Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águia Imperial?

+12
HL
Luis Silva
jguilherme
jheitor
José Frade
patriciaeluis
PNicolau
pedro121
P.Rodrigues
Jorge Saraiva
fmorais
Paulfer
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Águia Imperial?

Mensagem por Paulfer Dom Ago 18, 2013 12:32 pm

Rosmaninhal (Tejo Internacional)
18/08/2013

Águia Imperial? C6t4

Como é a estrear.... só para ter a certeza.
Nas minhas fotos não vejo os 7 ''dedos'' mas as outras característias veem-se bem Surprised
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por fmorais Dom Ago 18, 2013 1:48 pm

Sim. Sem dúvida.
fmorais
fmorais

Número de Mensagens : 173
Local : Lisboa
Data de inscrição : 20/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por Jorge Saraiva Dom Ago 18, 2013 6:03 pm

Cum catrino
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por P.Rodrigues Dom Ago 25, 2013 8:08 am

Boa tarde,

Citando o avesdeportugal.info: "Apesar de ser uma espécie muito cobiçada pelo observadores de aves, encontrar esta águia de ombros e
nuca branca não é fácil, pois trata-se da ave de rapina mais ameaçada da Europa, assim como uma das
espécies mais sensíveis à perturbação provocada pelo homem."

Algumas perguntas:

O autor da foto não é biologo ou ornitologo ou qualquer outra coisa relacionada com a conservação da natureza pois se fosse não precisaria de confirmar a identidade da águia. Daí a minha 1ª pergunta é porque tem acesso ao territória da águia imperial?

Há alguma garantia de que o próximo visitante deste local não leve uma espingarda em vez de uma camera fotográfica? É verdade quase me esqueci, isso já aconteceu em 2009.

Se não há reserva integral no território português não seria boa politica deste site não divulgar os locais onde ficam os territórios desta águia?

Esta situação é triste e mostra bem a falta de empenho na proteção que seria devida a esta escassíssima população de águias.

Saudações ecológicas

Paulo Rodrigues

P.Rodrigues

Número de Mensagens : 23
Idade : 66
Local : Braga
Data de inscrição : 10/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por pedro121 Dom Ago 25, 2013 9:25 am

P.Rodrigues escreveu:Boa tarde,

Citando o avesdeportugal.info: "Apesar de ser uma espécie muito cobiçada pelo observadores de aves, encontrar esta águia de ombros e
nuca branca não é fácil, pois trata-se da ave de rapina mais ameaçada da Europa, assim como uma das
espécies mais sensíveis à perturbação provocada pelo homem."
Pois, bem, digamos que a parte da perturbação causada pelo homem deva ser enquadrada com algum cuidado, eu até hoje só vi 5 indivíduos desta espécie e todos eles estavam juntos a habitações...

Hoje em dia, e ao contrario da altura em que a informação que está no site indica a águia Imperial não é a espécie mais difícil de ver em Portugal, ver Imperial é razoavelmente fácil para não dizer banal nas áreas de ocorrência.

P.Rodrigues escreveu:Algumas perguntas:

O autor da foto não é biologo ou ornitologo ou qualquer outra coisa relacionada com a conservação da natureza pois se fosse não precisaria de confirmar a identidade da águia. Daí a minha 1ª pergunta é porque tem acesso ao territória da águia imperial?
Bom tenho a certeza de que a maioria dos biólogos em Portugal não saberia distinguir uma Imperial, e provavelmente alguns ornitologos também não, quanto ao acesso, eu sempre as vi a partir de estradas nacionais, estava portanto na via publica... e como eu a maioria dos observadores, elas não são propriamente difíceis de ver em Castro Verde, basta andar de carro até dar com uma....

P.Rodrigues escreveu:Há alguma garantia de que o próximo visitante deste local não leve uma espingarda em vez de uma camera fotográfica?  É verdade quase me esqueci, isso já aconteceu em 2009.

Se não há reserva integral no território português não seria boa politica deste site não divulgar os locais onde ficam os territórios desta águia?
Pois... como dizer, acho que a situação actual da espécie em Portugal apesar de merecer toda a atenção e protecção, não é propriamente uma situação de máximo cuidado que requeira uma vigilância 24/7, os imaturos andam por todo o lado, á 2-3 anos estava 1 em Peniche, as zonas de reprodução no TI estão em propriedade privada, e quanto aos territórios de Castro Verde, bem o ano passado um dos vários casais nidificou junto a uma estrada nacional, com MUITO transito e perturbação e conseguiu criar 2 ou 3 crias...

Normalmente os locais exactos dos ninhos das grandes rapinas não são divulgados, por razões óbvias, mas ver e fotografar uma imperial em voo é relativamente fácil e inócuo, já a Real... é outra historia.


Última edição por pedro121 em Seg Ago 26, 2013 2:11 am, editado 1 vez(es)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por PNicolau Dom Ago 25, 2013 2:22 pm

E não diria que haja gente à procura de imperiais para as matar. É mais uma coisa da ocasião que faz o ladrão, não tanto uma perseguição desenfreada na tentativa de extinguir a espécie.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por patriciaeluis Dom Ago 25, 2013 3:56 pm

Este fim de semana vimos por 2x Imperiais sempre a sobrevoar estradas pubicas Smile

pedro121 escreveu:já a Real... é outra historia.
Porque?

Só este ano é que conseguimos observar Imperias pela 1ª vez
No entanto Reais já as vimos (não este ano) noutras ocasiões em Miranda do Douro e em Quintanilha.

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por P.Rodrigues Dom Ago 25, 2013 4:19 pm

Boa noite,

A Águia imperial era considerada extinta como nidificante desde os anos 50 em que terá existido um ultimo casal na zona do estuário do Sado. O reaparecimento de alguns casais nos ultimos 10 anos, deve ser considerado por todos como uma segunda oportunidade para fazer esta ave regressar ao grupo das aves nidificantes em Portugal.

Este reaparecimento deve-se ao facto de, na Espanha, fortíssimas medidas de proteção não só terem evitado a extinção da espécie como ainda proporcionaram alguma recuperação dos efectivos.

Que ninguém duvide que as nossas águias imperiais adultas nasceram todas no País vizinho.

Portugal tem um longo caminho a percorrer se tiver como objectivo restabelecer uma população viável de Águia imperial.

Na minha opinião não há meio termo. Há que proteger os poucos casais existentes se possível 24 horas 7 dias por semana. Incluindo pelo controlo do acesso de pessoas aos territórios de nidificação.

Saudações ecológicas

Paulo Rodrigues

P.Rodrigues

Número de Mensagens : 23
Idade : 66
Local : Braga
Data de inscrição : 10/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por José Frade Dom Ago 25, 2013 5:15 pm

Mas esta foto não tem referencia nenhuma a locais de nidificação, é apenas uma ave a voar livremente, que podia ser em qualquer local.
Tanto cá como em Espanha não existe (nem tem que existir) nenhuma lei que proíba de fotografar uma ave em voo ou até pousada, desde que não seja no ninho.
Acho que não devemos chegar ao extremismo de isolar as espécies, estejam elas em perigo ou não.
Sim, concordo em estabelecer regras para alturas de nidificação, nos locais de nidificação, mas se elas quiserem voar fora desses locais, que fazer? Não olhamos para elas???
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 26, 2013 2:10 am

P.Rodrigues escreveu:

Na minha opinião não há meio termo. Há que proteger os poucos casais existentes se possível 24 horas 7 dias por semana. Incluindo pelo controlo do acesso de pessoas aos territórios de nidificação.
Bem, humm, nesse caso, em Castro Verde propões evacuar povoações? É que alguns dos casais tem no seu território casas, habitações, paragens de autocarros, Povoações, estradas, etc... O territorio de alimentação de uma grande rapina, é por definição grande, é como deves compreender impossível de controlar, para mais quando a espécie em questão se instala em zonas habitadas, mesmo o controle do local de nidificação que pode ser feito de facto é de utilidade dubia, os casais do TI não necessitam de cuidados 24/7 já que estão em propriedades privadas, e quanto aos casais de Castro Verde, que estão mais expostos, bom alguma vigilância seria com certeza adequada, mas talvez mais na época de caça do que na de reprodução.

A águia Imperial está a recolonizar pelos seus próprios meios Portugal, como dizes e bem, os indivíduos vieram e vem de Espanha, no entanto dado que começam a procriar relativamente cedo, não é para mim certo que todos os indivíduos dos casais reprodutores tenham origem em Espanha, podem perfeitamente já ter origem em Portugal, mesmo não sendo ainda adultos.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 26, 2013 2:22 am

patriciaeluis escreveu:
No entanto Reais já as vimos (não este ano) noutras ocasiões em Miranda do Douro e em Quintanilha.
Certo, as de Miranda são mais faceis mas as do TI nem por isso.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 26, 2013 2:25 am

José Frade escreveu:Mas esta foto não tem referencia nenhuma a locais de nidificação, é apenas uma ave a voar livremente, que podia ser em qualquer local.
Tanto cá como em Espanha não existe (nem tem que existir) nenhuma lei que proíba de fotografar uma ave em voo ou até pousada, desde que não seja no ninho.
??
Nem em Espanha em em lado nenhum, nem poderia existir pelas razões óbvias! O Rosmaninhal é uma povoação, a ave nesta altura do ano não está com certeza a nidificar, foi fotografada em voo, o local não foi indicado, os casais naquela zona estão relativamente protegidos, qual é mesmo o problema? Very Happy 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por P.Rodrigues Seg Ago 26, 2013 3:47 am

Olá outra vez. Só para terminar. Qual é o problema????

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367354&idCanal=2101

"O maior cego é o que não quer ver"

sabedoria popular.

Saudações ecológicas

Paulo Rodrigues

P.Rodrigues

Número de Mensagens : 23
Idade : 66
Local : Braga
Data de inscrição : 10/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 26, 2013 3:53 am

P.Rodrigues escreveu:Olá outra vez. Só para terminar. Qual é o problema????

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367354&idCanal=2101

"O maior cego é o que não quer ver"

sabedoria popular.

Não percebo a ligação entre as duas situações, um caçador que ao ver uma rapina a passar lhe de um tiro, que possível ligação tem com um fotografo que ao ver essa mesma rapina a passar lhe tire uma foto? Uma situação é ilegal a outra é natural...

Estas discussões são sempre interessantes, porque nos expõem a pontos de vista diferentes, fico á espera que dois participantes regulares do forum que estão/estiveram envolvidos na conservação desta espécie em Portugal se pronunciem.Smile Smile 

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por José Frade Seg Ago 26, 2013 3:56 am

Passo a citar:
"O corpo da ave, de uma espécie classificada como Criticamente em Perigo e que só existe em Portugal e Espanha, foi encontrado junto ao seu ninho na quinta-feira, na área do Vale do Guadiana, em zona de caça associativa já fora do Parque Natural mas dentro de uma ZPE (Zona de Protecção Especial). A cria tinha abandonado o ninho, no final do Verão, e é actualmente autónoma em relação aos pais."
Portanto não foi alguém que foi lá de propósito e sim algum caçador frustrado por ainda não ter apanhado nada...
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por patriciaeluis Seg Ago 26, 2013 5:22 am

Já conheciamos esta triste nocticia de 2009, quanto à caça...
Acho que também dava para grande "debate".
Se é que já não foi feito (já que somos relativamente novos aqui no forum) era até assunto para tópico para ver qual o sentimento geral e os prós e contras etc...

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 26, 2013 5:32 am

patriciaeluis escreveu:Já conheciamos esta triste nocticia de 2009, quanto à caça...
Acho que também dava para grande "debate".
Se é que já não foi feito (já que somos relativamente novos aqui no forum) era até assunto para tópico para ver qual o sentimento geral e os prós e contras etc...
Sim, foi debatida na altura, mas não só aqui, algum do debate mais interessante foi mantido nos fóruns de caça, com alguns pontos de vista curiosos.

Mas fazendo um resumo, o sentimento geral é que um caçador que propositadamente de um tiro numa rapina deve sofrer as consequências desse crime, pros não há, e contras, a lista é longo...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por patriciaeluis Seg Ago 26, 2013 5:46 am

Quando falava em prós não me referia obiamente a disparar contra um Rapina, mas já agora para nós matar por desporto é absurdo seja rapina ou não..

Patrícia e Luís
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 26, 2013 6:04 am

patriciaeluis escreveu:Quando falava em prós não me referia obiamente a disparar contra um Rapina, mas já agora para nós matar por desporto é absurdo seja rapina ou não..
Ahhh, ok, não tinha percebido.Smile 

A caça não é necessariamente um desporto, eu não tenha nada contra o caçar para comer, nunca caçei, mas não vejo qual o problema de se caçarem coelhos e outras espécies cinegéticas cujo destino é o tacho, o meu problema é com a caça a espécies cinegéticas cujo destino não é o prato e com a caça a espécies migratórias.

E claro com a caça em regime livre! Embora cada vez mais restringida ainda é possível, e pessoalmente essa é a para mim a questão mais preocupante.

Portanto, para clarificar, eu sou totalmente favorável á caça a espécies cinegéticas não migratórias em terrenos ordenados cujo destino seja o tacho. E sou totalmente contra qualquer tipo de caça em regime "livre". As outras situações nomeadamente as espécies migratórias tenho alguns problemas com elas, e também tenho algumas questões com o Galeirão e com a Galinha-de-agua.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por Paulfer Seg Ago 26, 2013 1:33 pm

P.Rodrigues escreveu:Olá outra vez. Só para terminar. Qual é o problema????

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367354&idCanal=2101

"O maior cego é o que não quer ver"

sabedoria popular.
Já fui caçador durante alguns anos e deixei por ver situações complicadas que eu não consegui ''digerir''. Vivi e assisti a cenas que me deixaram com muita mágoa e com bastante medo de perder até a minha própria vida. Rivalidade ''desportiva'', a mentira e a ganancia da caça são demais para mim.
Esta guerra nunca vai acabar, mas podemos ganhar batalhas. Agora, há batalhas que começam por questões mais esquisitas que nos deixam Shocked .
Esta é uma delas. Estou Surprised .Por uma foto destas? Laughing 
Cumpri com as regras do forum? Não posso ser um leigo na matéria e tirar aqui dúvidas? Penso que sim, Local, dia e foto....
Mas se passasse por cima de mim até que ficava :bounce:e era cá uma foto cheers 

Agora por favor, ''vão combater para outro lado''.... estou a sentir-me culpado de ter invadido o território da ave (estrada pública) e uma simples foto a mais de 1 km ter prejudicado uma espécie em vias de extinção.
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por jheitor Seg Ago 26, 2013 2:41 pm

como ja disse anteriormente tambem ja fui caçador e deixei.. por razões ja aqui ditas pelo Paulo Ferreira, e outras ....
mas no regime livre havia muito menos transgreções do que nas actuais reservas .. nunca se sabia quando aparecia a autoridade ... nas reservas raramente são fiscalizados raramente e praticamente sabem da visita... só são ficalizados os que estão legais... tal como deixar caça no campo, por que excede o limite diário..
tambem são extreminados todos os animais que estragam a caça, raposas ,gatos bravos ( que por cá são muito raros) sacarabos, douninhas,e até lontras,.. isto é só uma gota de água......

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por jheitor Seg Ago 26, 2013 2:44 pm

e vou aqui deixar uma dica que por pena minha quase de certeza vai acontecer .. dificilmente a caça a rola vai ser interdita.... são muitos milhões em licenças para o estado.. muitos milhões em munições para os armeiros, mais impostos para o estado....

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por jguilherme Qui Ago 29, 2013 4:18 am

Bom, 2 questões relativamente às águias-imperiais de Castro Verde:

2009 - Ao contrário do o JFrade diz, foi mesmo alguém que foi lá propositadamente matar a águia.

2013 - Aconteceu outra vez, exactamente no mesmo sítio.

Abraço
jguilherme
jguilherme

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por Luis Silva Qui Ago 29, 2013 7:40 am

jguilherme escreveu:Bom, 2 questões relativamente às águias-imperiais de Castro Verde:

2009 - Ao contrário do o JFrade diz, foi mesmo alguém que foi lá propositadamente matar a águia.

2013 - Aconteceu outra vez, exactamente no mesmo sítio.

Abraço
Se alguem sabe que foi lá propositadamente para abater o animal é porque conhecem a pessoa em questao....

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por José Frade Qui Ago 29, 2013 11:25 am

Luis Silva escreveu:
jguilherme escreveu:Bom, 2 questões relativamente às águias-imperiais de Castro Verde:

2009 - Ao contrário do o JFrade diz, foi mesmo alguém que foi lá propositadamente matar a águia.

2013 - Aconteceu outra vez, exactamente no mesmo sítio.

Abraço
Se alguem sabe que foi lá propositadamente para abater o animal é porque conhecem a pessoa em questao....
Tiraste-me as palavras da boca... E ainda por cima reincidente Evil or Very Mad Evil or Very Mad
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4830
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Águia Imperial? Empty Re: Águia Imperial?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos