Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aquisição de telescópio

+6
Paulfer
jheitor
L_Almeida
RuiCaratao
Upupa epops
Jaime Pires
10 participantes

Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Aquisição de telescópio

Mensagem por Jaime Pires Qua Out 30, 2013 6:16 am

Olá
Preciso de adquirir um telescópio para melhorar a minha capacidade de observação de aves. Os parametros são os seguintes:
1 - Poder observar melhor as aves e aprender a usar um telescópio para essa função
2 - Digiscoping - Gostava que tivesse essa capacidade. Não para obter fotos de alta qualidade mas sim para obter fotos que me permitam por um lado ter uma observação posterior da ave observada e que sejam suficientes para poder pedir ajuda na sua identificação (ex: IDs do Forum Avesdeportugal). Deveria ter adaptador para DSLR Canon 60D.
3 - O pior - Não me convinha gastar mais do 200 a 300€. Tenho feito outros investimentos recentes para isto e o capital está fraco.

Andei a ver as coisas e fiquei entre 2 aparelhos:
- Celestron Ultima 20-60x80 e
- Hawke Nature Trek 20-60x80 Spotting Scope

Qualquer deles pelo preço de +- 200€.

O que me podem sugerir? Ou haverá alguma outra coisa que preencha melhor os requisitos?

Para valores até 500€ haveria alguma coisa extraordinária que me pudesse levar a deixar de fumar?

Cumprimentos e obrigado

Jaime Pires
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Upupa epops Qua Out 30, 2013 3:25 pm

De telescópios pelo que tenho pesquisado, acho que é melhor não investir por esse preço.

Eu ia mais para uma superzoom que também permite observar e tirar fotos com melhor qualidade do que um telescópio até esse preço. scratch 

Eu estou a espera que saia a Canon sx60 hs para fazer o meu investimento.

Podes ver a atual Canono sx50 hs:

Preço: http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss_1?url=search-alias%3Daps&field-keywords=canon+sx50+hs&rh=i%3Aaps%2Ck%3Acanon+sx50+hs

Exemplo de foto: http://www.flickr.com/photos/tomson_tsao/10568213874/in/pool-2082775@N20

Acho que seria um bom investimento até pela sua versatilidade... Wink 

Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Jaime Pires Qua Out 30, 2013 3:42 pm

Olá
Concordo contigo mas de momento eu já tenho a questão da fotografia resolvida nesse aspecto.
Eu sei que estes telescopios não são a melhor sumidade do mercado mas eu também não sou uma sumidade em observação de aves. Sou um principiante e tenho muito a aprender.

Considera que o telescopio se insere nessa aprendizagem...
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Upupa epops Qua Out 30, 2013 4:19 pm

Eu cheguei a considerar uma Samyang 650-1300mm (mesmo não sendo telescópio) para mim, acho que até é boa para o preço.

É uma boa escolha mas é mais para dias de sol.

Ve estes vídeos:





Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Jaime Pires Qua Out 30, 2013 4:45 pm

Vou ver. MAs eu comecei por ter uma Fuji compacta 12Mp com um zoom de 30. Apresenta o problema de só funcionar bem no display. Fiz algumas boas fotos mas tinha muitas limitações.
Há uns meses adquiri uma Canon 60D com uma objectiva de 250mm (c/ estabilização de imagem) e melhorei completamente as minhas fotos, mas para distancia maiores não funcionava e eu na altura andava numa de abutres e rapinas.
Recentemente adquiri uma sigma 500 mm. E de facto passei para outro patamar (embora seja um nabo a usar aquela tecnologia toda). Tenho muito que aprender...
Mas nas experiências mais recentes de observação a aves que estejam mais distantes (ou mesmo em voo) eu tiro muitas fotos mas nem observo a ave nem (muitas vezes) as fotos ficam boas.

O telescópio poderia dar para dedicar mais tempo à observação sem tomar um compromisso demasiado pesado financeiramente...

Tu usas telescópio?

Cumprimentos
Jaime Pires
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por RuiCaratao Qua Out 30, 2013 5:28 pm

Jaime, primeiro e apenas como conselho, é preciso ponderar se precisamos mesmo de um telescopio. Para quem vê muitas rapinas ao longe, em ambientes estuarinos para observação de limícolas ou patos, aves marinhas etc....mas um bom binoculo é muito melhor. Por experiência própria e talvez muitos dos users do fórum se lembem de tempos idos, que no inicio a ideia de mais ampliação/mais aves é totalmente errada.
 
Mas caso seja mesmo essa a sua decisão e escolha, não vi até hoje nada melhor do que isto  a este preço http://astrofoto.com.pt/_v2010/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=576&category_id=95&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26
Convem não esquecer que sem tripé que o segure sem tremores, por melhor qualidade que tenha não vê nada assim que sobe a ampliação ou que se levanta vento. E um bom tripé são outros tantos euros...

Ponderar uma superzoom ao invés de um telescópio parece-me a mim completamente descabido, uma coisa não substitui a outra, mas um adaptador de DSLR para telescopio e sobretudo tendo já uma 500mm também não me parece a melhor opção...na realidade poucos mm se ganhariam. Pelo contrário um adaptador para uma camera compacta, sim ganha muita ampliação
 
cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por L_Almeida Qui Out 31, 2013 5:43 am

Achei interessante o post anterior. Também me têm passado pela cabeça a compra de um telescópio. Por vezes os binóculos (tenho uns pentax 8x43) não chegam para ver o detalhe que se pretende, principalmente em zonas húmidas, onde não é possível uma grande aproximação. Compreendo as limitações que obrigam ao uso de um bom tripé e de uma boa cabeça (e isto significa peso ...) , e das condições atmosféricas que podem não permitir o uso da ampliação máxima. Mas até que ponto é que valerá investir num telescópio mais barato (até aos 500€/800€) ? A qualidade é aceitável?

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Upupa epops Qui Out 31, 2013 1:59 pm

Ponderar uma superzoom ao invés de um telescópio parece-me a mim completamente descabido, uma coisa não substitui a outra, mas um adaptador de DSLR para telescopio e sobretudo tendo já uma 500mm também não me parece a melhor opção...na realidade poucos mm se ganhariam. Pelo contrário um adaptador para uma camera compacta, sim ganha muita ampliação
Nunca experimentei usar uma superzoom para observação... Será que é possível observar com uma superzoom?
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por jheitor Qui Out 31, 2013 2:23 pm

ha uns adaptadores que em conjunto com uma objetiva faz um telecopio com zoom 10x a distancia focal da objetiva, agora nã sei a qualidade que teem

http://niobo.pt/shop/telesc%C3%B3pios-c-288_289/kenko-lens2scope-para-canon-%C3%93culo-45%C2%BA-p-3898.html

http://www.amazon.com/Lens2scope-10mm-Eyepiece-Canon-Angle/dp/B004GGBQAC

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por jheitor Qui Out 31, 2013 2:24 pm

ha para canon e para nikon

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Paulfer Qui Out 31, 2013 3:34 pm

Com uma 500 mm da sigma e a querer telescópios de 200/300 euros? Mas que objectiva é essa?
Eu uso muito a 400mm para identificar no caso de dúvida.
O telescópio é sem dúvida algo mais avançado mas os binóculos e a objectiva safam-se bem.
Por 200/300 euros? Eu preferia investir num fim de semana a ''chatear'' o Rui C. ou o Pedro R., entre outros, onde ia aprender muito e deixava o telescópio de fora.
Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por António Beira Alta Qui Out 31, 2013 4:05 pm

Upupa epops escreveu:
Ponderar uma superzoom ao invés de um telescópio parece-me a mim completamente descabido, uma coisa não substitui a outra, mas um adaptador de DSLR para telescopio e sobretudo tendo já uma 500mm também não me parece a melhor opção...na realidade poucos mm se ganhariam. Pelo contrário um adaptador para uma camera compacta, sim ganha muita ampliação
Nunca experimentei usar uma superzoom para observação... Será que é possível observar com uma superzoom?
Sim é possível observar com uma super-zoom , mas as limitações estão lá no máximo de distançia focal e em situações de fraca luminosidade . É uma solução apenas de recurso ou como equipamento para o dia a dia , como é o meu caso em que a Canon sx 20 is anda sempre comigo , os binóculos só uso quando vou especificamente observar algo em concreto e telescopio não tenho .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Jaime Pires Qui Out 31, 2013 4:54 pm

Olá
Há algumas razões para pensar na aquisição dum telescópio:
1- Tenho uma varanda que dá para uma enorme planicie no Alentejo e onde passam muitas e diferentes aves. O telescópio permitir-me-ia ter uma observação rápida ou mesmo mantê-lo focado num ponto de interesse (como por exemplo um ninho de cegonhas que existe num plano inferior embora longe).
2 - Poderia assim apresentar algumas imagens a terceiros eventualmente mais nabos do que eu.
3 - Poderia usá-lo nas saidas e se tivesse digiscoping poderia em casos que justificassem tomar imagens sobretudo com o objectivo de identificar posteriormente.
4 - A utilização dum telescópio não é a mesma coisa que uma máquina fotográfica porque como diz o Beira Alta em casos de pouca luz ou em casos de contraluz pode não funcionar bem e depois nem observação nem fotografia.

A opção apresentada pelo Heitor parece-me interessante mas não serve para o meu caso particular.
Agradeço ao Rui e terei em atenção a tua opinião embora andasse inclinado para um telescópio tipo 20-60x80 porque tinha a ideia que um tipo xx-yyx60 seria mais dificil de usar por pessoas pouco experimentadas como eu ou os meus convidados. Não sei se isso é mesmo assim?

Paulo - em relação a chatear o Rui ou o Pedro espero ter oportunidade disso um dia, assim eles queiram e eu seja capaz de os compensar disso. Já tive oportunidade de acompanhar o Carlos Pacheco e o Paulo Alves e para mim foi um prazer e um benefício imenso.

Cumprimentos
jaime Pires
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Helder Vieira Sex Nov 01, 2013 11:24 am

Por 200-300 € não te posso aconselhar. O meu é da mesma marca do que partilhaste, é o Regal 80 ED, e custou pouco mais de 500 €. Comprei-o há 2 anos, online (não me lembro do site, logo mais partilho), e estou bastante satisfeito. Não é um "F1", mas considero-o um "good value for money". Encontrarás inclusive, online, vários exemplos de quem usa o modelo para digiscoping.

Como já foi dito, não te esqueças que vais ter que investir num tripé, e numa cabeça. Há conjuntos 2 em 1, mas não me convenceram na altura. O meu conjunto é manfrotto,  055 XPROB o tripé, 701 hdv a cabeça. Também comprei ambos online, na amazon.uk, quase a metade do preço do que encontrava aqui na tugaland Twisted Evil 
Mesmo que mais tarde sintas que podes, queres, precisas (whatever!) comprar um melhor telescópio, o tripé + cabeça só compras uma vez, mas tem atenção na escolha (peso do material, peso máximo que suportam, quanto mede o tripé "extendido e encolhido", etc).
De qualquer forma, antes de te decidires investiga. Procura reviews online p.ex.

Já agora, o meu conjunto tripé + cabeça + telescópio pesa quase 5 kg. Posso fazer um dia de birding na boa, com a carga ao ombro. Não me incomoda, e eu não sou propriamente robusto! Tenho 1,72 m de altura e 69 kg de peso Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por pedro121 Sex Nov 01, 2013 11:37 am

Upupa epops escreveu:
Nunca experimentei usar uma superzoom para observação... Será que é possível observar com uma superzoom?
Não, não é.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por pedro121 Sex Nov 01, 2013 11:39 am

Paulfer escreveu:
Por 200/300 euros? Eu preferia investir num fim de semana a ''chatear'' o Rui C. ou o Pedro R., entre outros, onde ia aprender muito e deixava o telescópio de fora.
Very Happy
Very Happy Very Happy Very Happy  E isso sem veres em que estado está o meu Nikon ED50...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por pedro121 Sex Nov 01, 2013 11:48 am

Jaime Pires escreveu:Olá
Há algumas razões para pensar na aquisição dum telescópio:
1- Tenho uma varanda que dá para uma enorme planicie no Alentejo e onde passam muitas e diferentes aves. O telescópio permitir-me-ia ter uma observação rápida ou mesmo mantê-lo focado num ponto de interesse (como por exemplo um ninho de cegonhas que existe num plano inferior embora longe).
2 - Poderia assim apresentar algumas imagens a terceiros eventualmente mais nabos do que eu.
3 - Poderia usá-lo nas saidas e se tivesse digiscoping poderia em casos que justificassem tomar imagens sobretudo com o objectivo de identificar posteriormente.
4 - A utilização dum telescópio não é a mesma coisa que uma máquina fotográfica porque como diz o Beira Alta em casos de pouca luz ou em casos de contraluz pode não funcionar bem e depois nem observação nem fotografia.

A opção apresentada pelo Heitor parece-me interessante mas não serve para o meu caso particular.
Agradeço ao Rui e terei em atenção a tua opinião embora andasse inclinado para um telescópio tipo 20-60x80 porque tinha a ideia que um tipo xx-yyx60 seria mais dificil de usar por pessoas pouco experimentadas como eu ou os meus convidados. Não sei se isso é mesmo assim?
Bom, muito bem, para mim um telescópio é essencial, eu ando sempre com o meu, mas também é verdade que o meu é compacto e que por isso anda na minha mochila, diga-se que o Nikon ED50 para um fotografo pode ser uma opção já que como é compacto pode andar na mala e é possível usa-lo sem tripé, pode ser apoiado em qualquer superfície solida.

Eu tenho tambem um Swarovski AT80 que infelismente não é HD e que tem uma imagem algo amarelada em condições de pouca luz, que fica geralmente em casa , só o ponho a uso no inverno por causa dos patos e maritimas (e que vou vender.)

Mas desviei-me um pouco da questão base, um bom telescópico melhora em muito a experiência de observação, mesmo em passeriformes que não sejam florestais, mas uns bons binóculos são mais práticos e permitem maior liberdade.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por pedro121 Sex Nov 01, 2013 11:51 am

L_Almeida escreveu: Compreendo as limitações que obrigam ao uso de um bom tripé e de uma boa cabeça (e isto significa peso ...) , e das condições atmosféricas que podem não permitir o uso da ampliação máxima. Mas até que ponto é que valerá investir num telescópio mais barato (até aos 500€/800€) ? A qualidade é aceitável?
Sim, é possível comprar telescópicos aceitáveis por 800€.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por pedro121 Sex Nov 01, 2013 11:54 am

Helder Vieira escreveu:
Como já foi dito, não te esqueças que vais ter que investir num tripé, e numa cabeça. Há conjuntos 2 em 1, mas não me convenceram na altura. O meu conjunto é manfrotto,  055 XPROB o tripé, 701 hdv a cabeça. Também comprei ambos online, na amazon.uk, quase a metade do preço do que encontrava aqui na tugaland Twisted Evil 
)
Eu concordo que este conjunto é muito bom, não é o meu, já que por observar muitas marítimas fui para um conjunto mais pesado, mas eventualmente vou comprar a 701 como 2ª cabeça.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 01, 2013 4:10 pm

Jaime Pires escreveu:Agradeço ao Rui e terei em atenção a tua opinião embora andasse inclinado para um telescópio tipo 20-60x80 porque tinha a ideia que um tipo xx-yyx60 seria mais dificil de usar por pessoas pouco experimentadas como eu ou os meus convidados. Não sei se isso é mesmo assim?
Jaime, a única diferença é a quantidade de luz que entra no telescopio e só se nota diferença na 1ª meia hora da manhã e na ultima da tarde assim como em ampliações acima de 45x, mas este problema não se põe no de xx-yy-60 mm porque geralmente são limitados a 45x.
Na realidade é mais leve e menos propenso a trepidação, fica assente que nem uma rocha num manfrotto 055, melhor só mesmo um xx-yy-50 que eu cá sei Wink


cumps,
Rui

P.S. Tendo uma varanda com boa vista, é sempre uma mais valia ter um telescópio Very Happy
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Helder Vieira Sex Nov 01, 2013 4:29 pm

Helder Vieira escreveu: o Regal 80 ED, e custou pouco mais de 500 €. Comprei-o há 2 anos, online (não me lembro do site, logo mais partilho), e estou bastante satisfeito.
Comprei-o em setembro de 2011, e custou 517€. Paguei 23€ pelos portes (com seguro!?) de envio...
O site é www.optics-pro.com, e agora está um pouco mais caro: http://www.optics-pro.com/celestron-spotting-scope-regal-80-f-ed-20-60x80mm/p,16071

O conjunto manfrotto comprei-o na mesma altura, e apanhei uma boa promoção, sem custos de envio, tudo por 263€.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Jaime Pires Sex Nov 01, 2013 4:50 pm

Olá
Obrigado pelas opiniões que me parecem que vão ficando alinhadas.
É claro que uma zoom por melhor que seja não substitui o telescópio na maior parte dos casos.
Também está claro que um tripé adequado ao telescópio de forma a que ele tenha uma boa sustentabilidade também é importantissimo (verifiquei que alguns observadores baixam o tripé para reduzir as vibrações provocadas pelo manuseamento ou mesmo pelo vento).
Também percebi que mais euros ou menos euros podem alterar a qualidade daquilo que se vai comprar.
Depois há os aspectos subjectivos do comprador que muitas vezes não sáo importantes mas afectam a compra (aspecto, cor, tato,etc).

Bem, com esta troca de impressões vou fazer mais umas consultas na net, ver se consigo convencer a mulher a gastar mais uns euros, (o que não vai ser fácil porque a questão tripé também tem de ser considerada), e no limite espero que o Menino Jesus se consiga lembrar de mim este ano (eheheh).

Obrigado a todos pela vossa contribuição (Rui, Helder, Pedro, Almeida, Heitor, Upupa (não sei ainda qual é o teu nome),Paulo Ferreira e Beira Alta.

Se achar necessário voltarei aqui ao forum mas para já penso que tive uma boa ajuda para decidir sobre o assunto.

Quando ele tiver evoluido darei noticias.

Obrigado mais uma vez

Cumprimentos
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Faísca Sáb Nov 02, 2013 7:12 pm

eu uso um Zeiss com uma 20-75x
Faísca
Faísca

Número de Mensagens : 837
Idade : 62
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

http://www.fluidr.com/photos/faisca

Ir para o topo Ir para baixo

Aquisição de telescópio Empty Re: Aquisição de telescópio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos