Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Confirmação de ID - Milhafre preto

2 participantes

Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por Jaime Pires Sex Abr 11, 2014 5:49 pm

Dstes milhafres estão a trocar-me as voltas. Mas acho que aqui não me engano..

Confirmação de ID - Milhafre preto O4hnv

Confirmação de ID - Milhafre preto 2y4n
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Re: Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 12, 2014 3:06 am

De facto
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Re: Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por Jaime Pires Sáb Abr 12, 2014 4:52 am

Obrigado Pedro Ramalho. Eu sei que há coisas que são óbvias para algumas pessoas e eu tinha o dever de acertar bem neste tipo de aves. Mas depois olha-se, olha-se e as duvidas surgem...embora neste não houvesse muitas..
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Re: Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 12, 2014 5:09 am

Jaime Pires escreveu:Eu sei que há coisas que são óbvias para algumas pessoas e eu tinha o dever de acertar bem neste tipo de aves. Mas depois olha-se, olha-se e as duvidas surgem

Sim, o que a mim me preocupa não é teres duvidas, todos os temos, nem é teres duvidas de identificação facil, e os milhafres muitas vezes não são faceis, é teres ainda duvidas em aves fáceis de forma repetida, ou seja, ainda tens duvidas com verdilhões por exemplo apesar de já varias vezes teres aqui colocado duvidas com verdilhões parece que ainda não fixaste as características da espécie. Ou seja o que me preocupa é que acho que embora estejas a evoluir estas a fazê-lo muito devagar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Re: Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por Jaime Pires Sáb Abr 12, 2014 5:39 am

Pedro Ramalho. Deixa-me só fazer um pequeno ajustamento no que dizes. Eu só coloco no fórum os casos em que tenho dúvidas. Ontem fiz 500 fotos e na maioria dos casos não tive duvidas nenhumas. Em relação a evoluir muito devagar, bem, burro velho é mais lento (ou se calhar é por ser alentejano, ehehehe).
Mas se verificares bem a minha inscrição no fórum foi em 2013 (mês 6). Faz agora 9 meses e nessa altura nem sabia que havia mais do que uma espécie de pardais.

Bem. Vou ser mais cuidadoso nas questões que coloco no fórum.
Obrigado Pedro Ramalho.
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Re: Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 12, 2014 8:34 am

Jaime Pires escreveu:
Bem. Vou ser mais cuidadoso nas questões que coloco no fórum.
Obrigado Pedro Ramalho.

Não é uma questão de ser mais cuidadoso, sempre que tiveres duvidas deves coloca-las, mas tenta ver o enquadramento da duvida, na duvida recente em relação ao verdilhão, eu quase que apostava que não olhaste para o guia, se tivesses olhado podias ter ficado na duvida se era mesmo um verdilhão, mas não terias colocado a hipótese de ser um bico-grossudo, o que me leva a outra coisa, muitas vezes a identificação é feita por um processo de exclusão, ou seja a ave tem que ser da especie A porque excluímos todas as outras, no caso do verdilhão a cor dele permite excluir todas as outras especies de passiriformes existentes em Portugal com excepção de 4, o cruza-bico e o lugre são excluídos pelo bico, o chamariz é excluido pelo bico, marcações e tamanho, ficas apenas com o verdilhão, ou seja ele pode-te parecer mais amarelo, ou mais verde, mas é um verdilhão porque já excluiste todas as outras espécies.

Portanto, coloca as tuas duvidas, mas se alguém te identificar uma ave e não perceberes porque, pergunta porque é que é a ave X, ou seja tenta aproveitar mais das respostas.  Smile 
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Re: Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por Jaime Pires Sáb Abr 12, 2014 9:26 am

Percebo bem o método que sugeres. Não concordo com a afirmação de que não olhei para o livro no caso do verdelhão porque essa não é verdade. Que poderia ter feito um trabalho mais exaustivo, isso sim aceito.
Vou ser mais rigoroso na colocação de dúvidas e colocar menos questões no fórum, embora dúvida não passe disso mesmo e elas também tenham alguma proporcionalidade com a atividade que desenvolvemos. Mais atividade logo mais dúvidas.
Hoje tenho dúvidas em coisas que parecem anormais como por exemplo os milhafres pretos são praticamente novidade para mim. Alguns destes pássaros pequenos são igualmente. A questão do tentilhão que referiste foi-o naquela altura. Nunca mais, que me lembre, voltei a colocar questões sobre os tentilhões. Não tenho duvidas sobre o chamariz e mais umas 50 espécies.
Espero que percebas que não tenho 20 anos disto pois em termos reais tenho menos de 1 ano.
Já coloquei aqui alguns casos de verdadeiro interesse mesmo sem inicialmente ter a noção disso.
Tenho procurado ter (e fazer) a máxima de formação possível no sentido de aumentar o meu conhecimento e reduzir as duvidas e os impactos de utilizar o fórum.
Mas a minha formação não é estruturada e portanto sujeita a gaps de quem aprende aos soluços (embora isso não possa servir de desculpa para tudo).
Sempre que possivel procuro perceber o porquê disto e daquilo e algumas discussões no fórum são muito ricas nesses aspetos. Mas nem sempre isso acontece e eu não sei se posso (ou devo) insistir em questionar sobre as explicações disto e daquilo.
também acho que já estou a ficar velho para ir fazer um curso de Biologia ou coisa parecida. Já fiz demasiados anos de escola entre ter e dar aulas e nem sequer estou num local donde isso possa ser uma opção razoável.

Obrigado pela ajuda que me tens dado aqui no Fórum. Agradeço-te a ti e a todos os outros que duma forma desinteressada me têm ajudado a evoluir e a ganhar mais interesse por este tipo de atividade.

Quando nos encontrarmos falaremos um pouco mais deste assunto. Quando achares que algum caso colocado por mim não tem razão de ser por ser de nabo ou pouco cientifico também não deves hesitar em dizer isso mesmo. Não levo isso a mal e tentarei interiorizar a mensagem.

Os melhores cumprimentos.
Deste teu amigo
Jaime Pires
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID - Milhafre preto Empty Re: Confirmação de ID - Milhafre preto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos