Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Piadeira-americana (Anas americana)

+3
João Ferreira
pedro121
Francisco Bernardo
7 participantes

Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por Francisco Bernardo Qua Dez 11, 2013 1:15 am

Boas

Ontem no estuário do Douro, lado do Porto ( Ribeira da Granja)

Piadeira-americana (Anas americana) Rlt7

Francisco Bernardo

Número de Mensagens : 230
Data de inscrição : 21/01/2013

http:// https://www.flickr.com/photos/frbernardo/

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por pedro121 Qua Dez 11, 2013 11:15 am

Boas,

Francisco, a que distancia estava a ave? era confiante ou cautelosa? pelo que percebo ela estava com patos-reais? mas estava á frente do bando ou atrás dele?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por Francisco Bernardo Qua Dez 11, 2013 12:59 pm

Olá Pedro,

Mais ou menos vinte metros, Confiante quanto baste, andava sozinha.

Abraço

Francisco Bernardo

Número de Mensagens : 230
Data de inscrição : 21/01/2013

http:// https://www.flickr.com/photos/frbernardo/

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por pedro121 Qua Dez 11, 2013 1:58 pm

Huummm, eu não tenho ideia de já ter visto esta espécie em cativeiro em Portugal, e penso que não será frequente, mas o ser confiante, num pato deixa-me sempre desconfortável, é verdade que as populações de origem podem estar muito habituadas ao homem, mas eles são caçados na America do norte, e um macho adulto deveria já ter tido uma má experiência, e dai talvez não.  Very Happy Very Happy 

Mas tudo é relativo, na etar de Peniche devido á caça normalmente as aves vão ficando mais desconfiadas, o Zarro-de-colar foi bem disso exemplo, mas os Cisnes-bravos foram ficando mais confiantes com o tempo e não menos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por João Ferreira Qui Dez 12, 2013 9:30 am

Pedro Ramalho escreveu:mas estava á frente do bando ou atrás dele?
Demostrando a minha Patoignorância que diferença faz para saber se é ou não uma ave de cativeiro. As outras perguntas ainda percebo  Very Happy 
Abraço
JP
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por Paulo Alves Qui Dez 12, 2013 11:39 am

Estando atrás significa que se sente mais segura tendo aves entre si e a suposta ameaça (o observador). Se estava à frente estava muito segura com o observador e talvez até à espera de uma côdea de pão... Smile claro que são tudo suposições.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por patriciaeluis Qui Dez 12, 2013 11:42 am

Pois mas na Ribeira da Granja até as Garças são confiantes.
Já agora qual é a probabilidade da que apareceu no Algarve ser "mais genuina" que a aque apareceu no Porto.

Para mim tem mais lógica que uma Ave americana apareça na costa Atlântica.
E na costa do Algarve tem mais lógica que apareça alguma ave fugida de algum cativeiro Europeu.

É só para complicar Smile
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 12, 2013 12:17 pm

Eu não tenho muita experiência com patos, mas a ideia que tenho, dos que habitualmente nos visitam, é que são muito assustadiços.  Não estou a ver, p.ex., uma Marrequinha a aproximar-se assim tanto... já sei que há espécies (e indivíduos) mais confiantes, mas... scratch
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 12, 2013 1:27 pm

patriciaeluis escreveu:Para mim tem mais lógica que uma Ave americana apareça na costa Atlântica.
E na costa do Algarve tem mais lógica que apareça alguma ave fugida de algum cativeiro Europeu.

É só para complicar Smile

Pois, o raciocínio pode ter lógica, mas a realidade às vezes é um pouco diferente.

Um exemplo disso é o Anas discors: a espécie é de origem norte-americana, mas os registos conhecidos são quase todos no Algarve.
http://www.avesdeportugal.info/anadis.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por pedro121 Qui Dez 12, 2013 2:18 pm

patriciaeluis escreveu:
Para mim tem mais lógica que uma Ave americana apareça na costa Atlântica.
E na costa do Algarve tem mais lógica que apareça alguma ave fugida de algum cativeiro Europeu.
)

Sim, e não, sim se tiver chegado em consequência de um sistema que tenha atravessado o atlântico, não, se for uma ave que tenha atravessado em anos anteriores e esteja agora a acompanhar uma espécie transportadora, como as maiores concentrações de patos são do Tejo para baixo é logico que apareçam ai.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por pedro121 Qui Dez 12, 2013 2:21 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Um exemplo disso é o Anas discors: a espécie é de origem norte-americana, mas os registos conhecidos são quase todos no Algarve.
http://www.avesdeportugal.info/anadis.html

Também seria interessante relacionar as latitudes em que a espécie normalmente inverna, com as zonas de ocorrencias em Portugal
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por patriciaeluis Qui Dez 12, 2013 2:41 pm

Ok
acredito que muitos possam ser atraídos pelo delta do Guadalquivir que cria zonas alagadas imensas no inverno, daí até o Algarve é só um pulinho.
E como as condições das Rias Algarvias também são favoráveis....
O clima bom Smile


patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 12, 2013 3:15 pm

patriciaeluis escreveu:O clima bom Smile

Sim, o clima é bom, mas convém ter sempre presente que as aves não escolhem as zonas de invernada pelo seu bom clima  Cool mas sim pelos recursos alimentares que aí encontram.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por João Ferreira Qui Dez 12, 2013 5:06 pm

Gonçalo Elias escreveu:Sim, o clima é bom, mas convém ter sempre presente que as aves não escolhem as zonas de invernada pelo seu bom clima Cool mas sim pelos recursos alimentares que aí encontram.
Isso faz-me lembrar os Cruza-Bicos quando á dois anos os encontrei a nidificar com 8º negativos mas com abundância de pinhas  Very Happy Very Happy 
Abraço
JP
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Piadeira-americana (Anas americana) Empty Re: Piadeira-americana (Anas americana)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos