

Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por JMorgado Sáb Set 22, 2012 8:49 pm

Boa Noite,

Nos últimos tempos, tenho investido um pouco mais na leitura de alguns livros sobre aves, mas infelizmente como praticamente todos estão adaptados para a realidade Britânica ou Norte Americana, tenho feito um exercício muito interessante de tentar adaptar aquilo que leio para a nossa realidade Portuguesa, o que por vezes não é assim tão fácil...

Recentemente, e por ser um momento pelo qual estamos a atravessar, tenho estado particularmente interessado no tema da migração outonal, e como tal surgiram algumas dúvidas...

Fallout...

Desde que vi o filme The Big Year, que não me sai da cabeça a cena em que os protagonistas passam por um fallout... Só de imaginar o facto de poder ver uma concentração tão grande de espécies e indivíduos num determinado local (migrant traps) de um momento para outro, fez com que tentasse perceber o que se poderia passar por detrás disso e tentar ver um fallout cá em Portugal.

Pelo que pude apurar, este pode ocorrer por duas razões distintas...

  • Condições sazonais normais: ou seja devido à migração, aves que decidem repousar ou alimentar-se em certos locais favoráveis a essas actividades (migrant traps) especialmente anteriormente e posteriormente a realizarem jornadas longas por locais onde não podem parar (ex. mares, oceanos, grandes lagos). ou...

  • Condições meteorológicas adversas: Tais como fortes Head winds, Chuva intensa e fraca visibilidade, que obrigam as aves a descer e a permanecer em certos locais (migrant traps) até existirem condições para retomar o eu caminho.


Esta última provoca fallouts muito maiores...

As minhas dúvidas surgem quando tento identificar para Portugal a que é que podem corresponder as melhores condições meteorológicas e as melhores migrant traps...

Visto que muitas espécies fazem a sua migração ao longo da linha de costa, para melhor orientação. Parece sensato incluir como melhores locais os cabos que são zonas que antecedem ou sucedem massas de água. Com especial destaque para o Cabo de São Vicente, Cabo Espichel e Cabo Raso...

Mas e os locais longe da costa... certamente a migração também se faz sentir no interior do País... que locais procurar? Que aspectos ter em atenção?

Em relação à meteorologia... Como posso prever as condições ideias com alguma antecedência? As condições que referi serão correctas? Que outros aspectos procurar?

Um comentário final, e apenas para tentar perceber se estou a fazer uma boa extrapolação para o Território Português.

Por exemplo: Hoje estiveram ventos relativamente fortes no sentido Sul-Norte (Head Winds para a migração Outonal), tendo à noite chovido com alguma intensidade e até ocorrência de trovoada, se me deslocar de madrugada a um teórico bom Migrant Trap como o Cabo Espichel, a probabilidade de assistir a um Fallout será muito elevada? Sim? Não? Porquê?

Peço desculpa pelo post longo e se de certa forma algumas partes não fizerem sentido (devido à hora a que escrevo).

PS: A pergunta sobre a Visible Migration virá amanhã, devido à hora de hoje...

Muito Obrigado

Cumprimentos,
João Morgado
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por DavidSantos Dom Set 23, 2012 8:21 am

Boa tarde

Começo por dizer parabéns pela pergunta, é evidentemente uma pergunta inteligente e cuja resposta não é nada simples.
Mais do que te dar uma resposta concreta vou fornecer alguns dados teóricos para fazer pensar: (os valores abaixo são todos arredondados uma vez que se tratam de conversões de milhas para kilómetros e são para servirem de exemplo)

Uma pesquisa rápida levou-me a ler um artigo da universidade de Standford (http://www.stanford.edu/group/stanfordbirds/text/essays/How_Fast.htm) que reporta em relação às velocidades de voo das aves entre os 30 km/h e os 50 km/h em valores médios, isto é sem perseguição de predadores. Depois sobre a sua capacidade de distância de voo entre 6h a 25 km/h com distância percorrida de 145 km (voo de resistência) ou 5h a 30 km/h com distância percorrida de 160 km (voo de progressão). Mais uma vez faço referência que estes valores são médios e não incluem valores para migração.
A velocidade do vento varia entre os 15 km/h e os 60 km/h sendo estes considerados normais isto é vento fraco e forte. Os valores acima dos 60 km/h são considerados de tempestade (ciclónicos). Ainda em relação aos ventos estes seguem sempre esta orientação das Altas pressões atmosféricas para as Baixas pressões atmosféricas, isto é o ar nas altas pressões desce e sobe nas baixas pressões, e desloca-se entre as zonas de igual pressão, que nas cartas atmosféricas correspondem às linhas isobaricas (iso-igual; bar- unidade de pressão). Se se pensar que a amplitude da pressão aumenta a velocidade do vento podemos entender todo este mecanismo complexo.
A outra variável a ter em conta é a taxa metabólica. Esta pode variar com as necessidades energéticas da ave, mas com a relação dos kilometros apontada para as distâncias percorridas temos uma previsão das suas capacidades em período fora das migrações.
Assumo que foram lidos textos sobre a capacidade de acumulação de gordura (energia) no período migratório em que algumas aves duplicam e quase triplicam a seu peso.
Por último faço notar que em Portugal Continental talvez a zona que melhor se ajuste a esses conceitos será Sagres e na Península Ibérica, Gibraltar.
Penso ainda que as zonas que referes serão muito úteis para a observação de aves marinhas em migração e talvez aí os ventos de oeste-sudoeste façam toda a diferença, isto é forte presença de vento de mar e menor de sul. Mas isto é apenas uma opinião, sem valor científico. As zonas de fallout terão de ser consideradas em termos Europeus. Por cá devem abundar as zonas de paragem temporária junto à costa e junto dos estuários dos rios principais que se forem bem medidas correspondem às distâncias referenciadas para a capacidade de voo.

E eis que acabei mais por reflectir um pouco sobre o postado que dar uma resposta concreta espero que ajude em alguma coisa e com a ressalva que pode esta reflexão teórica estar assente em pressupostos errados e é sem dados científicos que a comprovem.
DavidSantos
DavidSantos

Número de Mensagens : 53
Idade : 48
Data de inscrição : 23/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por João Ferreira Dom Set 23, 2012 9:00 am

Muito interessante!!!!!! Muito interessante!!!!!!
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Seg Set 24, 2012 4:13 am

JMorgado escreveu:
Desde que vi o filme The Big Year, que não me sai da cabeça a cena em que os protagonistas passam por um fallout... Só de imaginar o facto de poder ver uma concentração tão grande de espécies e indivíduos num determinado local (migrant traps) de um momento para outro, fez com que tentasse perceber o que se poderia passar por detrás disso e tentar ver um fallout cá em Portugal.

Certo, no entanto nota que aquilo que aconteceu no filme não é realístico e embora nos estados unidos possam ocorre “quedas” monumentais cá em Portugal tal não poderá acontecer, basicamente porque o numero de espécies é menor, logo estaremos sempre a falar de menor numero de indivíduos, e porque não existem grande hipótese de as aves terem que atravessar o mar para cá chegarem, o que é o que acontece nos USA com a migração a passar o golfo.

JMorgado escreveu:...
Condições sazonais normais: ou seja devido à migração, aves que decidem repousar ou alimentar-se em certos locais favoráveis a essas actividades (migrant traps) especialmente anteriormente e posteriormente a realizarem jornadas longas por locais onde não podem parar (ex. mares, oceanos, grandes lagos). ou...

Certo, nota que essas condições cá são algo limitadas.

JMorgado escreveu:Condições meteorológicas adversas: Tais como fortes Head winds, Chuva intensa e fraca visibilidade, que obrigam as aves a descer e a permanecer em certos locais (migrant traps) até existirem condições para retomar o eu caminho.
Esta última provoca fallouts muito maiores...

Sim, mas mais uma vez temos vários problemas cá para assistir a uma queda de grandes dimensões



JMorgado escreveu:Com especial destaque para o Cabo de São Vicente, Cabo Espichel e Cabo Raso...

Sim, eu concordo, mas pessoalmente acho que o melhor sitio deve ser a berlenga se as condições forem todas certas.

JMorgado escreveu:Mas e os locais longe da costa... certamente a migração também se faz sentir no interior do País... que locais procurar? Que aspectos ter em atenção?

As serras servem como barreira física e podem produzir afunilamentos. logo na vertente este dos sistemas montanhosos pode ser um sitio.

JMorgado escreveu:Em relação à meteorologia... Como posso prever as condições ideias com alguma antecedência? As condições que referi serão correctas? Que outros aspectos procurar?

Sim, mas a questão é que isto não é matemática, em principio podemos ter todas as condições mas depois no terreno não há aves… e porque? Bom não sei.



JMorgado escreveu:Por exemplo: Hoje estiveram ventos relativamente fortes no sentido Sul-Norte (Head Winds para a migração Outonal), tendo à noite chovido com alguma intensidade e até ocorrência de trovoada, se me deslocar de madrugada a um teórico bom Migrant Trap como o Cabo Espichel, a probabilidade de assistir a um Fallout será muito elevada? Sim? Não? Porquê?


Não, porque as migratórias nocturnas não vão levantar voo se sentirem que tem um sistema de baixas pressões á sua frente, e para mais com vento de frente, essas são condições para não haver migração
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Seg Set 24, 2012 4:23 am

DavidSantos escreveu:
A outra variável a ter em conta é a taxa metabólica. Esta pode variar com as necessidades energéticas da ave, mas com a relação dos kilometros apontada para as distâncias percorridas temos uma previsão das suas capacidades em período fora das migrações.
Assumo que foram lidos textos sobre a capacidade de acumulação de gordura (energia) no período migratório em que algumas aves duplicam e quase triplicam a seu peso.

Sim, mas nota que a capacidade de voo pode não ser relevante para o que acontece nas quedas de migratórias nocturnas, basicamente porque é uma aterragem forçada, ou seja elas terão que aterrar antes da altura certa porque vão encontrar condições meteorológicas adversas e nesse caso o que elas fazem sempre é aterra de emergência em qualquer habitat disponível, o fenómeno também se dá com as migradoras diurnas.

No entanto a questão das reservas é muito bem vista para o que acontece nas invasões de invernantes como os tordos, na que aconteceu no inverno de 2010 houve uma queda massiva de tordos ao longo da linha costeira, estas aves voaram literalmente até ao mar e depois pousaram em qualquer lado para se alimentarem, e estavam claramente esformeadas, quando migratórias para com boas reservas de gordura especialmente os pequenos passeriformes elas muitas das vezes enviam-se num arbusto e de lá não saem até ser noite, mas se tiverem forme...

Para mais informação sobre migração e quedas recomendo fortemente o:

Collins New Naturalist Library - Bird Migration
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por RuiCaratao Seg Set 24, 2012 5:13 am

JMorgado escreveu:
Por exemplo: Hoje estiveram ventos relativamente fortes no sentido Sul-Norte (Head Winds para a migração Outonal), tendo à noite chovido com alguma intensidade e até ocorrência de trovoada, se me deslocar de madrugada a um teórico bom Migrant Trap como o Cabo Espichel, a probabilidade de assistir a um Fallout será muito elevada? Sim? Não? Porquê?



Pedro121 escreveu:Não, porque as migratórias nocturnas não vão levantar voo se sentirem que tem um sistema de baixas pressões á sua frente, e para mais com vento de frente, essas são condições para não haver migração

E sobretudo se durante os dias anteriores o vento não tiver sido do quadrante NE ou E.... como estava na margem sul este fim de semana, resolvi na mesma tentar o cabo espichel, tinha uma ligeira esperança que o vento de sul e chuva intensa tivesse forçado um numero de aves maior a ficarem retidas no cabo, mas tal não aconteceu como seria de esperar e o numero de migradores e especies era muito aquem do esperado.

Há 3 semanas atrás uma semana com ventos predominantes de leste terminou numa inversão de vento vindo de sul com nebulosidade intensa durante a noite....desta vez numa aposta com mais sucesso decidi bater a vertente norte de uma zona montanhosa perto de casa, e o resultado foi o de um "fallout" com bons numeros de trivialis, P. phoenicurus, S. rubetra, S borin, S communis, P trochilus, montes de M. striata e F. hypoleuca.
Estes fallouts locais e de medidas não gigantestas já os presenciei localmente e sobretudo em encostas viradas a norte de sistemas montanhosos no centro do país, o estudo do relevo e uma observação atenta da meteorologia, podem produzir resultados fantásticos sobretudo em sistemas montanhosos muito elevados que obriguem os passeriformes que em média e em boas condições migram a altitudes acima dos 500m a contornar o relevo e podem como disse e muito bem o Pedro ser conduzidos para situações de afunilamento com elevada densisdade de aves sob determinadas condições.

È certamente um assunto muito complexo e interessante que exige um elevado numero de conhecimentos da biologia das aves, meteorologia e aeronautica, mas perfeitamente explorável por quem se interesse nesta temática.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Seg Set 24, 2012 5:21 am

RuiCaratao escreveu:condições.

È certamente um assunto muito complexo e interessante que exige um elevado numero de conhecimentos da biologia das aves, meteorologia e aeronautica, mas perfeitamente explorável por quem se interesse nesta temática.
i

Sim, e conhecimentos sobre que condições produzem bons resultados em que locais, um bom conhecimento dos nossos "quintais" é fundamental para tirar dividendos dos mesmos, por exemplo, no carvoeiro se levantar-se neblina logo ao inicio da noite é mais ou menos garantido que nada vai aparecer na manha seguinte, mas se houver um sistema de baixas pressões a vir de sul para norte (aproximadamente) vale a pena procurar alvelolas amarelas, não no carvoeiro mas sim nos campos agrícolas da Atouguia, e porque? porque como são migradores diurnos não ficam parados em zonas de mau habitat, vão procurar o almoço... Very Happy

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 24, 2012 6:18 am

pedro121 escreveu:
Collins New Naturalist Library - Bird Migration

Pedro, compraste este livro? Se me permites, onde e por quanto?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Seg Set 24, 2012 7:04 am

Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:
Collins New Naturalist Library - Bird Migration

Pedro, compraste este livro? Se me permites, onde e por quanto?

Na amazon uk, agora o preço...tens que lá ir ver...mas acho que é indispensável, ou outro com a mesma qualidade.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 24, 2012 1:47 pm

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:
pedro121 escreveu:
Collins New Naturalist Library - Bird Migration

Pedro, compraste este livro? Se me permites, onde e por quanto?

Na amazon uk, agora o preço...tens que lá ir ver...mas acho que é indispensável, ou outro com a mesma qualidade.

Sim, fui lá precisamente antes de te perguntar. 70£ affraid affraid
Da amazon do canadá, já com portes, 70€ affraid (falta saber a martelada na alfândega).
Parece-me um livro bem interessante... mas o preço, huum, no me gusta!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Seg Set 24, 2012 2:09 pm

Helder Vieira escreveu:

Sim, fui lá precisamente antes de te perguntar. 70£ affraid affraid
Da amazon do canadá, já com portes, 70€ affraid (falta saber a martelada na alfândega).
Parece-me um livro bem interessante... mas o preço, huum, no me gusta!

Essa é a versão de capa dura, a versão de capa mole que eu comprei é mais barata, mas está esgotada na amazon, mas tens a edição Kindle por 15 euros
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 24, 2012 2:26 pm

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:

Sim, fui lá precisamente antes de te perguntar. 70£ affraid affraid
Da amazon do canadá, já com portes, 70€ affraid (falta saber a martelada na alfândega).
Parece-me um livro bem interessante... mas o preço, huum, no me gusta!

Essa é a versão de capa dura, a versão de capa mole que eu comprei é mais barata, mas está esgotada na amazon, mas tens a edição Kindle por 15 euros

Obrigado Pedro.
A capa mole (paperback) também me aparece. Por agora está pouco mais barato, vou estar atento.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por JMorgado Ter Set 25, 2012 10:59 am

Muito Obrigado a todos pelas respostas e pela interessante discussão! Very Happy

DavidSantos: Muito interessante, os dados sobre a velocidade do vento e as reservas de energia! Em relação ao vento, isso acrescenta um novo parâmetro... Além de Head winds, procurar também ventos muito fracos ou muito fortes sejam eles de que direcção forem pois as aves gastarão demasiada energia para prosseguir com o seu movimento migratório... Em relação ao depósitos de gordura, penso que seria espectacular se fosse possível, calcular uma distancia média percorrida por quantidade de gordura presente, por espécie, isso aliado com o estudo de meteorologia iria permitir quase com rigor prever onde iriam parar, determinadas espécies e de onde provinham...

Pedro121: Obrigado pelas respostas às diversas perguntas, algumas no entanto (especialmente a última), criaram-me novas dúvidas...

  • Quando referi os Cabos de São Vicente, Espichel e Raso, foi porque entre estes dois últimos, e entre o cabo espichel e Sines formam-se um género de dois "mini golfos" e o Cabo de São Vicente antecede o Golfo de Cádiz. E embora não se possam comparar em dimensão ao Golfo do México... tinha esperança que com as condições certas pudessem produzir bons fallouts, de vários indivíduos de talvez 10-20 espécies diferentes...

  • Não compreendi muito bem a resposta à minha última pergunta... pensei mesmo que tinha acertado no raciocínio Embarassed se calhar não me fiz entender bem quando a coloquei... imaginando o seguinte cenário:

    Motivados por Tail Winds do quadrante NE e de Norte, as aves iniciam/continuam a sua migração, algumas dirigindo-se ao longo da linha costa por motivos de orientação... de repente as condições mudam e geram-se Head Winds fortes e muita precipitação e elas são obrigadas a baixar, pousar e parar os movimentos migratórios... As aves procuram assim um local que reúna as melhores condições para isto mesmo (migrant trap), e descem... ocorrendo um fallout. Se forem migradoras nocturnas, descerão durante a noite e nós poderemos observá-las no outro dia, antes de elas retomarem a migração na noite seguinte (se as condições forem favoráveis)... Estou a raciocinar mal? Sim? Não? Porquê?



RuiCaratão: Muito interessante esse fallout! E explorar a vertente norte e este dos sistemas montanhosos parece uma óptima ideia, pois estes podem ser uma grande barreira à migração... Uma ideia que não me tinha lembrado... Suponho que a maior barreira será o sistema central... e que de certa forma haverá zonas específicas onde a migração será mais fácil produzindo afunilamentos... O problema é encontrá-los no mapa Crying or Very sad

Suponho que esses afunilamentos serão também os melhores locais para observar a "visible migration", ou seja observar grande nr de aves a passar, voando a baixas altitudes...

Helder e Pedro: Desde que o Pedro me recomendou o Bird Migration do Ian Newton, noutro tópico, que tenho andado de olho nele, e reparei que o mesmo autor escreveu outro livro na temática da migração chamado The Migration Ecology of Birds que parece ser mais completo e uma versão mais académica do anterior...

Não sei se o Pedro conhece este último livro que referi e qual dos dois acha uma melhor aquisição...

Penso que também para este tópico o livro Weather and Bird Behaviour by Norman Elkins, parece ser muito bom, pois pelo índice e pelas reviews que li parece abordar todas estas temáticas de uma forma relativamente aprofundada...

Cumprimentos,
João Morgado
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Qua Set 26, 2012 1:47 pm

JMorgado escreveu:Em relação ao depósitos de gordura, penso que seria espectacular se fosse possível, calcular uma distancia média percorrida por quantidade de gordura presente, por espécie, isso aliado com o estudo de meteorologia iria permitir quase com rigor prever onde iriam parar, determinadas espécies e de onde provinham...

Isso já foi mais ou menos feito, mas sem saber o ponto de partida é inutil para dterminar onde podem parar, o que é fazivel é o contrario, a partir do ponto de chegada calcular o ponto de partida
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por RuiCaratao Qua Set 26, 2012 4:10 pm

JMorgadao escreveu:•Não compreendi muito bem a resposta à minha última pergunta... pensei mesmo que tinha acertado no raciocínio se calhar não me fiz entender bem quando a coloquei... imaginando o seguinte cenário:

Motivados por Tail Winds do quadrante NE e de Norte, as aves iniciam/continuam a sua migração, algumas dirigindo-se ao longo da linha costa por motivos de orientação... de repente as condições mudam e geram-se Head Winds fortes e muita precipitação e elas são obrigadas a baixar, pousar e parar os movimentos migratórios... As aves procuram assim um local que reúna as melhores condições para isto mesmo (migrant trap), e descem... ocorrendo um fallout. Se forem migradoras nocturnas, descerão durante a noite e nós poderemos observá-las no outro dia, antes de elas retomarem a migração na noite seguinte (se as condições forem favoráveis)... Estou a raciocinar mal? Sim? Não? Porquê?

Acertaste no raciocinio João, simplesmente a parte de tail winds do quadrante NE e N, não existiu nos dias anteriores. Se não me engano estava vento do quadrante W a NW.

De qualquer forma e o Pedro falou nas situações onde tudo parece prever aves a descer, e elas simplesmente não estão....bom existem demasiadas variáveis para uma formula aplicavel e eficaz, por exemplo: head-winds nem sempre limitam a progressão da ave, pois o vento a baixa altitude não tem a mesma direção em altitude, as aves podem subir com head-winds imagina a 2000 metros e encontrar tail-winds favoráveis.

Fica outra referência que gostei bastante embora seja já de 93, Bird Migration de Thomas Alerstam...

cumps,
Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Qui Set 27, 2012 3:26 am

JMorgado escreveu:
Quando referi os Cabos de São Vicente, Espichel e Raso, foi porque entre estes dois últimos, e entre o cabo espichel e Sines formam-se um género de dois "mini golfos" e o Cabo de São Vicente antecede o Golfo de Cádiz. E embora não se possam comparar em dimensão ao Golfo do México... tinha esperança que com as condições certas pudessem produzir bons fallouts, de vários indivíduos de talvez 10-20 espécies diferentes...

Sim, eu estou a perceber, nota no entanto que a premissa básica do teu raciocínio não é correcta, e não é correcta por duas coisas:

1º A escala é completamente diferente, dada as dimensões dos “golfos” com ventos de cauda estamos a falar de minutos para serem atravessados, e não de uma noite inteira como é o caso do Golfo do mexico, basta pensares que se uma ave voar sem vento a 40-60 km hora passa rapidamente para terra, já que terá sempre terra á vista.

2ª A razão de aparecerem migratórias no cabo espichel não tem a ver com as aves voarem por cima do mar de propósito, mas sim por seguirem o Tejo como guia durante a migração e depois desviarem-se para sul ao passarem por Lisboa (mera conjectura mas faz sentido), Em Sagres é ainda mais simples se uma ave seguir o Tejo ou mesmo o Sado até á costa segue depois junto á costa até chegar ao fim… ao cabo de São vicente, nota que em situações normais as migratórias não iram migrar sobre o mar.

Tanto o Espichel como Sagres funcionam por causa da posição geográfica, mas mais importante, funcionam porque tem pouco coberto vegetal para as aves se abrigarem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por pedro121 Qui Set 27, 2012 3:31 am

JMorgado escreveu:



[*] Não compreendi muito bem a resposta à minha última pergunta... pensei mesmo que tinha acertado no raciocínio Embarassed se calhar não me fiz entender bem quando a coloquei... imaginando o seguinte cenário:

Motivados por Tail Winds do quadrante NE e de Norte, as aves iniciam/continuam a sua migração, algumas dirigindo-se ao longo da linha costa por motivos de orientação... de repente as condições mudam e geram-se Head Winds fortes e muita precipitação e elas são obrigadas a baixar, pousar e parar os movimentos migratórios... As aves procuram assim um local que reúna as melhores condições para isto mesmo (migrant trap), e descem... ocorrendo um fallout. Se forem migradoras nocturnas, descerão durante a noite e nós poderemos observá-las no outro dia, antes de elas retomarem a migração na noite seguinte (se as condições forem favoráveis)... Estou a raciocinar mal? Sim? Não? Porquê?

Por varias razões, como as que o Rui apontou, mas porque uma migrant trap em Portugal não funciona em condições de queda a não ser na Berlenga, a questão básica é que numa condição de queda as aves não procuram as melhores condições para pousarem, as aves pousam de emergência em qualquer sitio disponível, e depois se as condições desfavoráveis se mantiverem fazem pequenas deslocações e concentram-se em habitat favorável.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por António A Gonçalves Dom Set 30, 2012 3:56 pm

RuiCaratao escreveu:
por exemplo: head-winds nem sempre limitam a progressão da ave, pois o vento a baixa altitude não tem a mesma direção em altitude, as aves podem subir com head-winds imagina a 2000 metros e encontrar tail-winds favoráveis.



O que o Rui refere lembrou-me uma conferência de Charles Anderson muito interessante sobre a migração das Libelinhas sobre o oceano Índico, que poderia perfeitamente ser aplicada a esta questão levantada pelo João Morgado, sobretudo porque o "corredor" utilizado pelas Libelinhas é também utilizado pelas aves, conforme é referido na parte terminal da conferência.

https://www.youtube.com/watch?v=WNDWYW4yWEM

Cumprimentos
António Gonçalves

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal Empty Re: Fallout, Migrant traps e Visible migration em Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos