Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Turbinas eólicas causam hemorragias internas aos morcegos

Ir para baixo

Turbinas eólicas causam hemorragias internas aos morcegos Empty Turbinas eólicas causam hemorragias internas aos morcegos

Mensagem por daniel.sobral Sex Ago 29, 2008 3:00 am

Estudo canadiano
Turbinas eólicas causam hemorragias internas aos morcegos
26.08.2008 - 17h54 Nicolau Ferreira
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1340598&idCanal=13

Os morcegos têm motivos para temer as turbinas eólicas. Um estudo científico mostra que o movimento das pás causa uma diminuição da pressão atmosférica, fazendo rebentar os vasos sanguíneos dos pulmões destes mamíferos.

Desde que os postes para gerar energia eólica começaram a ser instalados por todo o mundo, começaram a aparecer cadáveres de morcegos à volta das turbinas. O pormenor estranho era a ausência de feridas ou hematomas externos em muitos indivíduos, que tornava inexplicável a razão da morte dos mamíferos. No caso das aves, os cadáveres aparecem com feridas e hematomas, indicando um choque contra as pás.

Ultimamente, a proporção entre morcegos e aves mortas tem-se tornado mais preocupante. Há locais em que o número de cadáveres dos mamíferos é quatro vezes maior do que o das aves, o que é estranho tendo em conta que o sonar detecta melhor objectos em movimento do que parados.

Erin Baerwald, da Universidade do Calgary, Canadá, investigou a questão no campo eólico em Alberta. “Enquanto apanhávamos carcaças, reparei que um grande número não parecia ter feridas externas”, explicou.

Dos 75 morcegos que dissecou, 69 apresentavam hemorragias internas. “Uma descida na pressão atmosférica ao redor das pás das turbinas é uma ameaça indetectável, e explica o grande número de fatalidades de morcegos”, diz a cientista. A velocidade com que as pás giram faz com que a pressão atmosférica desça. Quando os morcegos se aproximam demais das turbinas, esta diferença de pressão faz rebentar os vasos sanguíneos dos pulmões. Chama-se a esta condição barotrauma.

O artigo de Erin Baerwald é publicado hoje na revista científica Current Biology . O estudo mostra que 90 por cento das fatalidades envolveram hemorragia interna e só metade dos morcegos é que tocaram nas pás. A hemorragia não acontece nas aves porque a estrutura pulmonar é diferente e mais resistente.

Os investigadores portugueses também já detectaram este fenómeno. Uma das primeiras barreiras para se entender a verdadeira proporção do problema é a quantificação. “Os corpos são rapidamente apanhados pelos predadores e é geralmente difícil encontrar os cadáveres dos morcegos”, explica ao PÚBLICO Jorge Palmeirim, biólogo e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Muitas espécies de morcegos portugueses estão bem monitorizadas, principalmente as cavernícolas (as que vivem em grutas). Mas existem outras espécies que não existem dados populacionais nem se conhece a ecologia, o que impossibilita saber o efeito que esta pressão tem. “Estamos a falar de mais um factor de mortalidade que afecta espécies que já por si estavam ameaçadas”, explica o perito em morcegos.

A diminuição de insectos (o alimento dos morcegos), os atropelamentos, as sebes com arame farpado são factores que pressionam estes mamíferos, cuja ecologia não prevê este tipo de pressão. Por ano, os morcegos têm uma cria, o que não chega para responder às altas taxas de mortalidade.

Já existem propostas para lutar contra o problema. Parar as turbinas durante os meses em que os morcegos migram é uma das ideias. “Devia haver capacidade para controlar a actividade das turbinas”, diz Jorge Palmeirim. O biólogo sugere a paragem das turbinas durante as alturas em que existe menos vento, que é quando os morcegos estão mais activos nessas zonas
daniel.sobral
daniel.sobral

Número de Mensagens : 173
Idade : 44
Local : Almada
Data de inscrição : 24/06/2007

http://www.grupoflamingo.org

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos