Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Pelicano

+2
Jaime Pires
Gonçalo Elias
6 participantes

Ir para baixo

ID Pelicano Empty ID Pelicano

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 03, 2013 9:03 am

Agradeço opiniões sobre a identidade deste pelicano juvenil.

Nota: estas fotos não foram tiradas em Portugal. Dizem respeito a uma ave que observei na Áustria em 1989. Na ocasião identifiquei como sendo um pelicano-branco (Pelecanus onocrotalus). Agora ao olhar para as fotos estou com dúvidas. Não consigo chegar a uma conclusão, nomeadamente porque o padrão facial não encaixa com nada.

Estas são as únicas imagens disponíveis. Os originais estão em diapositivo e a digitalização foi obtida fotografando a projecção, o que contribui para a fraca qualidade das imagens.

Qualquer opinião será bem-vinda.

ID Pelicano 486j



ID Pelicano 1dbl



ID Pelicano R0j0
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 04, 2013 6:13 am

Ninguém opina? Rolling Eyes 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por Jaime Pires Qua Dez 04, 2013 6:30 am

Gonçalo. Eu diria que, olhando para a 3ª foto, ele está à espera de festas. Parece um gatinho aconchegado no nosso colo...
Gostei de ver as fotos, mas não percebo nada disso para opinar sériamente.
Boa sorte, Gonçalo..
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por patriciaeluis Qua Dez 04, 2013 7:36 am

Só posso dizer que gostava de ver estes nos nossos Portos pelo menos de vez em quando, têm um ar muito engraçado.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por Manuel PL Qua Dez 04, 2013 9:17 am

Olá, boa tarde!
Eu, não percebo NADA de pelicanos, mas, pela minha breve pesquisa na net, não me parece um onocrutalus... talvez um juvenil de crispus http://www.treknature.com/gallery/photo211685.htm??
Como bom candidato temos o rufescens http://maps.oiseaux.net/pelican.gris.html  http://www.redorbit.com/education/reference_library/science_1/aves_birds/2576438/pinkbacked_pelican/
Talvez mesmo o rufescens seja o mais próximo dos dois...







.
Manuel PL
Manuel PL

Número de Mensagens : 101
Data de inscrição : 01/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por Helder Vieira Qua Dez 04, 2013 9:32 am

Pelos vistos a espécie (a ser Pelecanus onocrotalus) inverna na europa de leste, é o caso Gonçalo? Trata-se de uma ave selvagem?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por Luis Gordinho Qua Dez 04, 2013 9:44 am

Ai essa PDI Sr. Gonçalo... Smile)

Há muito anos perguntaste-me o que é que eu achava deste pelicano e eu disse-te que achava que era um rufescens: ainda não mudei de opinião!

Um abraço, Luís G
Luis Gordinho
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 169
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/03/2008

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 04, 2013 10:59 am

Obrigado a todos pelas respostas.

Alguns comentários:

@Jaime: é possível que fosse uma ave fugida de cativeiro, na verdade mostrava-se bastante confiante; mas não sei de onde veio

@Manuel: crispus não me parece ser, mas o rufescens é de facto uma boa hipótese

@Helder: segundo sei, só há 2 ou 3 registos da espécie P. onocrotalus na Áustria; no entanto nada sei sobre a origem desta ave, o comportamento confiante sugere que fosse uma fuga

@Luís: pois é... a PDI é terrível... e o mais grave nem é eu ter-me esquecido dessa conversa... o mais grave é que mesmo depois de ler essa tua mensagem não me lembro dessa nossa conversa... mas acredito que o tenhas referido; seja como for, depois de uma breve pesquisa parece-me que é realmente a hipótese mais plausível; aliás sendo rufescens, a probabilidade de ser uma fuga de cativeiro aumenta consideravelmente

Já agora eu explico porque coloquei aqui a questão: há dias estive com um observador austríaco que veio a Portugal e em conversa eu disse-lhe que tinha estado na Áustria em 1989 e referi-lhe que tinha visto um pelicano; ele mostrou-se interessado no registo, porque os pelicanos são muito raros na Áustria; fui então à procura dos slides e digitalizei-os; como não via estas imagens há cerca de 20 anos, resolvi olhar para elas com mais atenção a fim de confirmar a identificação, mas fiquei com algums dúvidas sobre a minha identificação da altura; achei então que seria útil ouvir outras opiniões e por isso coloquei aqui as fotos.

Mais uma vez obrigado.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25579
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pelicano Empty Re: ID Pelicano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos