Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

patos

+5
Gonçalo Elias
pedro121
José Loureiro
Pedro Marques
David Rodrigues
9 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

patos Empty patos

Mensagem por David Rodrigues Qui Out 30, 2008 12:29 pm

Em meados de Setembro comemorei os 15 anos de anilhagem em S. Jacinto (no Paul da Madriz começou em Junho de 1993 mas no últimos anos não se anilharam patos lá), com a captura record de 19 streperas num dia – com as 8 crias que anilhámos antes, esta época já anilhámos mais bichos desta espécie do que em todos os anos anteriores (ver captures em http://pt-ducks.naturlink.pt).

De salientar que todos os 19 foram capturados com uma técnica desenvolvida no Inverno passado.

Como destes só um ficou em S.Jacinto, quer dizer que andam frisadas marcadas por aí e há que estar de olho aberto, em especial no Sul – deviam ser bichos migradores de passagem.

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Boas Festas

Mensagem por David Rodrigues Ter Dez 23, 2008 1:46 pm

patos Anasam10
Na época passada, vi um macho desta espécie apenas uma vez na "pateira" de S. Jacinto. Esta época este macho já é visto há mais dum mês pelo que deverá ficar mais umas semanas. Não é o mesmo pois é um macho jovem.
Aviso que já combinei com os vigilantes da área que quem saltar a vedação verá o seu material óptico e fotográfico apreendido, que reverterá a favor do estudo dos patos... Smile Do observatório das visitas geralmente vê-se o bicho.
Actualizei as fotos no http://pt-ducks.naturlink.pt com a Piadeira e referência a esta espécie, assim como as capturas e nasalsaddles.

Boas Festas!

David

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Pedro Marques Ter Dez 23, 2008 2:35 pm

Ok, Ok Twisted Evil
Também tirei fotos a um real na Ponta da erva com "nasalsaddle" e não digo nada lol! lol!

1 Abraço e FELIZ NATAL santa ,
Pedro

Ps: o real tem "nasalsaddle" mas não se consegue ler nada devido ao ângulo da foto Sad
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por David Rodrigues Qua Dez 24, 2008 8:18 am

Não avisei antes pois o bicho não andava numa zona em que se conseguisse ver do observatório dos visitantes - andou inicialmente noutra lagoa, sem acesso público.
A questão da referência à vedação é porque não é o primeiro nem o segundo que se entusiasma e é apanhado lá dentro e geralmente os bichos é que sofrem pois são espantados pelos artistas...
A ir a S. Jacinto é de manhã quando a luz está melhor no observatório das visitas - se estiver céu limpo.
Para além do código alfanumérico, a cor das marcas nasais indica os locais de marcação dos bichos. A marca que viste era branca ou azul?

David

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Pedro Marques Qua Dez 24, 2008 8:30 am

Very Happy

Há coisas que nunca fiz nem farei por uma boa (ou má Smile ) fotografia.

A marca é sem sombra de dúvida branca.

1 Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por David Rodrigues Qua Dez 24, 2008 9:54 am

Sendo assim o bicho foi marcado em S. Jacinto, logo fez alguns quilómetros! Não há muitos movimentos desde a Ria de Aveiro/Baixo Mondego e a Bacia do Tejo/Sul.
Concordo contigo que há coisas que não se devem fazer por uma boa foto ou uma boa captura. Posso te dizer que já preferi não arriscar "fazer sofrer" 18 creccas em vez de uma possível captura de Anas americana e nunca marquei nenhuma... Crying or Very sad

Um abraço e Boas Festas,

David

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por José Loureiro Sex Dez 26, 2008 7:45 am

...
Viva
Aviso que já combinei com os vigilantes da área que quem saltar a vedação verá o seu material óptico e fotográfico apreendido, que reverterá a favor do estudo dos patos... Do observatório das visitas geralmente vê-se o bicho.
De facto, já que agora se refere este aspecto, devo dizer que o observatório (ou melhor, a sua localização) existente na pateira não me parece o mais adequado. Primeiro dista a demasiados metros da água e onde se encontram as aves que vamos observar. Segundo está situado numa posição muito elevada em relação à do nível da água. Não que estes aspectos justifiquem a quebra das regras estipuladas, designadamente o saltar a vedação! Mas é sempre um bom motivo para reflectirmos porque é que alguém o faz!
Tendo já estado no dito observatório, pela experiência pessoal, posso dizer que nem com uma objectiva de 600mm se conseguem fotos dignas de algum pormenor pelos motivos que acima referi.
De todos os observatórios de aves que até hoje vi, acho que posso dizer que é dos mais distantes às aves. Embora os patos sejam aves de porte médio, no sitio em que está situado, sem a ajuda de binóculos pelo menos para mim que não sou grande perito em aves, torna-se difícil a sua identificação.
Acredito e aceito por completo que em primeiro está a tranquilidade e a não interacção do Homem no habitat dessas aves, mas acho que provavelmente era possível "arranjar" outro sitio mais perto e ao nível da água, nomeadamente disfarçado pela vegetação existente para o colocar.
Enfim aqui fica a minha opinião... que vale o que vale.
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por pedro121 Sex Dez 26, 2008 8:16 am

joseloureiro escreveu:...
De facto, já que agora se refere este aspecto, devo dizer que o observatório (ou melhor, a sua localização) existente na pateira não me parece o mais adequado.

Boas

Outra situação, eu só tentei ir a S. Jacinto e não tive tempo para explorar convenientemente a área (estava em viagem) mas as indicações para o Observatório pareceram-me insuficientes para o localizar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por José Loureiro Sex Dez 26, 2008 8:32 am

mas as indicações para o Observatório pareceram-me insuficientes para o localizar.
Referes-te às indicações exteriores (sinalética das estradas) ou às existentes já no interior da Reserva Natural de S. Jacinto?
Na Reserva, anda-se bastante a pé mas acabas por encontar a Pateira. Embora, penso que há vários caminhos possíveis e uns são mais directos que outros. Quanto às indicações exteriores... penso que só quando lá se chega é que se vê a placa! Ou então eu sou distraído...
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 26, 2008 8:35 am

joseloureiro escreveu:De todos os observatórios de aves que até hoje vi, acho que posso dizer que é dos mais distantes às aves.

Viva Loureiro,

Já agora podes dizer quais são os mais próximos? Pergunto isto porque em Portugal não há assim tantos observatórios...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por pedro121 Sex Dez 26, 2008 8:37 am

joseloureiro escreveu:
Referes-te às indicações exteriores (sinalética das estradas) ou às existentes já no interior da Reserva Natural de S. Jacinto?
Na Reserva, anda-se bastante a pé mas acabas por encontar a Pateira. Embora, penso que há vários caminhos possíveis e uns são mais directos que outros.

Precisamente, a sinalética dentro da reserva não é exactamente clara, existem vários caminho pedestres mais ou menos bem assinalados mas não vi nenhuma indicação sobre qual deles é que conduzia directamente ao observatório, o que teria lógica para evitar que as pessoas andem as voltas a tentar dar com o sitio.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por David Rodrigues Sáb Dez 27, 2008 12:47 pm

joseloureiro escreveu:...
Mas é sempre um bom motivo para reflectirmos porque é que alguém o faz!

Pois é Loureiro, então reflecte lá comigo: - porque é que alguém destrói os portões (e rouba as respectivas estruturas), que ladeiam o observatório da pateira?

Lá que há coincidências há, mas fico a reflectir porque é que isso aconteceu no dia a seguir a ter aqui ter desejado Boas Festas a todos!!! Os portões já existiam há 3 anos...

Bem só posso desejar um muito melhor 2009 aos responsáveis pelo facto, pois devem ter uma vida muito triste!

Quanto à localização do observatório, é a melhor para minimizar a perturbação dos visitantes, embora concorde que podia estar mais baixo e perto da água - não está, pois não havia "disponibilidade" para reduzir o talude. Não sei se já tiveram no observatório e entrar uma visita duma escola, com mais de 30 "hiperactivos"...
Não é um observatório para fotografia com teleobjectiva, embora seja possível, mas quem quer ver patos usa binóculos e telescópios!
Dá perfeitamente para digiscopy - a fotografia das creccas/carolinensis que está nas fotos do pt-ducks foi tirada de lá e com os bichos já algo distantes.

Quanto às indicações para o observatório, pela conversa concluo que pode ter acontecido 2 situações:
- vocês são dos "penetras" que fazem as visitas em dias não permitidos (Domingos, quintas-feiras e feriados - devido à caça na Ria) e/ou fora de horas, logo sem autorização do pessoal da reserva (doutra forma, se pedirem, eles dão-vos as informações de como chegar ao observatório rapidamente);
- são dos que chegam à reserva e não encontram ninguém, o que também pode acontecer, mas está lá informação escrita em vários idiomas, para além de pelo menos um mapa...

Para os interessados, posso informar que hoje estava lá uma carolinensis - não procurei a Piadeira americana.

Um abraço,

David

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por pedro121 Sáb Dez 27, 2008 1:04 pm

David Rodrigues escreveu:
- são dos que chegam à reserva e não encontram ninguém, o que também pode acontecer, mas está lá informação escrita em vários idiomas, para além de pelo menos um mapa...

Boas

Foi o meu caso, cheguei em cima da hora de almoço e já não estava ninguém no centro interpretativo, e como estava em viagem não pode esperar, no entanto não achei as indicações particularmente úteis, é certo que estavam lá, mas...eram como diz um amigo meu Belga indicações á Portuguesa Very Happy Very Happy, isto não é uma critica é apenas uma indicação por parte de um visitante de um ponto em que pode haver uma melhoria.

De qualquer modo faço tenção de voltar assim que possível, vou tentar ir no próximo mês antes que os patos voem.... Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Dez 27, 2008 1:05 pm

A sensação com que fico é que a vigilância é insuficiente para fazer face às "solicitações" (sendo este termo entendido no sentido mais amplo possível). Também sabemos que esse problema acontece noutras áreas protegidas.

Por isso, respondendo à questão do Loureiro, que também é a tua, apenas me ocorre dizer: quem quer que o tenha feito, fê-lo porque, independentemente do seu intuito, sabe que tem grandes hipóteses de sair impune porque a vigilância não é eficaz (seja lá porque os meios sáo insuficientes ou porque motivo seja). Ora se o crime compensa, o ladrão avança.

É mais ou menos como os borlistas do Metro: eram hordas deles e a fiscalização era insuficiente. Por isso os borlistas tinham grandes hipóteses de não serem apanhados, ainda para mais quando os fiscais andavam fardados e eram topados à distância. Um belo dia o inevitável aconteceu: a rede foi fechada. Agora é preciso ter bilhete para passar pelas máquinas. É uma solução agradável? Não. É eficaz? É. A mentalidade vigente a isso obriga.

Nós vivemos num país em que a generalidade das pessoas ainda valoriza pouco o cumprimento das regras estabelecidas e procura furar o sistema sempre que pode. É mentalidade dominante e isso não se muda de um dia para o outro. Por isso para pôr certas coisas a funcionar há que fazer o correspondente investimento em fiscalização e vigilância. Penso eu de que...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por scirpaceus Sáb Dez 27, 2008 2:12 pm

Está um post em http://ambio.blogspot.com/2008/12/ordenamento-e-gesto-de-reas-protegidas_6684.html que dá alguma informação sobre esta questão da vigilância em áreas protegidas

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por José Loureiro Sáb Dez 27, 2008 2:21 pm

Viva.
1ª questão: Citação de Gonçalo
Viva Loureiro,

Já agora podes dizer quais são os mais próximos? Pergunto isto porque em Portugal não há assim tantos observatórios...
Olá Gonçalo!
Na realidade lembrei-me de 2 casos quando referi a distância do observatório. O primeiro é o caso do Parque Biológico de Gaia que, além dos observatórios tradicionais, tem inclusivamente agora tem 3 pequenos observatórios com rede na frente, colocados estrategicamente, destinados quase em exclusivo a quem queira fotografar aves. O segundo que me ocorreu realmente é estrangeiro e referia-me aos existentes (penso eu que ainda devem existir e talvez até melhorados) no Parque Nacional de Doñana em Espanha.

2ª questão: Citação de David Rodrigues
Pois é Loureiro, então reflecte lá comigo: - porque é que alguém destrói os portões (e rouba as respectivas estruturas), que ladeiam o observatório da pateira?
Lá que há coincidências há, mas fico a reflectir porque é que isso aconteceu no dia a seguir a ter aqui ter desejado Boas Festas a todos!!! Os portões já existiam há 3 anos...
Quanto às indicações para o observatório, pela conversa concluo que pode ter acontecido 2 situações:
- vocês são dos "penetras" que fazem as visitas em dias não permitidos (Domingos, quintas-feiras e feriados - devido à caça na Ria) e/ou fora de horas, logo sem autorização do pessoal da reserva (doutra forma, se pedirem, eles dão-vos as informações de como chegar ao observatório rapidamente);
- são dos que chegam à reserva e não encontram ninguém, o que também pode acontecer, mas está lá informação escrita em vários idiomas, para além de pelo menos um mapa...

Respondendo ao David Rodrigues:
Fico triste de saber que continuam a existir pessoas que não respeitam as regras mais básicas e elementares como as vedações e os limites onde se pode andar e passar! Mais triste fico ainda que possa pensar que pessoas que participam em saudáveis trocas de ideias neste Fórum sejam capazes de ser “penetras” e que visitem a Pateira em dias não permitidos! Na realidade quando referi que a sinalética podia estar melhor fi-lo como critica sugestiva e bem assim quando comentei acerca da localização sobrelevada do observatório. Claro que isso não dá direito a ninguém de quebrar as regras estabelecidas só porque acha que elas estão mal! Aliás, a situação que relata parece ser mais um caso de puro vandalismo que uma situação provocada por quem gosta e quer ver aves…acho eu!
De qualquer forma posso dizer que a última vez que estive na Pateira, em meados de Março deste ano, fi-lo acompanhado da família e, inclusivamente, adquiri um dos prospectos na entrada da reserva o qual tem, de facto, o mapa da reserva desenhado.
Mas continuo a dizer que, mesmo assim, as placas existentes e às vezes a falta delas, designadamente em sítios onde se atravessam ou cruzam com outros percursos por vezes é notória.
Claro que espero que entenda tudo isto como sugestão/critica construtiva. Não quero que entenda o que referi como uma critica destrutiva e só por dizer mal. Aliás, e concordando com o que já referiu o Gonçalo entendo as dificuldades de quem tem á sua guarda e gestão estes locais em que tudo falta desde apoios, dinheiro, … mas também não é por isso, e claro que não queria culpabilizar ninguém em especial por isso, que não devamos expressar a nossa opinião, assim como também quem tem a responsabilidade e a seu cargo estes locais, não deve dar-se por satisfeito com aquilo que se tem, mesmo quando é possível ter melhor (desde que haja apoios, verbas, …)
Espero ter esclarecido o meu ponto de vista e espero, SINCERAMENTE, que 2009 seja um melhor ano para a Reserva!
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por David Rodrigues Dom Dez 28, 2008 4:23 pm

Olá Loureiro,
Antes demais esclarecer que não sou funcionário da RNDSJ logo não fico "ofendido" com criticas, mesmo que fossem destrutivas. Apenas trabalho lá com os patos desde 93 e já conheço o funcionamento do sistema, relativamente bem. Também já investi muito no local (tanto dinheiro, como tempo), especialmente no que está relacionado com o estudo e a gestão das aquáticas. A rede que existe foi por "pressão" minha (resolveu só o maior problema ecológico de algumas aquáticas residentes na Ria de Aveiro!), e os portões foram feitos por mim, a minha mulher, com a ajuda da minha filha (com 3 anos, nesse período) e por 2 alunos Búlgaros... Há coisas que prefiro fazer eu, a não serem feitas, e não me importo que digam que foi feito por amadores, que está atamancado ou que até me chamem nomes. Desde que funcione e cumpra os objectivos, fico satisfeito. Devido ao vandalismo, passei toda a tarde a reparar um dos portões, quando podia estar a observar A. americana, A. carolinensis e patos marcados. Assim já não chego ao total de 50000 observações de patos marcados, ainda em 2008!

A questão dos "penetras", surge porque há muitos e já me deparei com artistas dentro da vedação, munidos que digi-reflexs e tele-objectivas.
Para quem não saiba, a rede destina-se principalmente a garantir a segurança das aves aquáticas, especialmente durante o período da "muda". Também tem uma função colateral que é manter a maior parte dos "penetras" afastados dos patos. Nunca mais me esqueço dum dos mais espectaculares dias de Inverno em S. Jacinto, com muitos bichos, níveis de água baixos e céu limpo, em que estava a contar as creccas (e eram vários milhares), e de repente levanta tudo pois há um artista que com a sua máquina compacta (ainda não havia digitais), decide tirar umas fotografias mais de perto dos patos, pois do observatório os patos não enchiam as fotos... Para veres como são as coisas, quando cheguei ao local, para dar uma palavrinha ao senhor, deparei-me com a sua esposa algo atrapalhada no observatório, pois até era BIÓLOGA...

Já agora, quando voltares com a família a S. Jacinto vai em Dezembro/Janeiro, logo de manhã ou então chega à Pateira o mais tarde possível.

Um abraço,

David

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Dez 28, 2008 4:31 pm

Ó David, se realmente há muitos penetras interessados em fotografar os patos de perto eu penso que a solução é óbvia: promover a construção de um novo observatório que esteja situado a uma distância conveniente da bicharada. Acabavam-se os penetras e o pessoal ficava satisfeito. O que me dizes?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por David Rodrigues Ter Dez 30, 2008 6:20 am

Aceitam-se financiadores e voluntários para trabalhar... Smile

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 30, 2008 7:12 am

Primeiro é preciso saber se a RNDSJ está interessada em que tal ideia avance.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por José Loureiro Ter Dez 30, 2008 7:51 am

patos Pateir11

Viva!
Primeiro é preciso saber se a RNDSJ está interessada em que tal ideia avance
Mesmo assim fica a pergunta: Se já lá existe um observatório e se eventualmente é possível situá-lo melhor, porque é não o foi logo de início?
Por vezes sai mais caro e dá mais trabalho corrigir do que fazer bem logo de início.
O observatório, que desconheço há quanto tempo existe, não foi pensado para observar aves? Concordo, tal como já referiu o David Rodrigues, que de binóculos ou telescópio seja possível uma razoável ou relativamente boa observação, mas e aqueles que fazem uma visita esporádica à reserva e não vem preparados com esse equipamento? Por outro lado, claro que uma turma de pequenos irrequietos pode ser difícil de controlar e quanto mais perto das aves pior o sossego daquelas... mas tudo isto tem de passar por uma questão de compromisso.
Pessoalmente considero importantes estas visitas escolares assim como considero também importante que a “criançada” veja os patos no seu habitat natural e não só uns pequenos pontos na água sem poderem distinguir que aves são... só assim podemos fazer com que despertem o gosto e o respeito pelas aves e pela natureza.
Aproveito para deixar aqui de novo uma fotografia da Pateira, captada do observatório em causa em inícios do mês de Março deste ano na qual, penso, dá para ter uma noção do assunto a que me refiro designadamente a da elevação e a distância a que se encontra do lago.
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 30, 2008 8:02 am

joseloureiro escreveu:O observatório, que desconheço há quanto tempo existe, não foi pensado para observar aves?

Posso garantir, por experiência própria, que o observatório já lá está há pelo menos 20 anos (lembro-me de o visitar em Fevereiro de 1989).

Parece-me claro que o observatório terá sido pensado para observar aves. Contudo, é importante termos presente que há 20 anos quase ninguém fazia fotografia e poucos ou nenhuns tinham telescópios. A observação era feita sobretudo com binóculos. O que acontece é que há 20 anos não havia quase observatórios em Portugal, a tradição de observação de aves era quase nula e a bicharada fugia a meio quilómetro. Aquele refúgio com o seu observatório era uma grande coisa (para mim era talvez o melhor do país!). Entretanto a realidade do birdwatching em Portugal mudou bastante e o observatório quer há 20 anos servia o seu objectivo hoje se calhar já não serve. Não que a realidade das aves no local tenha mudado - o que mudou foi o grau de exigência dos visitantes king

Já agora também gostaria de lembrar a quem sabe e a informar a quem não sabe que a Reserva Natural não foi criada por causa dos patos. Aliás, quando a reserva foi criada nem sequer havia lá patos, sendo a criação da pateira e a construção do abrigo posteriores à criação da reserva.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por David Rodrigues Sex Jan 02, 2009 4:02 pm

Boas!
Se existir financiamento a ideia poderá avançar, embora saiba que muitas vezes as coisas não são assim tão simples... Falo por experiência própria...
O observatório em questão, não é aquele que o Gonçalo conhece - esse já foi desactivado. O "novo" foi construído em meados da década de noventa.
Sou dos que acha que às vezes é melhor não fazer a fazer mal mas este está muito longe dessa categoria - poderia estar melhor mas já vi observatórios mais recentes incomparavelmente piores.
Como já referi, o observatório actual foi construído para minimizar a perturbação das visitas, para conseguir acolher uma turma inteira, e garantindo condições de observação boas - não conheço muitos observatórios em Portugal e só o da Quinta do Lago está mais perto dos bichos, mas lá nem é preciso observatório... No estrangeiro também não encontrei muitos observatórios melhores do que aquele, antes pelo contrário.
Loureiro falta-te um pouco de "experiência" com visitantes. O que referes já foi possível quanto todas as visitas eram acompanhadas por vigilantes, e mesmo assim muitas vezes apenas os primeiros a entrar no observatório conseguiam ver os patos de perto... A tua foto não mostra que a margem está a 10-15 metros e que nela costumam estar patos, até à primeira visita...
Já agora, actualmente faz sentido existir diferentes tipos de observatórios dirigidos a "públicos" diferentes mas aí terá que existir uma gestão que não existe nas nossas áreas protegidas... Também convém não confundir uma área protegida com um parque zoológico.

Em relação aos objectivos da criação da RNDSJ, dos objectivos principais constava a protecção duma colónia de garças (que entretanto desapareceu) e não dos patos. No entanto, a verdade é que já existiam patos (pelo menos durante o período venatório), só que refugiavam-se no mar - e não estou a falar das melanitas... Tiro o chapéu a quem teve a ideia de escavar a pateira cheers e projectou a obra - não é perfeita mas ficou muito bem, especialmente para a época!
Os patos e a pateira são dos principais, se não o principal, motivo de atracção dos visitantes à reserva.

Um abraço,

David

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 02, 2009 4:37 pm

David Rodrigues escreveu:O observatório em questão, não é aquele que o Gonçalo conhece - esse já foi desactivado. O "novo" foi construído em meados da década de noventa.

Pois eu conheci o antigo e já estive uma vez no novo, salvo erro em 2002 ou 2003.

por favor corrige-me se estou errado, mas o antigo estava mais perto dos patos...

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por José Loureiro Sex Jan 02, 2009 5:10 pm

Já agora, actualmente faz sentido existir diferentes tipos de observatórios dirigidos a "públicos" diferentes mas aí terá que existir uma gestão que não existe nas nossas áreas protegidas... Também convém não confundir uma área protegida com um parque zoológico.

Viva.
Pois David... foi o que fizeram muito recentemente no Parque Biológico de Gaia (os tais pequenos observatórios para fotografar aves). Nem sei se já estão activos mas são umas pequenas "casas" onde penso caberem duas pessoas (se forem magras Laughing ) . Diga-se que apesar da escolha do material que é plástico e da cor que é cinza, o que é facto é que as aves, essencialmente passeriformes parecem não estranhar as mesmas. Claro que é um sitio e uma caso completamente diferente da Reserva, mas só o referi porque precisamente para ter acesso a estes - vou-lhe chamar "abrigos" - é necessário pelo que me informaram, fazer uma marcação e só dessa maneira é que se tem a chave da entrada.
Quem sabe a ideia um dia pega.
Esta questão da observação de aves é muito subjectiva, mas concordo que quem tem interesse em observar e/ou fotografar e não só simplesmente olhar, deve ser possuidor de um pouco mais de informação e, por isso mesmo, deve ter mais respeito pelas aves e pelos seus habitats pelo que poderia, se possível, ter um acesso privilegiado aos tais locais.
Já sei, dito assim parece simples, e nem todos respeitam as normas... mas aí lá estamos nós outra vez, como referiu o Gonçalo, com a questão da vigilância, dos recursos, das verbas... ou melhor da falta disso tudo!
A tua foto não mostra que a margem está a 10-15 metros e que nela costumam estar patos, até à primeira visita...
De facto é verdade, mas é mais um dos "defeitos" do observatório. É que dado o desnível a que se encontra da margem e à abertura destinada à observação não se conseguem tirar fotos da margem com objectivas grandes montadas em tripés. Teriamos que passar a objectiva para fora da abertura e coloca-la muito virada para baixo na vertical.
Deixo mais uma foto, captada a 400mm de distância focal e com um "crop" de mais de 80% para dar ideia do que se consegue m termos de imagens. Claro que a ave não estava na margem mas sim naquele meio da anterior foto da lagoa.
Anas crecca
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

patos Empty Re: patos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
» Patos
» Patos
» patos
» Patos
» ID Patos

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos