Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais umas azinheiras prá fogueira

Ir para baixo

Mais umas azinheiras prá fogueira Empty Mais umas azinheiras prá fogueira

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 22, 2008 7:44 am

Parque Alqueva pode abater azinheiras


Governo atribuiu utilidade pública ao projecto liderado por José Roquette, que se compromete a plantar mais azinheiras

A sociedade promotora do Parque Alqueva, um megaprojecto turístico de mil milhões de euros, foi autorizada pelo Governo a proceder ao abate de um número máximo de 6484 azinheiras. O corte das árvores de espécie protegida numa área de 240,1 hectares foi ontem autorizado por despacho dos ministérios da Economia e da Agricultura que invoca a utilidade pública do investimento da empresa liderada por José Roquette.

O projecto da SAIP - Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações - recebeu uma declaração de impacto ambiental (DIA) favorável, mas condicionada à implementação de medidas de minimi- zação.

Um dos argumentos invocados no despacho é o compromisso de plantar 27 700 azinheiras, das quais 21 700 numa área de mil hectares dentro do Parque Alqueva. O empreendimento turístico irá ocupar uma área total de 2074 hectares. Estavam previstas cerca de 17 000 camas e campos de golfe.

Outra condição, aceite pelo promotor, é a de delimitar as unidades de exploração turística a 40% da área total. Porém, a autorização final para o abate das azinheiras só será dada após a execução das medidas compensatórias propostas.

A declaração de imprescindível utilidade pública é ainda justificada pelo impacto económico do investimento que foi classificado de PIN (potencial interesse nacional). A criação de 2103 postos de trabalho directos e 3008 indirectos, num total de 5111, e um investimento próximo dos mil milhões de euros, numa região com pouca população e elevado nível de desemprego, irão gerar "um inegável impacto positivo na economia local e regional". A reduzida oferta turística de qualidade no Alentejo, onde só há um hotel de 5 estrelas, é outro dos argumentos do Governo que realça o modelo de turismo baseado nas condições naturais e a inexistência de alternativas válidas para a sua localização.

Apesar das condições impostas à realização do investimento, o projecto é fortemente contestado pelas associação ambientalistas por causa do abate de árvores, mas também pelos efeitos que terá na qualidade da água da barragem de Alqueva.

Fonte: http://dn.sapo.pt/2008/08/22/dnbolsa/parque_alqueva_pode_abater_azinheira.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos