Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Águia pesqueira alemã morre electrocutada junto ao Tejo

Ir para baixo

Águia pesqueira alemã morre electrocutada junto ao Tejo Empty Águia pesqueira alemã morre electrocutada junto ao Tejo

Mensagem por Carlos Vilhena Seg Dez 29, 2008 3:02 pm

No final de Setembro um agricultor da zona de Reguengo do Alviela, Vale de Figueira, no concelho de Santarém, contactou a Quercus devido a ter encontrado uma águia electrocutada debaixo de uma linha eléctrica de média tensão que atravessa um terreno agrícola próximo do rio Tejo. O que despertou interesse foi o facto da Águia encontrada ter uma anilha com inscrições.

Pela descrição parecia ser uma Águia-pesqueira (Pandion haliaetus), o que foi confirmado pela identificação das fotografias existentes.

Como deve ser efectuado nestas circunstâncias de recolha de aves anilhadas, a Quercus remeteu a informação para a Central Nacional de Anilhagem do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a qual posteriormente contactou a central europeia para saber origem e obter os dados sobre o indivíduo.

Foi confirmado que para além da anilha plástica com a inscrição P13, havia uma outra anilha metálica associada com as inscrições BA0012250, referentes à marcação de uma jovem Águia-pesqueira no ninho, em 1 de Julho de 2002, próximo de Nienhgem, na zona litoral do Norte da Alemanha, a qual agora era um adulto com cerca de 6 anos.

A Águia-pesqueira no Outono efectua normalmente a migração para Sul para passar o Inverno num clima mais ameno, tendo percorrido pelo menos 2245 Km entre o local onde nasceu na Alemanha e onde foi electrocutada no Vale do Tejo.
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos