Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras)

2 participantes

Ir para baixo

LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras) Empty LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 21, 2008 11:52 am

Bom dia a todos,

Acabo de ser informado que hoje, dia 21 de Novembro, está um cisne-mudo (Cygnus olor) na foz do Sizandro, concelho de Torres Vedras. Observador: J. d'Almeida Simões.

Pese embora as dúvidas que geralmente surgem sobre a origem das aves desta espécie, parece-me interessante mencionar que todos os registos homologados pelo CPR foram efectuados entre Outubro e Março, ou seja no período de invernada, o que sugere um padrão de ocorrência nessa época do ano. Assim, a possibilidade de serem aves selvagens não deve ser posta de parte.

1 abraço,
Gonçalo


Última edição por Gonçalo Elias em Ter Abr 28, 2015 7:54 am, editado 2 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras) Empty Re: LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras)

Mensagem por pedro121 Sex Nov 21, 2008 12:36 pm

Boas

Para alem de que a tendência parece ser para aparecerem aves no período certo, o que é um bom indicio, temos também outros dados que me levam a duvidar que todas as aves sejam provenientes de fugas de cativeiro, esta espécie não é criada em grande numero em Portugal, a maioria é anilhada com anilha fechada nos primeiros dias de vida, parte dos que são criados são amputados precisamente para evitar fugas, e muitos dos restantes estão em recintos em que a ave não pode fugir pela simples razão de que não tem espaço suficiente para a corrida que eles fazem antes de levantarem voo, por isso acho que os dados são favoráveis a que apareçam indivíduos selvagens.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras) Empty Re: LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras)

Mensagem por pedro121 Sex Nov 21, 2008 6:33 pm

Boas

Entretanto eu dei lá uma saltada para ver a ave e para conhecer o espaço que não conhecia. A minha impressão inicial da ave não foi positiva já que esta se encontrava na parte da "lagoa" mais próxima das casas, no entanto ao aproximar-me (estava no canto oposto e na margem contraria) constatei a existência de varias pessoas a passear cães que podem ter levado a ave a procurar refugio junto as casas onde não se via ninguém, quando me aproximei mais da ave e fiquei de frente para ela atirei comida para a agua (pão) mas ela não demonstrou interesse e continuou a alimentar-se da vegetação submersa, atravessei a lagoa para a margem onde a ave estava e ao ver-me aproximar ela dirigiu-se calmamente para o centro da lagoa continuando a alimentar-se, mas com uma atitude do tipo "Um olho no burro e outro no cigano" voltei a oferecer alimente e ela voltou a demonstrar desinteresse continuando a alimentar-se da vegetação.

Não estou convencido que não seja uma fuga, mas pareceu-me mais uma ave habituada a seres humanos mas não dependente deles. Acho que vai para a lista Very Happy


Quanto ao espaço, parece-me interessante, mas não tinha muitas aves, petinhas, galeirões, galinhas de aguas, narcejas e guinchos
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras) Empty Re: LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 21, 2008 11:49 pm

pedro121 escreveu:Não estou convencido que não seja uma fuga, mas pareceu-me mais uma ave habituada a seres humanos mas não dependente deles. Acho que vai para a lista Very Happy

lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras) Empty Re: LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 16, 2013 9:26 pm

Aproveitei este tópico antigo e promovi-o a mais um tópico de local. Smile 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras) Empty Re: LOCAL: foz do Sizandro (Torres Vedras)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos