Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brisa cria valor ambiental

Ir para baixo

Brisa cria valor ambiental  Empty Brisa cria valor ambiental

Mensagem por Hugo Albuquerque Qui Nov 21, 2013 6:05 am

Brisa cria valor ambiental

Data:21/11/2013
Fonte:semanal.omirante.pt

Brisa cria valor ambiental  41366

Investimento de mais de um milhão de euros impulsiona turismo de natureza e protecção de ecossistemas na região da Lezíria do Tejo

A Lezíria Grande de Vila Franca de Xira é refúgio e local de nidificação anual para mais de 120 mil aves e foi o local escolhido para a implementação do EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves.

O projecto nasceu de um protocolo, iniciado em 2007, entre a Brisa e a Companhia das Lezírias, no âmbito do Programa Brisa pela Biodiversidade, que o viram como um potenciador do desenvolvimento do turismo de natureza em Portugal e com forte retorno para a zona de Vila Franca de Xira.

A Brisa, na sua qualidade de patrocinador fundador do EVOA, investiu cerca de 1,3 milhões de euros viabilizando, assim, aquela que é a maior zona húmida de Portugal e uma das dez mais importantes da Europa.

No EVOA os visitantes podem conhecer e desfrutar de um património natural único, através do acesso a três zonas húmidas de água doce, num total de 70ha, em torno das quais estão instalados vários observatórios e pontos camuflados de avistamento.

O parque inclui ainda um moderno Centro de Interpretação, local por excelência de acolhimento dos visitantes, onde estes podem conhecer a exposição permanente “EVOA, onde o mundo encontra o Tejo” e participar em diversas actividades complementares à observação de aves.

“O projecto EVOA surge como uma componente fundamental do Programa Brisa pela Biodiversidade, através do qual a empresa tem procurado contribuir para a promoção do conhecimento, para o desenvolvimento da consciência colectiva e a mobilização e empenho de todos nos desafios da biodiversidade,” refere Franco Caruso, porta-voz da Brisa – Auto-Estradas de Portugal.

Com uma perspectiva de 25 a 30 mil visitantes por ano, tendo em conta as taxas de crescimento do turismo de natureza em Portugal, a Brisa tem garantido o financiamento anual do projecto até 2017, altura em que a Companhia das Lezírias assumirá os custos da sua exploração.


Primeiro o Ambiente

Programa educativo da Brisa leva os mais pequenos ao EVOA

O programa educativo da Brisa, activo desde 2005 e apresentado anualmente a cerca de duas mil escolas do Ensino Básico, passou este ano a incorporar a valência do Ambiente.

Com a conclusão do projecto EVOA a empresa assumiu que estavam criadas condições para a introdução de conteúdos sobre Ambiente, contribuindo activamente para o conceito de Educação para a Sustentabilidade.

“O Ambiente e a Biodiversidade são áreas estratégicas da atividade da Brisa, que tem como objetivo alcançar um balanço global positivo dos seus impactos” diz o porta-voz da Brisa, Franco Caruso, acrescentando que “o projeto Primeiro o Ambiente surge no sentido de promover estas importantes áreas.”

As visitas ao EVOA têm como intuito promover a sensibilização para a biodiversidade e a importância dos habitats naturais, através da observação, real e virtual, de aves em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Dirigido a todas as escolas com os 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, mas também às suas famílias e comunidade educativa, a empresa disponibiliza um microsite (http://brisanasescolas.pt/homepage-ambiente) onde as instituições de ensino podem inscrever-se para visitas gratuitas.

http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=627&id=96071&idSeccao=10941&Action=noticia
Hugo Albuquerque
Hugo Albuquerque

Número de Mensagens : 552
Idade : 47
Local : Loures
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos