Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Castelo de Marvão

3 participantes

Ir para baixo

Castelo de Marvão Empty Castelo de Marvão

Mensagem por Sofia Melo Sex maio 31, 2013 10:53 am

Cheguei terça-feira passada a Marvão e dirigi-me ao castelo para descobri que agora se paga entrada (€1,30). Valor simbólico, destinado à conservação e dinamização do castelo atribuídas ao Centro Cultural de Marvão.

Descobri também que iria abrir uma cafetaria e uma galeria de arte (eventualmente mais uma loja além da actual loja de artesanato), numa folha A4 impressa a cor podíamos ler:

"O Centro Cultural de Marvão tem a honra de convidar V. Exas., no dia 2 de Junho (Domingo) pelas 17h, a estarem presentes na Apresentação de dois novos espaços no Castelo de Marvão - a Cafetaria "O Forno" e a Galeria "Mostra-me". Seguidamente terá lugar um concerto de “Ensemble Mensurable”: canções da europa profana do século XVI, na Torre de Menagem do Castelo."

Fui também informada que se projectam outras actividades musicais (de outros géneros e com DJ´s reconhecidos) para dar vida ao castelo nesta primavera/verão.

Perguntei então pelo concerto do melro azul, desconheciam. E se na torre de menagem já não havia os ninhos das andorinhas das rochas, ao que me responderam "acabam sempre por cair".

Então, resolvi procurar informação oficial sobre as aves de Marvão e encontrei no site da câmara. Afinal conhecem e preocupam-se. Li tudo e fiquei contente.

"A vila de Marvão localiza-se sobre uma crista quartzítica ( a maior e mais alta crista quartzítica a sul do Tejo ). As cristas quartzíticas possuem algumas particularidades ornitológicas, que poucos se apercebem, mas que pela sua importância aqui deixamos este pequeno apontamento.
Na crista quartzítica de Marvão nidifica uma das aves mais raras de Portugal, o Chasco-Preto, Oenanthe leucura. Podemos contemplar o seu voo entrecortado, de plumagem negra, com parte da cauda branca, de porte um pouco menor a um melro. É muito fácil a sua observação na vila de Marvão, a partir das muralhas, quer na vertente oeste quer na norte.
[...]
Em atenção à raridade da espécie, todas as actividades humanas que possam-lhe causar incómodo devem ser acauteladas e ponderada a sua utilidade. Jóia do Alentejo, Marvão, possui para além do seu património, uma ave bela e rara, estando protegida, quer pela Lei da Caça, Convenção de Berna e Directiva das Aves."

Texto retirado de http://www.cm-marvao.pt/pt/patrimonio-ambiental/fauna, consultado em 31/05/2013


Ver com facilidade um chasco preto por 1,30 é muito melhor que fotografar um melro azul !!

Gostaria no entanto que me explicassem a imagem que acompanha este artigo intitulado Aves de Marvão, exclusivamente dedicado ao chasco preto e ilustrado com ... ??
Sofia Melo
Sofia Melo

Número de Mensagens : 130
Idade : 51
Local : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Marvão Empty Re: Castelo de Marvão

Mensagem por Sofia Melo Sex maio 31, 2013 10:58 am

http://www.cm-marvao.pt/pt/patrimonio-ambiental/fauna
Sofia Melo
Sofia Melo

Número de Mensagens : 130
Idade : 51
Local : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Marvão Empty Re: Castelo de Marvão

Mensagem por Jorge Saraiva Sex maio 31, 2013 11:11 am

Ola Sofia
no texto vejo uma gineta e um grifo. É a estes que te referes?
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Marvão Empty Re: Castelo de Marvão

Mensagem por Sofia Melo Sex maio 31, 2013 11:13 am

Sim, não entendi pq acompanha um grifo um texto onde só se fala do chasco preto...
Sofia Melo
Sofia Melo

Número de Mensagens : 130
Idade : 51
Local : Lisboa
Data de inscrição : 26/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Marvão Empty Re: Castelo de Marvão

Mensagem por Jorge Saraiva Sex maio 31, 2013 12:04 pm

Pois...
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Marvão Empty Re: Castelo de Marvão

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 02, 2013 9:42 am

O texto que surge no link indicado pela Sofia parece-me estar muito desactualizado. A última vez que vi chasco-preto em Marvão foi em 1999 (ou seja há 14 anos), e não tenho conhecimento de quaisquer observações mais recentes, nem em Marvão nem aliás em qualquer outro local a sul do rio Tejo. Gostaria de estar enganado mas suspeito que os chascos-pretos estejam efectivamente extintos em Marvão.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Castelo de Marvão Empty Re: Castelo de Marvão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos