Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LPN cria rede de campos para alimentar abutre-preto no sudeste alentejano

Ir para baixo

LPN cria rede de campos para alimentar abutre-preto no sudeste alentejano Empty LPN cria rede de campos para alimentar abutre-preto no sudeste alentejano

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 04, 2012 4:20 pm

LPN cria rede de campos para alimentar abutre-preto no sudeste alentejano
Data: 2 Novembro 2012
Fonte: regiao-sul.pt

A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) está a criar campos de alimentação para abutre-preto no sudeste alentejano para permitir à ave necrófaga, "criticamente em perigo", estabelecer-se e voltar a reproduzir-se na região.

A rede de campos de alimentação para aves necrófagas está a ser criada no âmbito do Projeto LIFE - Natureza "Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal" e já tem quatro campos licenciados e a funcionar nas regiões de Moura, Mourão e Barrancos e do Vale do Guadiana, explica a LPN, em comunicado enviado hoje à Lusa.

A utilização dos quatro campos por abutres-pretos já foi confirmada, sublinha a LPN, referindo que "em breve" mais locais integrarão a rede, que irá disponibilizar alimento para o abutre-preto e pretende "melhorar as condições para a alimentação e o estabelecimento" da ave no sudeste alentejano.

Através da rede e de outras medidas de conservação do abutre-preto, que estão a ser desenvolvidas, o projeto espera que a ave, "criticamente em perigo", possa, "num futuro próximo", ter condições para voltar a reproduzir-se no sudeste alentejano, frisa a LPN.

Segundo a LPN, os campos de alimentação da rede consistem em pequenas áreas devidamente vedadas e acessíveis apenas a aves necrófagas e são criados em colaboração com propriedades ou zonas de caça públicas e privadas, "tirando partido das carcaças e subprodutos das explorações pecuárias e da atividade cinegética".

Os campos "obedecem a rigorosos procedimentos sanitários e de gestão e monitorização", para que "possam contribuir para a melhoria da disponibilidade alimentar do abutre-preto sem colocarem em causa a saúde pública", sublinha a LPN.

A LPN frisa que os campos da rede são licenciados de acordo com a legislação nacional e comunitária, estão em "total articulação com os sistemas oficiais de recolha e eliminação de subprodutos animais" e irão contribuir para os objetivos da Estratégia para a Conservação das Aves Necrófagas de Portugal atualmente em preparação.

O projeto LIFE - Natureza "Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no sudeste de Portugal" pretende contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência e de reprodução do lince-ibérico e do abutre-preto, "duas espécies criticamente em perigo e com importantes funções no ecossistema no sudeste de Portugal, beneficiando ainda outras espécies ameaçadas de extinção".

Coordenado pela LPN, o projeto, que conta com a parceria de várias instituições públicas e privadas, arrancou em janeiro de 2010 e termina em dezembro de 2013 e é cofinanciado em 75% pelo Programa LIFE - Natureza da Comissão Europeia.

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=131556
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos