Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projecto contestado na Lagoa dos Salgados terá avaliação ambiental

Ir para baixo

Projecto contestado na Lagoa dos Salgados terá avaliação ambiental Empty Projecto contestado na Lagoa dos Salgados terá avaliação ambiental

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 09, 2013 5:01 am

Projecto contestado na Lagoa dos Salgados terá avaliação ambiental
Data: 08/01/2013
Fonte: publico.pt

Projecto contestado na Lagoa dos Salgados terá avaliação ambiental 743681?tp=UH&db=IMAGENS&w=749
Na lagoa nidificam 45 espécies de aves

O Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território decidiu submeter a avaliação de impacte ambiental um grande projecto turístico que organizações não-governamentais temem que vá destruir a Lagoa dos Salgados, no Algarve.

O projecto prevê a construção de três hotéis, seis aldeamentos e um campo de golfe, num local referenciado como sítio de nidificação de 45 espécies de aves. Mas a zona não pertence a nenhuma área protegida, nem à Rede Natura 2000 – a malha de zonas de interesse natural a preservar na Europa – e o projecto está integrado num plano de pormenor já aprovado. Por isso não necessitaria, segundo a legislação, de passar pelo processo de avaliação ambiental.

Mas muitos têm sido, porém, os protestos. Em Outubro passado, seis associações ambientalistas e uma centena de cidadãos reuniram-se na Praia Grande, numa acção contra a potencial ameaça que o projecto alegadamente representa para a lagoa.

Na mesma altura, o secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, pediu um parecer à Agência Portuguesa do Ambiente sobre a conveniência de uma avaliação ambiental formal.

Agora, o secretário de Estado afirma que o projecto vai mesmo ter de passar pelo processo avaliação, que inclui a elaboração de um estudo de impacte ambiental, uma consulta pública e uma decisão final, que é vinculativa e pode incluir várias condicionantes. “Consideramos que é importante que possam ser identificados os impactes que resultarão da implementação das infra-estruturas e da componente edificada do referido projecto de empreendimento”, diz Pedro Afonso de Paulo, num comunicado difundido esta terça-feira.

http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/projecto-contestado-na-lagoa-dos-salgados-tera-avaliacao-ambiental-1579927
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos