Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaivotas trocam o mar pelos telhados costeiros

Ir para baixo

Gaivotas trocam o mar pelos telhados costeiros Empty Gaivotas trocam o mar pelos telhados costeiros

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Jul 10, 2013 10:48 am

Gaivotas trocam o mar pelos telhados costeiros

Data:2013.07.10
Fonte:http://expresso.sapo.pt/


O fenómeno das gaivotas viverem cada vez mais em Lisboa, Porto, Peniche, Setúbal ou Portimão já se regista há anos, mas acentuou-se com a atual vaga de calor.

Há cada vez mais gaivotas no miolo urbano das cidades costeiras como Lisboa, Porto, Peniche, Setúbal ou Portimão e o fenómeno está a aumentar com a atual vaga de calor, disse hoje à Lusa um especialista da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).  

O fenómeno das gaivotas viverem cada vez mais naquelas cinco cidades já se regista há dez anos, mas acentuou-se com a atual vaga de calor, admite Domingos Leitão, especialista em ecologia de aves e diretor do departamento de conservação da SPEA.  
"Tendo em atenção a época do ano em que há juvenis voadores, gaivotas com pouca experiência que nasceram este ano, e também tendo em atenção o calor elevado que se faz sentir neste momento e que provoca o cansaço aos animais e os faz sofrer com o calor, é mais frequente que as pessoas detetem que têm gaivotas no prédio onde vivem, nos telhadas das casas, na rua ou no quintal", explica o especialista.  

As gaivotas de pata amarela são uma espécie "oportunista" que se adapta bem a ambientes urbanos e às pessoas, e que aproveitam o lixo das cidades e da indústria piscícola, refere Domingos Leitão, reiterando que há cada vez mais destas aves a viverem nas cidades costeiras.  

A Junta Metropolitana do Porto chegou mesmo a celebrar, há cerca de um ano, um protocolo com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, da Universidade do Porto, tendo em vista o controlo da população de gaivotas na região.




http://expresso.sapo.pt/gaivotas-trocam-o-mar-pelos-telhados-costeiros=f819386

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos