Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 dias á chuva no Algarve

+2
Gonçalo Elias
pedro121
6 participantes

Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por pedro121 Sex Dez 05, 2008 9:55 am

As previsões de tempo não eram famosas mas como o fim de semana prolongado já estava reservado arranquei na sexta feira á noite para o Algarve, a ideia era usar uma casa de familiares em Alvor como base e depois explorar as principais zonas de interesse.

Sábado de madrugada, arranquei para Sagres com mau tempo, chuva e vento forte mas o desejo de ver as Ferreirinhas serranas e as Gralhas de nuca cinzenta foram o suficientes para me arrancarem da cama, ao chegar ao Cabo nada de Ferreirinhas nem de Gralhas mas muitos pescadores suicidas, sim porque estar nas falésias com o vento que se fazia sentir só mesmo para suicidas. Fiz o desvio para a Cabranosa sempre á procura das gralhas, mas só via Abibes, Tarambolas douradas e petinhas, quase ao pé da "quinta" dei com um grupo de Gralhas de bico vermelho, estavam bastante perto e permitiram uma boa observação, uma exploração da zona não deu resultado e já estava a voltar para trás quando junto aos pinheiros de um bando de pombos que estava a alimentar-se levantam duas gralhas de nuca cinzenta.

Como não as consegui ver bem e tinha ainda tempo ao voltar para Alvor passei pela ponta da Piedade numa nova tentativa de ver as Gralhas, muita chuva e vento mas gralhas nem vê-las, já me vinha embora quando a minha companheira me chama a atenção para um macho de peneireiro que estava a atacar um bando de pegas azuis que estavam enfiadas numa oliveira, parei o carro para observar e quando ia para arrancar aparecem 3 Gralhas nas falésias á minha direita, ainda consegui tirar umas fotos e observa-las em condições.

Á tarde fui explorar a Ria de Alvor, nomeadamente o sapal da margem oeste, muitas coisas giras: Colhereiros, Flamingos, 1 andorinha das chaminés, Alfaiates, Pernas verdes, Pernas Vermelhas, 23 Ostraceiros, mergulhões pequenos etc... infelizmente a meio da visita apanhei uma chuvada algo desagradável, especialmente porque o caminho estava completamente enlameado, quando conseguimos chegar ao carro estávamos completamente encharcados, mas o Guia de Campo estava sequinho... Voltei a Alvor para mudar de roupa e comer qualquer coisa, e voltei a sair, resolvi tentar a Abicada que não conhecia, tive sorte porque para alem da vista sobre a ria ainda vi algumas espécies interessantes especialmente os Gansos e um trio de tartaranhões ruivos dos pauis que proporcionaram observações de muito perto, especialmente o macho, fiquei até á ultima a ver se apareciam corujas do nabal mas não tive sorte, no global foi um dia bem passado com chuva e tudo.

Domingo de manha pelas 9 já estava na quinta do Lago, não conhecia e adorei, estacionei no parque grande ao pé da ponte de madeira, felizmente que no Inverno não é pago, segui depois sempre pelo caminho junto á ria até ao observatório, as linidicolas eram muitas e variadas e as felosas comuns estavam por todo o lado as pegas azuis eram uma autentica praga, ao chegar junto ao lago que tem o observatório não fiquei muito entusiasmado porque só patos reais e trombeteiros eram visíveis, mas tive uma sorte inesperada, o tlm da minha companheira toca e estava eu a pensar com os meus botões que os Caimões iam se esconder devido ao barulho (o toque é muito barulhento) quando levanta mesmo junto a mim um Garçote macho que poisou a descoberto alguns metros mais á frente (abençoado toque acho que nunca gostei tanto de tlms como naquele momento) a partir daí foram tudo rosas, ou melhor Frisadas, Zarros, Negrinhas, Marequinhas, Caimões, Galeirões, Galinhas de Agua, e o Pato de Bico vermelho, estava tão bem disposto que nem me senti mal por as pilhas da minha maquina fotográfica terem dado as ultimas e o 2º pack estar a recarregar em Alvor, continuando para o Ludo fiquei literalmente sem reacção pela quantidade de aves presentes, espectacular é a palavra que me ocorre, no meio da multidão ainda consegui ver alguns Arrabios mas não consegui encontrar o Perna Vermelha Escuro o que foi para mim uma pena porque é uma espécie que queria ver e que “falhei” durante todo o fim de semana.

De volta ao carro ainda observei um bando de 16 Gaivotas de Cabeça Preta a muito curta distancia.

Depois do almoço da praxe na Guia fui explorar a Lagoa dos Salgados, não vi os Íbis Carecas que por lá andam, mas em compensação dei com uma fêmea de Melanitta nigra na saída da lagoa, nunca tinha tido oportunidade de os observar tão de perto, também consegui ver pela primeira vez os garajaus grandes, de resto estavam relativamente poucas aves e a maioria estava junto ao campo de golfe, Caimões, Galinhas de agua, Galeirões, Petinhas, Cotovias, Patos reais, Marequinhas, Patos trombeteiros, Flamingos e Gansos Bravos.

De volta a Alvor e já com a chuva a cair ainda fui espreitar o fundo da mini albufeira junto ao posto de transformação eléctrica dos Montes de Alvor, aqui apanhei dois sustos, estava uma gaivota muito clara de um bege quase branco que pensei á primeira ser uma Hiperborea e depois apareceu um pato que parecia uma Marequinha de asa azul, depressa conclui que eram híbridos, mas por momentos já me estava a imaginar a fazer 2 comunicações ao CPR sem fotos para comprar o que tinha visto, de qualquer modo para se fazer observação de Aves junto a Alvor o sitio pareceu-me muito bom já que o aceso é bom e a observação decorre junto ao carro e ainda se vem algumas coisas interessantes e em bons números, nomeadamente patos e em especial Marequinhas.

Na segunda de manha arranquei para Tavira para ir dar uma volta pelas salinas de Santa Luzia, encontrei a Garça Híbrida (3 dias 3 híbridos…), mas fora isso não vi nada de especial, mas também não tive tempo para explorar convenientemente a zona já que queria ir para Castro Marin.

Em Castro Marin tive varias dificuldades devidos a chuva recente o que impossibilitou o acesso a determinadas zonas, o tempo também estava muito escuro o que não era propriamente convidativo, no Esteiro da Carasqueira estavam presentes inúmeros galeirões, um bando de patos trombeteiros e alguns Arrabios, entre as varias dezenas de mergulhões pequenos penso que estavam Mergulhões de pescoço preto mas estavam demasiado longe para os conseguir ver bem, do outro lado da estrada estava um pequeno bando de andorinhas do mar anãs o que para mim foi uma novidade, no Cerro do Bufo tive dificuldade a circular devido as chuvas e acabei por encurtar o passeio mas mesmo assim ainda vi alguns Gansos e um pequeno bando de combatentes mais as linidicolas normais, na sede da reserva falhei a Calhandrinha-das-marismas mas o tempo era pouco, já passava da 1 e estava a ameaçar chuva, fica para outro dia.

Já na volta ainda passei por Castro Verde, milhafres reais por todo lado mas falhei outra vez o Tartaranhão-azulado, este está mesmo difícil… enfim ainda vi um bando de 11 abetardas e ao fazer uma manobra perigosa para observar uma rapina que entretanto desapareceu dou com um bando de Alcaravões o que foi um prémio de consolação particularmente saboroso.

Conclusão: Muita chuva e muitas aves 9 das quais novas para mim, no global um fim de semana excelente
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 26, 2019 2:39 pm

Ao fazer umas pesquisas no forum encontrei este tesourinho Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por Helder Vieira Ter Mar 26, 2019 3:16 pm

Gostei particularmente das linidicolas What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 26, 2019 3:31 pm

Helder Vieira escreveu:Gostei particularmente das linidicolas What a Face

Ainda por cima o termo aparece várias vezes, de onde se conclui que não foi um lapsus teclae lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por pedro121 Ter Mar 26, 2019 3:53 pm

dislexia malta, para alem disso sou meio analfabeto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por PNicolau Qua Mar 27, 2019 2:16 am

Muito bom! Tempo em que o Ramalho não tinha visto erythropus nem cyaneus. Quero mais destes  Very Happy Very Happy Very Happy
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por pedro121 Qua Mar 27, 2019 2:42 am

PNicolau escreveu:Muito bom! Tempo em que o Ramalho não tinha visto erythropus nem cyaneus. Quero mais destes  Very Happy Very Happy Very Happy

Nem Milhafre-real, mas esse vi nessa viagem, em que aliás foi só estreias.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por PNicolau Qua Mar 27, 2019 4:29 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:Muito bom! Tempo em que o Ramalho não tinha visto erythropus nem cyaneus. Quero mais destes  Very Happy Very Happy Very Happy

Nem Milhafre-real, mas esse vi nessa viagem, em que aliás foi só estreias.
Esta devia ser uma altura em que eu tinha visto mais espécies do que tu. Comecei a ver aves em Fevereiro de 2007, no Algarve precisamente.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por pedro121 Qua Mar 27, 2019 5:32 am

PNicolau escreveu:
Nem Milhafre-real, mas esse vi nessa viagem, em que aliás foi só estreias.
Esta devia ser uma altura em que eu tinha visto mais espécies do que tu. Comecei a ver aves em Fevereiro de 2007, no Algarve precisamente.[/quote]

Eu tinha começado pouco antes desta viagem, algures em 2008.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por Samuel Patinha Qua Mar 27, 2019 6:05 am

pedro121 escreveu:

Conclusão: Muita chuva e muitas aves 9 das quais novas para mim, no global um fim de semana excelente

9 lifers... quem te dera agora um dia assim Very Happy

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por Helder Vieira Qua Mar 27, 2019 6:09 am

Samuel Patinha escreveu:
pedro121 escreveu:

Conclusão: Muita chuva e muitas aves 9 das quais novas para mim, no global um fim de semana excelente

9 lifers... quem te dera agora um dia assim Very Happy

lol!

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por pedro121 Qua Mar 27, 2019 6:52 am

Samuel Patinha escreveu:
9 lifers... quem te dera agora um dia assim Very Happy

Em PTc nunca mais irá acontecer, mas em PT é possível.

WP é fácil.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por pedro121 Qua Mar 27, 2019 6:57 am

Por curiosidade a minha media anual para PT é próximo de 6 espécies.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por luis correia Qua Mar 27, 2019 7:19 am

Eu estava a ler o post e a pensar, "como é possível "este gajo" que parece saber tanto e ter tanta experiência só estar a ver agora estas espécies, que até eu já vi, pela primeira vez!? E emocionar-se com marrequinhas!"
Só depois é que vi os outros posts e a data Laughing
Já agora... és Pedro Ramalho? (o que sai em 1º no ebird Portugal?)
luis correia
luis correia

Número de Mensagens : 599
Idade : 38
Local : Alicante - Espanha
Data de inscrição : 12/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por Helder Vieira Qua Mar 27, 2019 7:23 am

luis correia escreveu: és Pedro Ramalho? (o que sai em 1º no ebird Portugal?)

The one and only Laughing
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por pedro121 Qua Mar 27, 2019 7:25 am

Helder Vieira escreveu:
luis correia escreveu: és Pedro Ramalho? (o que sai em 1º no ebird Portugal?)

The one and only Laughing

LOl, sim, mas o ranking do eBird é brincadeira. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16018
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

3 dias á chuva no Algarve Empty Re: 3 dias á chuva no Algarve

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos