Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quercus critica autorização do Governo para projeto turístico na costa alentejana

Ir para baixo

Quercus critica autorização do Governo para projeto turístico na costa alentejana Empty Quercus critica autorização do Governo para projeto turístico na costa alentejana

Mensagem por jheitor Qui Dez 13, 2012 3:03 pm

Quercus critica autorização do Governo para projeto turístico na costa alentejana

12-12-2012

fonte : regiao-sul.p

A associação ambientalista Quercus acusou hoje o Governo de “ceder a interesses imobiliários”, ao autorizar um projeto turístico junto a Vila Nova de Milfontes (Odemira), no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização considera que se trata de uma “má decisão do atual Governo”, uma vez que o empreendimento irá afetar “gravemente” a integridade daquela zona protegida.

De acordo com a Quercus, o projeto será responsável pela destruição do habitat de espécies vegetais e animais, por alterações no estuário do rio Mira, com a construção prevista de dois ancoradouros para barcos de recreio, e pela conversão de terrenos agrícolas em espaço urbanizado, entre outras consequências.

A associação ambientalista critica a insistência “num desajustado modelo de desenvolvimento turístico-imobiliário que potencia o endividamento externo do país”, com um projeto cujo desfecho, vaticina, poderá ser “a falência e o passivo ambiental”, a exemplo de outros empreendimentos.

O “Projeto de Desenvolvimento Turístico e Ambiental de Vila Formosa”, aprovado a 30 de novembro pelo Governo, segundo a Quercus, terá 55 hectares de área urbanizada, “onde se prevê a existência de um hotel, dois aldeamentos turísticos e um equipamento de animação autónoma destinado à prática desportiva e à animação de eventos temáticos”.

A organização teme que o projeto coloque “em risco” os “compromissos perante a União Europeia”, já que a área se encontra integrada em Zona de Proteção Especial para as Aves e em Sítio de Importância Comunitária, denominados “Costa Sudoeste” e constituintes da Rede Natura 2000.

Por este motivo, a Quercus adianta que irá “efetuar uma queixa à Comissão Europeia por violação das Diretivas Habitats e Aves”.

Alegando “ilegalidades evidentes”, como o facto de o projeto se situar numa zona onde “não se permite a instalação de novos espaços edificados” e violar o Plano Diretor Municipal de Odemira, a associação pondera também “agir judicialmente para repor a legalidade e evitar mais este atentado contra a integridade” do PNSACV.

Os ambientalistas referem ainda que esta autorização foi possível graças à “inclusão de um parágrafo”, com efeitos até ao final deste ano, na legislação, de fevereiro de 2011, que instituiu o Regulamento do Plano de Ordenamento do PNSACV.

“Um estratagema do anterior Governo para beneficiar claramente os promotores que tentam, há muitos anos, urbanizar o que ainda resta da Costa Alentejana e Vicentina”, alegam.

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=132596

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos