Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

4 participantes

Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qui Ago 29, 2013 6:46 am

Eu e o Óscar Morais vimos hoje (29/9; aprox. 10:45-11:00 h) nas salinas de Aveiro (Troncalhada) uma ave que tenho dificuldades em identificar mas que seria interessante se se confirmasse ser uma Gaivina-d'asa-branca (Chlidonias leucopterus; plumagem de juvenil em transição para 1º Outono)...a outra possibilidade (talvez mais forte) é tratar-se de uma gaivina-dos-paúis juvenil (Chlidonias hybridus).

Envio a minha 'melhor' fotografia. Penso que poderá ser pouco esclarecedora. Porém, o Óscar Morais conseguiu umas fotos melhores tanto da ave pousada como em vôo.

Conto com a vossa ajuda na identificação desta ave.


ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Lci2




Cumprimentos Pedro M

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty Re: ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por pedro121 Qui Ago 29, 2013 7:41 am

Humm, com base só nesta foto eu diria Chlidonias hybridus
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty Re: ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por oscar morais Sex Ago 30, 2013 11:31 am

Só agora consegui colocar as fotos. O Pedro Moreira já ontem apontava a hipótese C. hybridus como a mais adequada.



ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Ca5d



ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis 6rbx


oscar morais

Número de Mensagens : 56
Data de inscrição : 06/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty Re: ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por Upupa epops Sex Ago 30, 2013 1:35 pm

Também concordo com gaivina-dos-paúis.
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty Re: ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Sex Ago 30, 2013 1:45 pm

Obrigado Óscar pelas fotos. Pode ser que sirvam para resolver o problema. A característica que no campo me dava esperanças de se poder tratar de C leucopterus (de acordo com as pranchas do Collins) era o bordo (frontal) da asa escuro que se vê na tua 1ª foto.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty Re: ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qua Set 04, 2013 8:19 am

Ontem observei uma ave que pode bem ser aquela (pelo menos era muito parecida) que tantas dificuldades me causou. Hoje fotografei-a (com uma 55 mm) e meto aqui 5 fotos. Por sorte, voava junto com uma Chlidonias niger juvenil (duas últimas fotos) e deu para ver que a 1ª era visivelmente maior que a 2ª. Assim, tudo indica (logo me dirão se concordam) que a 1ª ave é uma C hybridus e não C leucopterus, como alguns (agradeço o esforço) acertadamente identificaram (para grande desgosto meu)


ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Jboj



ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Q528



ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Idcw



ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Wey5



ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Khyo



C niger juvenil
ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Ht9j



ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Q45q


Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty Re: ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por pedro121 Qua Set 04, 2013 2:44 pm

Bem, se for a mesma ave, avançou já alguma coisa na muda.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis Empty Re: ID Gaivina-d'asa-branca ou Gaivina-dos-paúis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos