Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terra fértil para abetardas

Ir para baixo

Terra fértil para abetardas Empty Terra fértil para abetardas

Mensagem por jheitor Dom Out 14, 2012 6:44 am

Terra fértil para abetardas

14.10.2012

fonte:sol.sapo.pt

Terra fértil para abetardas Ng1292877435x200


Companhia agrícola da Apariça tem prejuízo porque desde 2008 só pode regar 200 dos seus 1.500 ha no Alqueva, para proteger três espécies de aves.

A Companhia Agrícola da Apariça, proprietária de 2.750 hectares de terras no perímetro do Alqueva, pondera avançar com um pedido judicial de indemnização contra o Estado, por este ter inviabilizado o cultivo da maior parte dos seus terrenos agrícolas.

Em causa, explicou ao SOL o gestor daquela herdade familiar, José Guedes, está a perda de rendimento associada à protecção de três espécies de aves em vias de extinção: a abetarda, o sisão e o francelho, que ali têm o seu habitat natural, e cuja protecção legal impede que sejam implementados sistemas de rega em 1.500 hectares, «ou seja, em dois terços da propriedade».

A herdade da Apariça foi uma das duas propriedades da freguesia de S. Matias, no Baixo Alentejo, a ser integrada na Zona de Protecção Especial de Cuba, criada pelo Governo em 2008, seguindo directivas da União Europeia. A questão, diz o proprietário, é que «deveria ser o Estado a assumir os custos associados à protecção destas aves». «Temos as terras mais férteis da zona», lamenta.

Desde 2008, quando foram interrompidas as obras que visavam implementar o regadio para o cultivo de cereais como milho, trigo e girassol, a herdade está a suportar perdas de cerca de 800 mil euros por ano, segundo estima o gestor. «Por que tem de ser um privado a custear a conservação de espécies ambientais e não o Estado?», questiona José Guedes.

'Expropriação ao contrário'
«Trata-se de uma expropriação ao contrário», classifica: «Para o Estado não ser multado por Bruxelas, somos nós a suportar os encargos. E isso tem como resultado directo a não criação de emprego e perdas no desenvolvimento económico».

Na prática, a Companhia da Apariça apenas pôde instalar sete pivôs de rega em cerca de 200 hectares, através de um acordo assinado em 2009 com o então Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em vigor até 2015. Neste Programa de Gestão Agrícola, estão «salvaguardadas as condições para a conservação destas espécies estepárias», assinala Domingos Leitão, da SPEA. «As abetardas, por exemplo, são espécies em perigo, que precisam de zonas desarborizadas e de sequeiro para sobreviver», salienta. E acusa: «O que está em questão é que os mecanismos de compensação agro-ambiental criados pela Comissão Europeia não estão a funcionar. Não foram desenhados pelo Governo para a zona do Alqueva».

José Guedes, por seu lado, garante que as abetardas têm «aumentado precisamente na zona onde foram instalados os pivôs de rega» – diz, citando um estudo elaborado por técnicos da Companhia, em que se reporta que foram observados «55 machos em 2011, contra 37 em 2007».

O SOL questionou o Ministério da Agricultura sobre este caso, mas não foi possível obter respostas.

http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=60974
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos