Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

+8
PNicolau
antoniov
nuno dosantos
JDGS
Helder Vieira
VozdoBerço
Luscinia Megarhynchos
Lemuel Silva
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Lemuel Silva Seg Out 08, 2012 9:27 am

Olá boa tarde Smile

Dia 6 de Outubro, pela manhã e mais pormenorizadamente na Serra do Soajo, tive a sorte de poder ser espectador de um espectáculo maravilhoso. Ia eu a caminho de mais um dia de trabalho e vejo ao longe imensos abutres a rodar nos ares. Fui investigar e aproximei-me até conseguir estar mesmo por baixo deles. Quando saio do jipe e aponto os binóculos nem quero acreditar no que vejo, 17 grifos, quatro abutres negros e uma águia real juvenil! Peguei na máquina e procurei fazer alguns registos que, embora não tenham ficado nada famosos, já servem para que voçês possam partilhar um pouquinho da experiência de uma forma mais colorida aqui Smile
Mas continuando a história, reparei que as aves estavam a tentar pousar numa encosta do monte, uma encosta coberta por fetos e por alguns poucos pinheiros bravos. Depreendi que estaria uma carcaça ali e resolvi subir ao monte, para busca de indicios da presença de lobo ibérico. Ao chegar a dez metros do local onde viria a descobrir estar a carcaça de um cavalo, saiem dos fotos pesadamente a voar 4 a 5 grifos. Foi uma visão majestosa e assustadora confesso, gloriosa também, a sério, que aves lindas e ali a elevarem-se nos ares mesmo à minha frente. Enfim, cheguei à carcaça, vi se havia sinais de ter sido o lobo a matar o cavalo ou de pelo menos ter estado ali a alimentar-se mas nada. Tirei algumas fotografias da carcaça e vim-me embora, não querendo correr o risco de os grifos ficarem mais agressivos e levar uma bicada, afinal eles continuavam a rodar ali nos ares, de cabeça para baixo, mesmo a olhar para mim. Deixo-vos duas fotografias de grifos, dois dos que levantaram voo à minha frente, um dos quais leva a coleira do cavalo presa ao pescoço. Depois deixo-vos duas fotografias de águia real e abutre negro, uma das quais mostra a águia real a atacar o abutre. Abraço.

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Grifo2nome

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Csc0061nome

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Csc0060nome

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Grifo1nome
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Luscinia Megarhynchos Seg Out 08, 2012 11:49 am

Espetacular Lemuel

A 1ª foto está alguma coisa fora do normal hahaha Very Happy

Desta nunca mais te esqueces...que dia Cool

Abraço Luscinia
Luscinia Megarhynchos
Luscinia Megarhynchos

Número de Mensagens : 1446
Idade : 37
Local : Peraboa-Covilha
Data de inscrição : 09/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Lemuel Silva Seg Out 08, 2012 1:12 pm

Mesmo Luscinia, foi um acontecimento maravilhoso Smile

Muito obrigado pelo elogio Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por VozdoBerço Seg Out 08, 2012 1:33 pm

Muito fixe!
Por vezes vou para esses lados, mas nunca tive tal sorte Smile

Podes especificar o local onde viste?
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Helder Vieira Seg Out 08, 2012 1:57 pm

Espectáculo!! Belo encontro Very Happy
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Lemuel Silva Seg Out 08, 2012 2:27 pm

VozdoBerço escreveu:Muito fixe!
Por vezes vou para esses lados, mas nunca tive tal sorte Smile

Podes especificar o local onde viste?

Sinceramente não posso especificar onde, só sei dizer que saí do Soajo em direcção à Branda da Junqueira, numa encosta algures pelo caminho. Lamento não saber ser mais específico.
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Lemuel Silva Seg Out 08, 2012 2:29 pm

Helder Vieira escreveu:Espectáculo!! Belo encontro Very Happy

Sim, foi uma experiência única Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por JDGS Seg Out 08, 2012 3:38 pm

Já sabes o que acho affraid affraid affraid
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Lemuel Silva Seg Out 08, 2012 4:07 pm

Sim lol Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por nuno dosantos Ter Out 09, 2012 12:21 pm

grande momento ... Very Happy
nuno dosantos
nuno dosantos

Número de Mensagens : 1720
Idade : 48
Local : Portimão
Data de inscrição : 04/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por antoniov Ter Out 16, 2012 1:14 pm

Maravilha, Lemuel...
No passado dia 11 de Outubro, exatamente nesse mesmo local, avistei 5 Grifos e 1 Aguia Real adulta...
Parece que voltaram as grandes rapinas ao PNPG...
Perguntei pelo povo de Gavieira, Roussas e Branda da Junqueira sobre as aguias grandes e disseram-me que realmente tem visto muitas por lá desde o Verão...e que tem alguns garranos mortos monte que eles comem...
antoniov
antoniov

Número de Mensagens : 31
Idade : 58
Local : Valongo
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por PNicolau Ter Out 16, 2012 2:57 pm

Shocked Shocked Shocked
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por antoniov Ter Out 16, 2012 5:37 pm

Os 5 grifos pairando por cima da Fraga das Pastorinhas, na Serra da Peneda, em Roussas

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Dscf7014d

antoniov
antoniov

Número de Mensagens : 31
Idade : 58
Local : Valongo
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por VozdoBerço Qua Out 17, 2012 7:48 am

Muito fixe Smile

Pela recolha de informação que tenho feito, parece que os grifos já têm sido presença habitual nos últimos tempos. Por exemplo, no blog http://portugal-nature.blogspot.pt/ fazem referência a grifos, abutres e águia-reais ao longo de vários trilhos e brandas.

Adicionalmente, num parque aeólico perto de Castro Laboreiro, existe uma placa informativa (não relativa a avifauna) que tem a imagem de um grifo.

É possível que sejam indivíduos que se desloquem esporadicamente do Douro Internacional por exemplo? Ou serão mesmo residentes no PNPG?
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Lemuel Silva Sex Dez 28, 2012 5:19 pm

Boas noticias Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por VozdoBerço Seg maio 20, 2013 5:43 am

O blog Portugal Nature faz de novo referência a grifos na Fraga das Pastorinhas, Serra da Peneda. Pelo que percebo já foi no dia 27 de Abril.

Fica o registo.

http://portugal-nature.blogspot.pt/2013/05/27-04-2013-peneda-calcada-da-quelha.html
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Mais observações

Mensagem por antoniov Ter Ago 05, 2014 3:15 am

Boas meus caros,
No passado Domingo, bem cedo, fiz uma saida de campo numa zona que já não visitava há muito tempo...o trilho do Fafião até ás Sombrosas...mesmo no coração do PNPG...
E passado pouco mais de 1 hora de iniciar a subida constante, avisto um bando de 13 abutres descendo o vale do Rio Fafião, vindos das Sombrosas, voando bem baixo e quase todos juntos...em voo planado...lindo...
Desses 13 abutres, 11 eram grifos e os outros 2 eram Abutres negros...sendo que dos 11 grifos, pelo menos 3 eram juvenis...
Nunca tal vi nesta zona e já a visito regularmente há mais de 30 anos...fantastico!
Infelizmente como não tinha comigo a maquina fotografica, só pude tirar uma foto com o meu telemovel, embora ainda se consigam ver a maior parte dos "elementos" deste bando...
Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Dy2fk0
Mais tarde e já no Porto da Lage, aparece por tras das Sombrosas um casal de Aguias Reais, sendo as 2 juvenis, embora de idades diferentes (uma delas quase adulta), também em voo descendo o vale, uma atras da outra, bem rapidas...maravilhoso...
Infelizmente, não tive possibilidade de verificar se nidificaram por aqui este ano, mas muito em breve lá voltarei com mais tempo e tentarei verificar isso, nos ninhos antigos desta zona.
Ao fim de dia e já no regresso a Fafião, mais um avistamento, primeiro uma Aguia Real a voar bem alto, em voo planado de sul para norte, vindo do lado de Salamonde/Cabreira e subindo em direção ás Sombrosas/Fichinhas, nessa zona de repente baixa em voo picado e perdia nos montes..
E finalmente, tambem num voo aproveitando uma termica, e bem já ao fim da tarde, outros 2 grifos e um abutre preto, subiam para norte num voo calmo e despreocupado...
Para juntar a este "ramalhete", durante a tarde ainda consegui identificar um casal de buteo vespeiro (Pernis apivorus) rondando as centenas de colmeias existentes neste vale...e também ao fim da tarde mais 2 exemplares de aguia cobreira "peneirando" e picando em busca de qualquer reptil...
Parece que o "velho Geres" quer retornar...será que sim? Pelo menos, 2 zonas parecem ter renascido..a zona do Soajo (Ramiscal, Gavieira) onde este ano em 3 visitas, nas 3 observei tanto a Aguia real como grifos e Abutres negros (embora num bando mais pequeno de 5 e 6)  e a zona das Sombrosas/Fafião/Cabril com estas observações, confirmando uns "rumores" de que a Aguia Real tinha voltado ao PNPG em 4 zonas...2 delas já confirmei a presença...veremos nas restantes 2...
Muitas observações de grandes rapinas, de um modo constante, no PNPG, levam a pensar que estas encontraram aqui um local onde podem alimentar-se, descansar e quase de certeza nidificar com sucesso...
Só neste Domingo, verifiquei nessa zona remota do Geres central, um grande numero de tocas de coelho, muitos garranos e um numero enorme de Cabras selvagens, em bandos enormes...de certo que os Abutres não estão aqui pela paisagem!!....
Boas Observações e compartilhem...
Antonio Vasconcelos
antoniov
antoniov

Número de Mensagens : 31
Idade : 58
Local : Valongo
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por VozdoBerço Ter Ago 05, 2014 4:29 am

Grandes notícias  cheers 
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por VozdoBerço Qua Ago 06, 2014 4:09 pm

Acrescentar apenas que Sombrosas foi em tempos um dos núcleos de ninhos de Águia-real do PNPG Smile
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por antoniov Qui Ago 07, 2014 3:14 am

Exato. Para alem disso é, juntamente com os Carris, o nucleo mais importante de recolonização por parte da Capra Pyrenaica...cabritinhos novos e tenrinhos, para alem das cabras que morrem e ficam pelo monte...
E por isso fiquei perplexo, mas esperançado pelos 3 grifos juvenis que estavam no bando. Pelo que sei os juvenis estão agora a dar os primeiros voos fora do ninho!!! E não podem ter nidificado muito longe dali...  Very Happy 
antoniov
antoniov

Número de Mensagens : 31
Idade : 58
Local : Valongo
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por patriciaeluis Qui Ago 07, 2014 3:44 am

Belas noticias sim sr. os grifos já os tenho visto mas águia real é uma boa novidade.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por VozdoBerço Qui Ago 07, 2014 7:54 am

Eu propunha que colocasse essas interessantes observações no e-bird, uma vez que o PNPG ainda está muito "despido"...

Wink
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por patriciaeluis Qui Ago 07, 2014 11:12 pm

Não sei se estou enganado mas penso que o rio Fafião separa os distritos de Braga e Vila-Real assim sendo se os Abutres negros sobrevoavam o vale do rio trata-se de um novo registo para o Distrito de Braga.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 08, 2014 1:48 am

patriciaeluis escreveu:Não sei se estou enganado mas penso que o rio Fafião separa os distritos de Braga e Vila-Real assim sendo se os Abutres negros sobrevoavam o vale do rio trata-se de um novo registo para o Distrito de Braga.

Sem dúvida! Alguém consegue confirmar se o limite do distrito passa por aí?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por paulo dias Sex Ago 08, 2014 5:08 am

Boas

Gonçalo Elias escreveu:
patriciaeluis escreveu:Não sei se estou enganado mas penso que o rio Fafião separa os distritos de Braga e Vila-Real assim sendo se os Abutres negros sobrevoavam o vale do rio trata-se de um novo registo para o Distrito de Braga.

Sem dúvida! Alguém consegue confirmar se o limite do distrito passa por aí?

O Rio Fafião serve de "fronteira" entre esses distritos.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Empty Re: Abutres e Águia-real juvenil, no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos