Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

+5
pedro121
Paulfer
Flávio Oliveira
oscar morais
Pedro Lopes Moreira
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Sex Jul 19, 2013 11:11 am

Boas,

Hoje (19-07-2013) observei durante cerca de 2 horas (14:30 - 16:30h; pico da maré alta) um Falaropo de Wilson (Phalaropus tricolor) adulto em plumagem de inverno nas salinas da Troncalhada, Aveiro. Vi-o bem a alimentar-se na água, em terra a passar sobre os combros das salinas e em vôo. Envio uma foto de má qualidade tirada através do telescópio. O Óscar Morais veio ter comigo e conseguiu outras fotos que, estou certo, fará circular.

Gonçalo: desculpa lá ter aberto novo tópico Very Happy mas achei que 'Local: Aveiro' não seria o mais apropriado.

Boa sorte para quem tentar ver a ave!!!

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/560/2bz7.jpg/

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por oscar morais Sex Jul 19, 2013 11:22 am

Foto em:

http://www.flickr.com/photos/oscarmorais/9320148913/

Obrigado ao Pedro pela dica.



oscar morais

Número de Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Sex Jul 19, 2013 11:42 am

Será escusado dizer que muito gostaria de ouvir a opinião de outros sobre a identificação desta ave. Há um aspeto que me está a confundir: as patas escuras! Será possível uma ave fazer a muda de plumagem verão - > inverno e, ainda assim, manter a coloração de inverno das patas? Pelos guias que estou a consultar, esta ave têm já plumagem de inverno, a que corresponderiam patas amarelas e não escuras.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Flávio Oliveira Sex Jul 19, 2013 2:28 pm

Boa noite,

eu e o Pedro Ramalho estamos a pensar ir lá amanhã.
Seria possível dar mais pormenores sobre o local onde viram o bicho?
Cumprimentos

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Paulfer Sex Jul 19, 2013 3:04 pm

Até no fim de semana tenho de ir para Aveiro.
Amanhã estou lá batido
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por oscar morais Sex Jul 19, 2013 3:24 pm

Estarei lá a partir das nove.

oscar morais

Número de Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Sex Jul 19, 2013 3:35 pm

Envio dois mapas. O mapa 1 mostra a zona das salinas. O mapa 2 faz zoom in ao local. O ponto A marca o ponto onde a ave foi vista durante mais tempo, junto a C alpina, 1 C ferrugínea e um bando de L ridibundus com 3 sterniidae à mistura. O ponto B marca um sítio onde a ave esteve menos tempo na companhia de 1 T tadorna.

Mapa 1
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/849/ob3x.jpg/
Mapa2
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/15/dq8u.jpg/

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Flávio Oliveira Sex Jul 19, 2013 3:38 pm

Obrigado Pedro pelos mapas.
Cumprimentos

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 19, 2013 4:12 pm

oscar morais escreveu:Estarei lá a partir das nove.

Oscar, mas a maré cheia não é á tarde? ou de manha estará lá? os falaropos ficam normalmente sempre nas salinas, mas esta especie pode de facto ir para o estuario...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Paulfer Sex Jul 19, 2013 4:28 pm

Uma Tadorna?
Ai mau...deixei de lá ir e agora aparece cada uma...
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 19, 2013 4:39 pm

Bem, se daqui de baixo mais alguem quiser ir amanha, mande-me uma mp, quantos mais melhor...Very Happy 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 19, 2013 5:02 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:Será escusado dizer que muito gostaria de ouvir a opinião de outros sobre a identificação desta ave. Há um aspeto que me está a confundir: as patas escuras! Será possível uma ave fazer a muda de plumagem verão - > inverno e, ainda assim, manter a coloração de inverno das patas? Pelos guias que estou a consultar, esta ave têm já plumagem de inverno, a que corresponderiam patas amarelas e não escuras.

Sim, é a questão mais interessante sem duvida, eu só agora á noite é que vi a foto, mas quando fui avisado ao fim da tarde que tinha sido encontrado 1 e em plumagem de inverno fiquei algo céptico, precisamente pela plumagem, para já a explicação que encontre é que é uma ave de 2º ano que não mudou para plumagem nupcial, amanha se a conseguir ver posso mudar de opinião... Very Happy Very Happy 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Sex Jul 19, 2013 6:45 pm

apercebo-me, agora, que a minha pergunta anterior tem um lapso. queria perguntar: será possível a ave mudar a plumagem de verão -> inverno e manter a coloração das patas (pretas) de verão? (escrevi 'inverno' em vez de verão, como devem ter notado)

de qualquer modo, eu vi no campo patas pretas, não amarelas...as fotos do Óscar também mostram patas pretas, que não bate certo com uma plumagem de verão (ou não? logo me dirão!)...porém, às vezes a luz prega partidas (não sei se é este o cao)...lembro-me da trabalheira que tive (ao ponto de quase desistir de uma lifer; não fosse um telescópio melhor e a insistência de um amigo) para ver as patas amarelas de um C temminckii...a sombra do corpo, em pleno meio dia, projetava-se sobre as patas e impedia a visão do 'tão esperado amarelo'...acabei por ver o amarelo quando a ave debicava, levantava a cauda, e um fiosinho de luz iluminava as articulações tibio-tarsais dirigidas para trás.

boa sorte para amanhã...

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por pedro121 Sex Jul 19, 2013 6:58 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:apercebo-me, agora, que a minha pergunta anterior tem um lapso. queria perguntar: será possível a ave mudar a plumagem de verão -> inverno e manter a coloração das patas (pretas) de verão? (escrevi 'inverno' em vez de verão, como devem ter notado)

Não, diga-se que eu não tenho aqui á mão literatura, mas penso que só os juvenis e 1º invernos é que tem as patas amarelas, de qualquer modo esta ave não pode ter mudado para plumagem de inverno, a muda pos nupcial começa em agosto, portanto não pode estar concluída no fim de Julho... A única explicação possível é ela não ter adquirido a plumagem nupcial na muda pré-nupcial da primavera, isso explica as patas, a plumagem e mais importante a data em que apareceu.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 20, 2013 2:23 pm

Boas,

A ave permanecia hoje no local, tendo sido vista nas duas zonas indicadas pelo Pedro Moreira.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Seg Jul 22, 2013 6:12 am

Envio link de uma boa foto do falaropo da autoria de David Monticelli

http://www.netfugl.dk/pictures.php?id=showpicture&picture_id=55441


Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Helder Vieira Seg Jul 22, 2013 10:37 am

pedro121 escreveu:Boas,

A ave permanecia hoje no local, tendo sido vista nas duas zonas indicadas pelo Pedro Moreira.

Hoje de manhã dei lá um salto.
A ave ainda lá anda, mais ou menos nos locais previamente assinalados pelo Pedro Moreira, mais precisamente:
https://maps.google.pt/maps?q=40.641043,-8.664867&num=1&t=h&z=17  ("tanque" quadrado com água e lama nas margens)
https://maps.google.pt/maps?q=40.640644,-8.66609&num=1&t=h&z=17  (zona de salina activa, o Falaropo curte largo andar a nadar, quase submerso, de um lado para o outro a alimentar-se.... para a direita da seta verde a salina não está activa, portanto o terreno está seco e duro, consegue-se devagarinho fazer ligeira aproximação aos tanques, embora isto cause perturbação às Chilretas que estão a alimentar os putos)

Ficam dois registos em digiscoping:
- no tanque quadrado

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) 8c61



- na salina

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Swm4

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por RuiCaratao Seg Jul 22, 2013 3:23 pm

Fixe Helder, é uma ave muito fixe sobretudo quando inicia o spinning!....continuavam lá tambem os minutas no bando de alpina + o pusilla?

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Helder Vieira Seg Jul 22, 2013 3:36 pm

RuiCaratao escreveu:uma ave muito fixe sobretudo quando inicia o spinning!

Desconhecia essa particularidade. Não me lembro de o ter visto fazer isso, mas como desconhecia não procurei ver.

http://ibc.lynxeds.com/video/red-necked-phalarope-phalaropus-lobatus/juvenile-feeding-spinning-water

RuiCaratao escreveu:....continuavam lá tambem os minutas no bando de alpina + o pusilla?


Andavam dois minuta "enferrujados", em tanques separados, com alguns alpina... não vi o dito cujo.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por RuiCaratao Seg Jul 22, 2013 3:40 pm

Mas olha que ele fazia o spinning frequentemente. Dizes enferrujados como quem diz arruivados, certo?
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Helder Vieira Seg Jul 22, 2013 3:45 pm

RuiCaratao escreveu:Mas olha que ele fazia o spinning frequentemente.

Sim, acredito. Eu reparei que ele às tantas começava a "dar gás" de um lado para o outro, só não o vi a fazer o tal spinning como no video. Além disso só estive por lá +- 1h30 (calorão!) e por vezes o gajo estava em terra.

RuiCaratao escreveu:Dizes enferrujados como quem diz arruivados, certo?

Exacto.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por RuiCaratao Seg Jul 22, 2013 3:50 pm

Pois são dois minutas adultos, o outro foi-se Sad
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Helder Vieira Seg Jul 22, 2013 3:59 pm

RuiCaratao escreveu:Pois são dois minutas adultos, o outro foi-se Sad

Pode ser que não. Há muitos recantos naqueles tanques. Eu não procurei em todos (a minha prioridade era o Falaropo).... P.ex. a Tadorna tadorna também não apareceu.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por oscar morais Seg Jul 22, 2013 4:46 pm

De tarde esteve uma tadorna estacionada no tanque da cabeceira da salina e vimos um bando de mais sete sobrevoando a zona!

oscar morais

Número de Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por João Ferreira Qua Jul 31, 2013 1:30 pm

Boas!!
Alguém sabe se o Falaropo ainda anda por lá???
Abraço
JP
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada) Empty Re: Falaropo de Wilson em Aveiro (salinas da Troncalhada)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos