Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Árvore evolutiva reúne todas as aves do mundo

Ir para baixo

Árvore evolutiva reúne todas as aves do mundo Empty Árvore evolutiva reúne todas as aves do mundo

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 01, 2012 2:50 am

Árvore evolutiva reúne todas as aves do mundo

01/11/2012- 05h13
O mundo abriga 9.993 espécies conhecidas de aves e, pela primeira vez, todas elas foram reunidas numa única e portentosa “árvore genealógica” por uma equipe internacional de cientistas, cujo objetivo é desvendar os padrões que guiaram a evolução desses animais.
O estudo, publicado no site da revista científica “Nature”, combinou dados de DNA com análises mais tradicionais, que levam em conta a anatomia dos bichos, para traçar a árvore evolutiva das espécies de aves.

Segundo a equipe, liderada por Walter Jetz, da Universidade Yale (EUA), os dados mostram que a diversificação dos ancestrais das aves de hoje explodiu inicialmente há cerca de 50 milhões de anos.
A partir daí, uma série de “invenções” evolutivas –como as adaptações características dos beija-flores e dos papagaios, por exemplo– facilitaram o surgimento de linhas muito diversificadas, algumas “apenas” 5 milhões de anos atrás.
Os cientistas verificaram também que os grupos de aves que viviam em locais sujeitos a surtos constantes de mudança climática ou em ilhas tendiam a passar por mais episódios de formação de novas espécies. As regiões do planeta campeãs nesses processos são as Américas do Norte e do Sul e certas regiões da Ásia.


Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/11/arvore-evolutiva-reune-todas-as-aves-do-mundo/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos