Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chamariz para fotografar aves

5 participantes

Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Jorge Russo Dom maio 18, 2014 6:08 am

Boa tarde a todos.

O meu jardim é frequentado por uma grande variedade de aves. De granívoros a insetívoros. Tenho tentado preparar um set de fotografia, e tenho testado vários chamariz alimentares, todos sem sucesso, o que me surpreendeu.

O insucesso é gritante, porquanto as aves frequentam o jardim mesmo com o set montado, logo não o estranham, mas pura e simplesmente não aderem a ele. Tenho colocado bpvários cererais para as granívoras, e uma mistura para insetívoros. Adicionalmente, testei a gulosa manteiga de amendoim. Nada resulta.

Aguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado desde já


Jorge Russo

Jorge Russo

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Helder Vieira Dom maio 18, 2014 7:16 am

A Primavera não será a melhor época para tirar proveito de comedouros, para atrair aves... no Inverno terás mais sucesso, concerteza.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Jorge Russo Dom maio 18, 2014 8:17 am

Obrigado,

Faz todo o sentido.

Jorge Russo

Jorge Russo

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 18, 2014 9:45 am

Exacto, até porque meso os granívoros nesta altura do ano capturam sobretudo insectos para dar às crias. Tal como o Helder refere, no Inverno terás mais hipóteses, especialmente em dias muito frios, com gelo etc.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Jorge Saraiva Dom maio 18, 2014 10:12 am

Agora de verão o melhor chamariz é a agua
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Jorge Russo Dom maio 18, 2014 11:56 am

Obrigado a todos, vou experimentar a água e aguardar pelo inverno para a alimentação.

Jorge Russo

Jorge Russo

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por scirpaceus Dom maio 18, 2014 2:35 pm

Eu instalei 7 comedouros no final de Março num dos locais onde exerço a minha actividade profissional. A comida que é disponibilizada é utilizada pelos adultos que estão a nidificar para se alimentarem, pois assim não perdem tempo na sua procura, já que a comida com que alimentam os juvenis é basicamente lagartas e insectos (proteínas).

A comida que tem mais procura são as sementes de girassol, seguindo-se a bola de sebo e depois a vulgar comida para canários. Mas coloco outros tipos de sementes (faço uma mistura própria) e vou assim diversificando as espécies que frequentam os comedouros.

Passados 10 dias já registava seis espécies diferentes a alimentarem-se, todos adultos. Normalmente os juvenis só vão aparecer para meados de Setembro.

Por isso, coloca bastante semente de girassol que eles vão aparecer.

Cumps

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por scirpaceus Dom maio 18, 2014 2:40 pm

Helder Vieira escreveu:A Primavera não será a melhor época para tirar proveito de comedouros, para atrair aves... no Inverno terás mais sucesso, concerteza.

Porque esta afirmação? É a tua experiencia que o comprova?

Cumps

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Helder Vieira Dom maio 18, 2014 3:34 pm

scirpaceus escreveu:
Helder Vieira escreveu:A Primavera não será a melhor época para tirar proveito de comedouros, para atrair aves... no Inverno terás mais sucesso, concerteza.

Porque esta afirmação?  É a tua experiencia que o comprova?

Cumps

Paulo

Não tenho qualquer experiência, simplesmente pressupus que na Primavera a disponibilidade alimentar, nomeadamente proteica, é maior.
Ao invés deveria ter escrito, "a Primavera não será porventura a melhor época..."  Wink 
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Jorge Russo Dom maio 18, 2014 4:26 pm

Obrigado Paulo,

Vou experimentar.

Um abraço

Jorge Russo

Jorge Russo

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por scirpaceus Ter maio 20, 2014 1:55 am

Helder:
Existe a ideia que os comedouros não são atractivos para as aves durante a Primavera, quer pelo tipo de comida disponibilizado, quer pela abundancia de comida disponível na Natureza nesta altura.

Bem, eu olho para os meus comedouros e vejo o contrário. Isto porque os adultos precisam de alimentar-se e descobrindo uma boa fonte de comida, obviamente que a vão preferir, pela facilidade de acesso a ela, diminuindo o tempo e dispendio de energia.

Eu li a resposta do Gonçalo e na parte do "muito frio" e "gelo" sorri, porque as aves acedem aos comedouros durante todo o ano. Existe a noção que em menor numero do que no Inverno, mas isso tem a haver com as baixas densidades de aves florestais que temos nesta altura do ano. Mas que eles são utilizados e bastante procurados, mesmo nesta altura do ano, são.

Neste momento, passado um mês após a colocação de sete comedouros, vejo Emberiza cirlus, Parus major, Periparus ater, Cyanistes caeruleus, Fringilla coelebs e Chloris chloris a alimentarem-se, principalmente semente de girassol. O Fcoelebs vejo-os mais de volta das bolas de sebo.

Dado que 5 comedouros estão associados a caixas de captura (capturo Chloris chloris para estudar a sequencia da muda, principalmente juvenis) conheço a idade e os indivíduos que os frequentam e vou confirmar o que já tenho verificado noutras estruturas equivalentes: os juvenis só vão começar a frequentá-los para finais de Agosto, principios de Setembro, já no período em que os pais já não os acompanham na busca por alimento.

Abraço

Paulo

scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Helder Vieira Ter maio 20, 2014 6:10 am

Obrigado pela resposta, Paulo. Muito interessante, de facto.
Relembra-nos lá sff, como é que fazes essas "bolas de sebo".

Um abraço,
Helder
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 20, 2014 6:54 am

scirpaceus escreveu:
Eu li a resposta do Gonçalo e na parte do "muito frio" e "gelo" sorri, porque as aves acedem aos comedouros durante todo o ano. Existe a noção que em menor numero do que no Inverno, mas isso tem a haver com as baixas densidades de aves florestais que temos nesta altura do ano. Mas que eles são utilizados e bastante procurados, mesmo nesta altura do ano, são.

Olá Paulo,

No já distante ano de 1992 vivi na Alemanha durante uns meses, no período de Inverno-Primavera. Todos os sábados ia dar um passeio na floresta para ver as aves que por lá havia. Descobri que num determinado local, junto a um cruzamento de caminhos no meio da floresta, havia um conjunto de comedouros e que eram utilizados por alguns chapins, escrevedeiras-amarelas, trepadeiras-azuis e fringilídeos. Em geral o número de aves nesse local era reduzido (talvez uma dúzia de aves), mas num belo sábado de Março, após um nevão intenso, os terrenos estavam totalmente cobertos de neve. Quando cheguei aos comedouros, era um frenesim, o número de aves era umas cinco vezes superior ao habitual, certamente mais de 50 indivíduos de várias espécies e as aves quase nem fugiam à minha aproximação. Na semana seguinte, a neve já quase tinha desaparecido e quando passei no mesmo local o número de aves nos comedouros tinha caído para os números reduzidos que observara anteriormente.

O meu anterior comentário sobre frio e gelo foi feito no seguimento desta experiência em concreto, onde a correlação entre "terrenos cobertos de neve" e "número de aves no comedouro" me pareceu tão evidente que não havia como ignorá-la. Nesse mesmo dia em que as aves invadiram os comedouros, os lagos da cidade estavam gelados e as aves aquáticas que por lá andavam (patos, cisnes, galeirões, gaivotas), aproximavam-se das pessoas com um grau de tolerância que não evidenciavam na semana anterior nem na seguinte.

A sensação com que fiquei é que em condições especialmente adversas como as que descrevi, em que a carência alimentar é praticamente total, as aves são mais atraídas pelos comedouros e expõem-se a riscos que noutras circunstâncias rejeitam, pois essa é a única forma de não morrerem à fome.

Esta situação não será directamente comparável ao que acontece em Portugal - por cá, os nevões abaixo dos 1000 metros de altitude são bastante raros, por isso parece-me que atractividade dos comedouros no nosso país é consideravelmente menor que aquela que se verifica noutros países. Daí que talvez a sazonalidade do uso de comedouros por parte das aves seja menor no nosso país e explique o comportamento que descreves (uso de comedouros ao longo de todo o ano).

1 abraço,
Gonçalo

P.S. - passei o tópico para a sala principal, pois isto não é bem um off-topic
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por scirpaceus Ter maio 20, 2014 11:13 am

Helder:
As bolas de sebo como a restante comida são adquiridas a um grossista de produtos alimentares para aves que existe na zona de Coimbra. Acho que é o maior grossista da Europa e por isso os preços de venda são bastante em conta, contudo não vende ao público.

Abraço
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Helder Vieira Ter maio 20, 2014 11:16 am

scirpaceus escreveu:Helder:
As bolas de sebo como a restante comida são adquiridas a um grossista de produtos alimentares para aves que existe na zona de Coimbra. Acho que é o maior grossista da Europa e por isso os preços de venda são bastante em conta, contudo não vende ao público.

Abraço

Paulo, obrigado pelo esclarecimento.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Chamariz para fotografar aves Empty Re: Chamariz para fotografar aves

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos