Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Número de cagarros salvos este ano nos Açores diminuiu

Ir para baixo

Número de cagarros salvos este ano nos Açores diminuiu Empty Número de cagarros salvos este ano nos Açores diminuiu

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 16, 2012 4:37 pm

Número de cagarros salvos este ano nos Açores diminuiu
Data: 16 de Novembro
Fonte: jn.pt

O número de aves marinhas salvas este ano, durante a campanha SOS-Cagarro, não chegou aos 2.000, devido à presença de menos animais no arquipélago, situação que está a ser estudada pelos cientistas.

Os números foram apresentados hoje, em conferência de imprensa, na cidade da Horta, pelo diretor regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, segundo o qual foram salvos apenas 1.987 cagarros, número inferior aos anos anteriores.

"Houve, de facto, segundo a Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves e segundo o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, um menor número de casais nidificantes no arquipélago este ano", sublinhou Frederico Cardigos.

Segundo explicou, "não se sabe" ainda as razões para esta quebra de cerca de um terço do número de aves marinhas que habitualmente procura os Açores para nidificar, mas de acordo com alguns investigadores, esta situação poderá estar relacionada com a existência de "menos comida" para as aves.

A comunidade científica está, entretanto, a tentar encontrar justificação para esta redução, porque os Açores têm um papel muito importante no desenvolvimento desta ave marinha, já que, cerca de 75% da população de cagarros existente em todo o mundo, nidifica nas ilhas.

Frederico Cardigos entende que este facto vem realçar ainda mais a importância da campanha SOS-Cagarro, que todos os anos junta centenas de voluntários, instituições, empresas e particulares, que recolhem os animais caídos na estrada, encadeados pela iluminação pública e pelas luzes dos automóveis.

O diretor regional dos Assuntos do Mar considera também que a redução da iluminação pública e do trânsito automóvel nalgumas artérias durante a noite, terá permitido que muitos tenham regressado ao mar sem necessitar da ajuda do homem.

São Jorge, São Miguel, Pico e Faial, foram as ilhas onde se registou maior número de salvamentos este ano, durante o período da campanha, que decorreu de meados de outubro a meados de novembro.

http://www.jn.pt/blogs/osbichos/archive/2012/11/16/n-250-mero-de-cagarros-salvos-este-ano-nos-a-231-ores-diminuiu.aspx
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos