Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID - Que maçarico

3 participantes

Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Jaime Pires Seg Dez 09, 2013 1:30 pm

Olá
Tenho tirado muitas fotos a maçaricos mas tirando os das rochas os outros são uma dor de cabeça. Vamos amontoando as fotos até sermos capazes de olhar para elas e identificá-los (se isso algum dia acontecer).
Neste caso consegui tirar uma foto a voar e espero que isso ajude..a ajudar-me.
Desculpem pela qualidade das fotos mas a hipotese de me aproximar mais era perturbadora (20m de altura que é o que o açude do Gameiro tem).

Obrigado

Pedido de ID - Que maçarico Wyga

Pedido de ID - Que maçarico Wje7

Pedido de ID - Que maçarico Zf76
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 09, 2013 1:51 pm

Olá,

É um maçarico bique-biquem repara que não te qualquer risca branca na asa, isso exclui o das rochas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Jaime Pires Seg Dez 09, 2013 2:16 pm

Obrigado Gonçalo. Eu já sabia que não era das rocchas mas questionei-me se não poderia ser outra coisa que não bique bique porque não tem as barras razoávelmente definidas nas penas da cauda.
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 09, 2013 2:23 pm

Essas barras nem sempre são muito bem definidas.

A outra opção seria o maçarico-bastardo, mas essa espécie tem a plumagem mais clara, particularmente na contra-asa.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Jaime Pires Seg Dez 09, 2013 2:48 pm

Obrigado Gonçalo. Ainda vou ter de pedalar bastante antes de perceber alguma coisa destas aves. Mas uma coisa que vou constatando é que há por aqui mais do que eu alguma vez tinha imaginado. E não percebo como é que só agora os meus olhos se abriram para elas. Especialmente narcejas, maçaricos das rochas, borrelhos pequenos e os outros maçaricos que devem ser quase todos bique bique aparecem em quase todos os lados onde há água (e não só na Barragem de Montargil). Sempre lá andaram, acho, eu é que não os via.
Cumprimentos
Jaime Pires
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 09, 2013 2:51 pm

Também és capaz de apanhar perna-verde, que é uma espécie que de vez em quando aparece em açudes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Jaime Pires Seg Dez 09, 2013 3:22 pm

Sim. Já tenho alguns pernas verdes mas foi de Montargil. Daqui é possivel que existam no meio das fotos que tenho (dos que não são maçaricos das rochas, claro), até porque alguns têm mesmo as pernas verdes. Tenho de arranjar forma de me chegar mais perto para observar e fotografar melhor...
Vamos aprendendo....
(Alvéolas, petinhas, maçaricos, felosas e cotovias ainda são uma dor de olhos e de cabeça). Mas inda há 6 meses identificar um buteo era um problema e hoje já é quase de gingeira....

O Forum e o Pessoal daqui têm sido excepcionais na ajuda. Deveriam ser considerados "BEM PÚBLICO"....
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por PNicolau Seg Dez 09, 2013 4:22 pm

Alvéolas - relativamente simples, vais acabar por apanhá-las com facilidade. Se forem bem vistas e forem adultos, não há grande margem para dúvidas.

Petinhas - as espécies mais comuns não são assim tão difíceis de identificar, e por épocas podes excluir espécies. Campestris e trivialis na primavera e verão, pratensis e spinoletta no outono e inverno. Nos meses de Março/Abril e Outubro/Novembro a coisa pode complicar-se um pouco, mas no resto do ano é bastante mais fácil. Já as mais raras, não são assim tão simples.

Felosas - épocas também são muito importantes para as distinguir. O frio é das collybita, o quente é das ibericus e trochilus nas passagens (e com alguma sorte das bonelli). Não são muito fáceis de distinguir mas se souberes o que procurar torna-se mais simples. Chamamentos são cruciais para distinguir ibericus de collybita nas épocas em que ambas aparecem. Podes procurar no xeno-canto.org e ficar mais atento quando chegar a fevereiro/março.

Cotovias - pois... Pelo habitat talvez seja mais simples (muitas rochas - theklae; prado lavrado - cristata), isto na maior parte dos casos. Mas há indivíduos muito típicos, e outros muito pouco típicos. Diria que é capaz de ser o grupo mais complicado.

Mas com o tempo tudo vai ao sítio, e quanto mais horas passares no campo mais depressa começas a aprender.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 09, 2013 6:09 pm

PNicolau escreveu:O frio é das collybita, o quente é das ibericus e trochilus nas passagens (e com alguma sorte das bonelli).

Pedro nota que o quente é das bonelli também, e na zona do Jaime (Mora) a bonelli é relativamente frequente como nidificante, o mesmo se podendo dizer de uma grande parte do interior norte e centro. No litoral é que a bonelli é sobretudo uma ave de passagem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por PNicolau Ter Dez 10, 2013 4:01 am

Certo Gonçalo, expliquei-me mal, quando disse nas passagens referia-me à trochilus, faltam lá umas vírgulas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Jaime Pires Ter Dez 10, 2013 9:02 am

Pedro gostei da forma como sintetizaste as coisas. Vou usar o teu texto como referência para organização mental. Os chamamentos são para ir introduzindo devagar. Aí ainda estou mais atrasado embora me comece a familiarizar com alguns. Tenho de arranjar um aplicativo para o tablet ou para o telefone que tenha os chamamentos para poder comparar rápidamente. Mas a vista vai ficando cansada, o ouvido, (de que ouço), sempre foi duro.
E digerir esta informação toda de repente para uma memória cansada não é coisa fácil...
Mas felizmente temos muitos interessados e que ajudam muito como é o vosso caso. E espero que as coisas que trago para aqui possam (mesmo que muito pontualmente), servir, nem que seja para gerar uma salutar discussão em torno das minhas "ignorancias".
Obrigado
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Que maçarico Empty Re: Pedido de ID - Que maçarico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos