Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Garça-real com comportamento peculiar

2 participantes

Ir para baixo

Garça-real com comportamento peculiar Empty Garça-real com comportamento peculiar

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Out 20, 2008 12:03 pm

Boas,

estava hoje eu mais o Pedro Fondinho deitando um olhinho no que parava no intertidal no Parque do Tejo, quando dou por mim a seguir de perto uma garça-real (Ardea cinerea) que andava claramente com ela fisgada num cardume que nadava no canal. Ficamos a espera a ver no que dava, e nao tardou a haver um arpoamento de uma bela tainha. Com o peixe ainda a mexer a garça caminhou calmamente para a margem, pos a tainha na lama e bicou-a na zona do "pescoço", abanando ate - suponho eu - lhe partir a coluna. A tainha deixou de se mexer. Esperamos mais, a ver quando a garça iria engolir o peixe (sim, estavamos claramente em modo voyeur-carniceiro Smile ). A ave vai de lavar o bico, uma e outra vez, e nisto afasta-se! Vai se afastando cada vez mais para a agua. Passado um bocado volta, torna a bicar a tainha (que nao se mexia), torna a lavar o bico, e torna a afastar-se. Nisto vem a voar uma gaivota-d'asa-escura (Larus fuscus), que ao ver carniça facil para e arrasta a tainha um pouco mais para cima. A garça, vendo a cena, voa rapidamente ate ao local, espanta a gaivota, arpoa de novo a tainha e leva-a para junto a agua. E nisto afasta-se de novo. A gaivota, que se tinha afastado apenas o necessario, volta a carga e leva a tainha um pouco mais para cima. A partir daqui a garça ignorou a gaivota (que entretanto ja tinha a perna um juvenil da mesma especie, um guincho (Larus ridibundus) e mesmo um perna-vermelha (Tringa totanus) que ali ficou expectante.

Achei curioso. Para que andar a pescar assim? Estara enjoada de tainha? Smile
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Garça-real com comportamento peculiar Empty Re: Garça-real com comportamento peculiar

Mensagem por pedro121 Sex Out 24, 2008 9:08 am

Boas

Não teria fome? Ao ler a descrição das atitudes da garça o que me veio á cabeça foi um gato a brincar com a comida, mas que não come por não ter fome, por outro lado tainha todos os dias deve ser algo enjoativo... Wink
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos