Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis

2 participantes

Ir para baixo

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis Empty Larus marinus vs Larus michahellis michahellis

Mensagem por JMorgado Sex Dez 07, 2012 12:07 pm

Boa Noite,

Ultimamente tenho tido algumas dúvidas referentes à Identificação de 1º Invernos referentes a estas duas espécies... Isto porque tenho encontrado Larus michahellis muito grandes e possantes.

Quando encontro aves adultas, ou 2º ano para cima, não é muito complicado pois a cor do manto exclui logo uma ou outra espécie, mas quando encontro aves juvenis/1º inverno, não é uma tarefa assim tão simples e o critério que tenho usado, baseia-se mais na parte inferior do bico e proporção do tamanho do olho em relação à cabeça... tendo as michas um olho maior que os marinus em proporção, que parecem demasiado pequenos para a sua cabeça.

Um desafio surgiu-me quando me deparei com um L. michahellis michahellis macho e um L.marinus muito branco, em que a certa altura não sabia bem se podia excluir ambas as espécies...

Deixo aqui ambos os indivíduos...

Larus michahellis:

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis Michaelis3b5
Larus marinus vs Larus michahellis michahellis Larusmichahellismichahe

Larus marinus:

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis Larusmarinus1inverno

Vinha assim pedir ajuda, para conseguir distinguir estas espécies com base somente na sua plumagem... pois é onde tenho mais dificuldade...

Muito Obrigado

Cumprimentos,
João Morgado
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis Empty Re: Larus marinus vs Larus michahellis michahellis

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 07, 2012 12:55 pm

É bastante válida a tua duvida João, já que os tamanhos se sobrepoem, como é o caso de um macho de michahellis do mediterraneo como a ave da foto e uma femea de marinus pequena, que não é o caso da tua ave(é enorme). Como tu proprio já disses-te deves continuar a usar a proporção do olho versus cabeça versus bico assim como a projecção curta das asas em marinus.

Claro que a ave acima tinha uma anilha, mas não tendo, terias de te apoiar em caracteristicas de ID de ambas as espécies.

Começarias então pela idade: é um 2cy/2º inverno, com escapulares e coberturas já de 3ª geração cinzentas claras, e olhos com iris clara....o que exclui qualquer marinus puro e não obviamente possiveis hibridos. Terias sim duvidas caso a ave ainda estivesse atrasada e apresentasse iris escura, coberturas de 2ª geração ou mesmo de 1ª....em suma identificares a idade da ave, é o mais importante. O teu erro está em pensares de que se trata de aves de 1º inverno quando na realidade são as 2 de 2ºinv.

deves-te lembrar desta ave??? Muito semelhante à tua michahellis michahellis mas de proporções ainda mais avantajadas

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis P1060740+(2)+(800x527)

um abraço, Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis Empty Re: Larus marinus vs Larus michahellis michahellis

Mensagem por JMorgado Sex Dez 07, 2012 4:57 pm

Obrigado Rui Very Happy

Pois a L.michahellis ainda estava indeciso entre 1º ou 2º inverno mas o marinus pensava que era mesmo um 1º inverno, por não ter ainda penas escuras no manto... Ainda tenho de aprender muito Embarassed

Quando cheguei a casa, pelas fotos e pelo video que fiz confirmei que era uma micha e quando vi a informação da anilha não restaram dúvidas, e quando o anilhador me mandou a informação vi que era um 2ºcy...

Sim lembro-me dela lá em Algés Smile Agora vejo que ainda tem o olho mais pequeno em proporção que a da imagem que postei... essa ave um ano mais nova (sem penas cinza claras), devia ter sido um problema para mim em termos de identificação também... teria de seguir o teu conselho e ver a iris e a projecção das primárias!

Uma coisa que me tem deixado muito triste é ver uma grande quantidade de gaivotas sem uma perna, ou parcialmente amputadas... diria mesmo por volta dos 3-5% de aves... isso e a falta de civismo das pessoas Evil or Very Mad

Abraço,
João
JMorgado
JMorgado

Número de Mensagens : 150
Data de inscrição : 18/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Larus marinus vs Larus michahellis michahellis Empty Re: Larus marinus vs Larus michahellis michahellis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos