Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UC lidera primeiro estudo de transmissão de doenças infecciosas por aves

Ir para baixo

UC lidera primeiro estudo de transmissão de doenças infecciosas por aves   Empty UC lidera primeiro estudo de transmissão de doenças infecciosas por aves

Mensagem por jheitor Seg Jan 07, 2013 5:05 am

UC lidera primeiro estudo de transmissão de doenças infecciosas por aves
07/01/2013 - 09:55
fonte:rcmpharma.com

O melro-preto é um dos principais hospedeiros reservatório da bactéria Borrelia burgdorferi s.l., responsável pela borreliose de Lyme – uma doença que, se não for tratada no estádio inicial, provoca lesões graves no sistema neurológico, dermatológico e articular. Esta é a principal conclusão do primeiro estudo realizado em Portugal focado no papel das aves como agentes de disseminação de doenças infecciosas e como reservatório da bactéria Borrelia burgdorferi s.l., que é mantida na natureza por vários grupos de vertebrados, incluindo para além das aves, algumas espécies de mamíferos e répteis. Esta bactéria é transmitida por carraças, especialmente a Ixodes ricinus. Avança a Universidade de Coimbra (UC), em comunicado de imprensa.


Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o estudo foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos por uma equipa de cinco investigadores da UC, do Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e da Universidade de Neuchâtel (Suíça).


A borreliose de Lyme, cuja incidência é particularmente elevada nas regiões temperadas do hemisfério norte, detectou-se pela primeira vez em Portugal em 1989, tendo sido diagnosticado o primeiro caso na região de Évora. Desde então, cerca de 35 novos casos surgem anualmente.


Embora a incidência da patologia seja baixa no nosso país, “é importante estar informado sobre o risco de transmissão desta doença e saber como a prevenir porque o seu diagnóstico é difícil uma vez que os sintomas iniciais são idênticos aos de outras doenças. Esta pesquisa fornece informações valiosas para definir a áreas de risco e fatores que influenciam a emergência de patologias transmitidas por carraças e, eventualmente, evitar surtos de doenças”, assevera Cláudia Norte, coordenadora do estudo que já foi publicado nas revistas internacionais Environmental Microbiology e Experimental Applied Accarology.


Por outro lado, prossegue a investigadora, “cada vez mais as pessoas viajam para outros países, incluindo para zonas onde a prevalência é elevada. A informação é essencial para que se tome os devidos cuidados». Assim, aconselha, «o uso de roupas claras para um passeio no campo ou em matas, onde normalmente existem carraças, e o cuidado de verificar se alguma carraça se alojou no corpo. Em caso afirmativo, retirá-la o mais rapidamente possível porque a bactéria demora algumas horas a passar efectivamente para o homem. Após a picada, se a doença não for devidamente tratada com antibiótico, numa fase inicial, bactéria pode disseminar-se pelo organismo e provocar lesões graves aos níveis neurológico, cardíaco e articular”.


O estudo que permitiu ainda a identificação de uma nova estirpe da bactéria em Portugal – B. turdi – compreendeu a captura de aves abundantes em Portugal (cerca de 20 espécies) para recolha de amostras de sangue e de outros tecidos e de carraças que estivessem a parasitar as aves. Amostras essas que foram avaliadas, ao nível molecular, para verificar se estavam infectadas com a bactéria Borrelia burgdorferi s.l..


As colheitas foram realizadas na Tapada de Mafra e na Mata do Choupal, mensalmente, durante um ano, para avaliar as variações sazonais – abundância, distribuição e infestação de carraças. Com esta abordagem, os investigadores obtiveram informações sobre quais os tipos de aves que mais contribuem para a manutenção de diferentes espécies de carraças e, naturalmente, para os agentes patogénicos que possam transportar.

http://www.rcmpharma.com/actualidade/id/07-01-13/uc-lidera-primeiro-estudo-de-transmissao-de-doencas-infecciosas-por-aves

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos