Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

5 participantes

Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por António Martins Dom maio 25, 2014 9:38 am

Solicito ajuda nesta difícil ID.

As fotos não são grande coisa, mas devido à distância é o possível.

Obrigado.

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? 14078026360_0c84004a92

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? 14078079587_9cab4ccc7a

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? 14077996648_ee8c02e5f6

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? 14078080097_b8f07a4a4c

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? 14077985829_ec36a723c1

António Martins

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por pedro121 Dom maio 25, 2014 10:05 am

As fotos são suficientes para fazer a id do individuo de fase clara, não vou já fase-la para dar a oportunidade de praticar a alguns colegas de forum, mas o individuo de fase escura que aparece em 1º plano nas fotos 3 e 4, tens mais alguma foto em que apareça esse individuo?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por PNicolau Dom maio 25, 2014 11:45 am

Eu voto em Stercorarius parasiticus, porque..
- sendo um adulto, deveria ter o colar mais marcado e a projecção da cauda mais visível (por ser mais grossa, presumo que esta não se veja por ser muito fina?)
- em comparação com o outro moleiro, é pelo menos mais pequeno ou do mesmo tamanho. Ora, se fosse pomarinus, o outro também teria de ser e identificar-se-ia por aí. Como não é, já se abre a porta para outras possibilidades  Smile 

Bem, estas são as minhas 'conjecturas', mas na realidade nada sei de moleiros.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por Paulfer Seg maio 26, 2014 2:16 am

Vendo as fotos e em comparação com o fase escura, concordo contigo (PNicolau), mas espero que não tenhas razão  Very Happy 
Essa diferença de tamanhos não foi vista na altura mas já agora, pareciam do mesmo tamanho (??).
Espero que o António tenha mais fotos do fase escura.
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por pedro121 Seg maio 26, 2014 3:47 am

Devo dizer que a minha primeira impressão foi de que era um parasiticus, isto sem olhar realmente para as fotos, mas não vi colheres e ele parece mais pequeno que o fase escura, entretanto em conversa com o Flávio Oliveira ele fez notar que a estrutura da ave era de pomarinus nomeadamente a barriga, bom, devo disser que concordo com ele, a ave tem os flashs tanto superiores como inferiores bastante grandes, apesar de tal poder ser um efeito da luz é pro-pomarinus, o colar é claramente de pomarinus, grosso e completo, seria invulgar ver um parasiticus com um colar tão bem definido neste tipo de fotos, a cor da nuca parece ser mais dourada do que é possível em parasiticus, as asas parecem ser largas na base, e por fim a ave parece ser barriguda. Na realidade tudo parece encaixar em pomarinus tirando nãos e ver as colheres.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Seg maio 26, 2014 4:14 am

Neste dia vimos 3 moleiros. Primeiro passaram dois juntos (um claro e um escuro) para Norte e, pouco depois, um claro para Sul. A 1ª foto é do individuo (o último) que passou para Sul e as restantes do grupo de duas aves para Norte. Portanto, há sempre a possibilidade de termos duas aves claras diferentes, pelo que as fotos devem ser analisadas em separado. À dificuldade de identificar (à falta de 'spoons') as duas espécies de moleiros em causa acresce que a distância de observação era muito elevada...refira-se que o António Martins fotografou a 800 mm e que, mesmo assim, teve de levar o crop ao limite para nos proporcionar estas imagens.

Quanto ao que observei (observámos) das duas aves juntas no campo:
voo rente à água, batimento de asas rápido, firme, vigoroso
as aves clara e escura eram (assim me pareceram) do mesmo tamanho
na ave clara o amarelo da cabeça era muito evidente, tal como o colar
não vi 'spoons' na ponta da cauda de nenhuma das aves, mas o prolongamento da cauda era bem notório, apesar da distância
os moleiros não se aproximaram de nenhuma outra espécie (gaivotas ou garajaus) pelo que não foi possível fazer a comparação de tamanhos
sem fotos, as aves teriam ficado por identificar, tal como sucede frequentemente....mas tínhamos o António connosco e, assim, fotos para estudar:

Do que vejo nas fotos:
a ave clara parece ter uma barriga/peito bojuda...pró-pomarino?
a ave clara tem um colar muito bem marcado (tendo em conta a 'diluição' das imagens), que diria mais típico de pomarino...porém, os parasíticos também podem ter colar completo...pró-pomarino? ou empate pomarino-parasitico??
a ave clara parece ter umas asas largas na base...pró-pomarino?
penso ver em ambas as aves painéis brancos na face superior das asas relativamente grandes...pró-pomarino?
na fase escura, os duplos painéis da face inferior das asas é bem evidente...pró-pomarino
na ave clara, a cabeça parece bem poderosa...pró-pomarino?

Parece que estou para aqui a querer um pomarino, mas não bate tudo certo:
na ave clara, a transição preto/branco debaixo da cauda deveria ser bem marcada e um pouco mais à frente (perto das patas)...poderemos atribuir isto à 'diluição' das fotos?...veja-se que as fotos estão a puxar tudo para o branco (p.e. a última foto em que a face inferior da asa parece clara)
no pomarino, a mancha branca da barriga seria mais circunscrita pelo preto, com preto da axila...parece ver-se preto nas axilas nas fotos 2 e 3 mas não na 4 (que já se sabe está demasiado clara)

Em suma, eu penso ver um pomarinus tanto no individuo claro como escuro. Estou errado?







Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Seg maio 26, 2014 4:17 am

Obrigado Pedro R...creio que a tua opinião é concordante com a minha (S pomarinus)...parece que estávamos a bater texto ao mesmo tempo e eu a gastar o meu latin quando tu já tinhas a ID feita

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por Paulfer Seg maio 26, 2014 4:23 am

Na altura nem sequer olhamos para essas fotos conjuntas, só com o individuo fase clara em separado. O fase escura foi excluído da análise pois julgávamos ser da mesma espécie
Os que nos realçou no mar foi: um colar muito marcado e completo, um flash que deu muito nas vistas.
Essa barriga também foi discutida na altura e também nos pareceu pomarinus.
Mas eu nem reparei na cauda... não sei se o Pedro Moreira reparou mas as fotos não mostram.
Não deu para pensar em muito mais pois estávamos mais preocupados que o António os visse para fotografar  Smile 
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por António Martins Seg maio 26, 2014 10:09 am

Ok pessoal vou ver se há aqui mais qualquer coisa que possa ajudar.

António Martins

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por António Martins Seg maio 26, 2014 1:52 pm

Mais duas, a primeira dá para ver um pouco melhor (  Very Happy  ) a divisão do preto com o branco junto às patas e a segunda vê-se melhor a largura da asa.

Infelizmente não posso ajudar mais.

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? 14276483674_05ffb659b0

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? 14253814776_ec5bf43cab

António Martins

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno??? Empty Re: Moleiro-do-ártico ou Moleiro-Pequeno???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos