Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

+6
Correia
Francisco Barros
Henk Feith
kasko
Gonçalo Elias
José de Sesimbra
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 8:30 pm

Como estava o clima? Que habitat? Que comportamento?
Estamos na pior altura no litoral Oeste para ocorrerem "problemas" com o sucesso das ninhadas de "andorinhas" e elas tendem a afastar-se mais e durante mais tempo dos ninhos.
E é a partir de "Rio Maior" que o clima muda para interior, em relação ao que se verifica mais ou menos entre os limites dos Concelhos da Nazaré, Peniche/Bombarral e Rio Maior.
O tão... BAH!, clima por aqui no verão , fresco, cinza, húmido, ventoso No .
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 8:34 pm

Paulo Lemos escreveu:Como estava o clima? Que habitat? Que comportamento?

- Céu pouco nublado, vento moderado
- o local podes ver aqui: https://www.google.pt/maps/@39.391005,-8.9280132,3a,51.5y,314.64h,98.04t/data=!3m6!1e1!3m4!1sO6IlOZzlTMRqIPaOmWkF9Q!2e0!7i13312!8i6656
- a voar alto juntamente perto de um buteo, aparentemente em alimentação porque andavam em círculos
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 10:51 pm

Pois... conheço essa zona, há umas "escarpas" e pedreiras próximas, povoações, etc, há abrigo dos ventos dominantes entre relevo e zonas baixas bastante ricas (de onde se elevam insectos alados), portanto não sei... só continuando a observar.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 10:55 pm

pois, eu achei que o habitat era favorável e por isso fiquei algo surpreso quando me apercebi que não havia qualquer outra observação na zona (no ebird).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por pedro121 Ter Jul 11, 2017 9:43 am

Gonçalo Elias escreveu:pois, eu achei que o habitat era favorável e por isso fiquei algo surpreso quando me apercebi que não havia qualquer outra observação na zona (no ebird).

Há zonas no PNSAC com cobertura mínima, não é impossível.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jul 11, 2017 10:06 am

Nessa zona gosto de "olhar para cima". Lembro-me de peneireiros, peregrino, Ógea, Corvo e de facto de algo mais pequeno "especial" mas não me lembro que espécie. Podia ser o melba ou a andorinha das rochas (nas Caldas é uma espécie sempre especial por recente e portanto páro para vê-las em qualquer lado).
Já vi melba num sitio "marado" que não apontei na altura, mas posso estar a confundir com a Praia da Gralha onde nidifica(ra)m. Já foi "há séculos".
Não me lembro mesmo.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jul 11, 2017 10:09 am

Paulo Lemos escreveu:Já vi melba num sitio "marado" que não apontei na altura, mas posso estar a confundir com a Praia da Gralha onde nidifica(ra)m. Já foi "há séculos".
Não me lembro mesmo.

Não costumas fazer apontamentos das tuas observações?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jul 11, 2017 7:34 pm

Depende do "tempo", de várias formas. Todas as observações não. Aves comuns é raro, houve alturas em que deixei momentaneamente de as fazer ou não as apontei, nem sempre tive internet e não havia muitos recursos se não o papel (que não é um recurso seguro.. basta uma "mulher da limpeza" mais parva e "pimba"), e nem sempre estive bem informado acerca da raridade de certas espécies.
Por exemplo o açor é uma das aves que nem "merecia a pena", nem os papa-figos ou barreteiros, e durante muito tempo usei do meu critério, à falta de outros e habituado desde sempre a ler "informação desfasada" (no entanto a memória e as observações eram suficientes para ainda hoje conseguir elaborar uma mapa muito fiel).
Falta-me creio eu faltar-me um local para melba, que não era uma ave que via em qq lugar, mas esse deve caso ter sido por lapso ou por me ter baseado num registo fotográfico que depois perdi. Até pode estar algures numa cassete, entre tanta coisa que não só ave (mas acho que só passava nessa zona de bike, sem qq equipamento e os telelés na altura não fotografavam)...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jul 11, 2017 8:10 pm

Há espécies que, tendo eu à mão equipamento para conseguir registo fotográfico, o fiz sem hesitar. Bem como apontar. Mas lapsos acontecem e também a perda acidental de informação. Cheguei a juntar penas, amostras de ADN de vários grupos incluindo aves (algumas populações locais extintas) e muitos insectos e plantas por exemplo. Mas nem sempre está dependente de nó a segurança desse material e nem o respeito pelo mesmo...... até nas escolas!

Além disso, e apesar de ter feito algumas listas no passado, destinadas a determinados fins (conservação de algum local, por ex., que incluíam já na lagoa de Óbidos as tais espécies que considerava comuns como nidificantes), o grosso das minhas observações, salvo excepções, são geralmente mais de se "registar por texto" de forma a melhor contextualizar, do que apenas apontar e numerar.
Por exemplo ao reconhecer os indivíduos de cada território, ao ver como novos visitam, invadem ou interferem em novos ou nos velhos territórios, etc., evolução populações locais e outras muitas situações, vários contexto distintos repletos de informação que se tornam difíceis de "listar" e que tornam até uma lista "simples" de apontamentos, no espaço e no tempo, enganosa.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por patriciaeluis Ter Jun 11, 2019 6:32 pm

Bem, parece-me ter observado um Andorinhão-real (Apus melba) num dos viadutos antes do túnel do Marão, nao sei precisar se sobre o Rio Ovelha ou no outro a seguir...
A observação foi feita a cerca de 90 km por hora e vi a parte branca do abdómen quando a ave cruzou a minha frente...
Esta observação e muito subjectiva pois posso ter sido traído por algum golpe de luz, por isso nao vou registar a nao se que haja um segundo registo na zona, mas fica o relato para caso alguém passe por esses lados possa estar atento...
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Andorinhão-real (Apus melba)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos