Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID felosas

3 participantes

Ir para baixo

ID felosas Empty ID felosas

Mensagem por vilelap Seg Jun 09, 2014 4:43 am

Aves vistas em Março, em Queluz.

felosa comum?
ID felosas Dh0gk

??
ID felosas 2u44pw7

??
ID felosas 1zx9rm8

felosa comum??
ID felosas 34t60s0
vilelap
vilelap

Número de Mensagens : 253
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por Helder Vieira Seg Jun 09, 2014 5:14 am

Parecem-me todas Felosinhas, pela data talvez ibericus.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por PNicolau Seg Jun 09, 2014 6:09 am

Pela data ainda collybita. E as ibericus não costumam andar, menos ser abundantes, neste tipo de habitat.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por Helder Vieira Seg Jun 09, 2014 9:24 am

PNicolau escreveu:Pela data ainda collybita

Atenção, já as ouvi mais do que uma vez em março (2ª quinzena), em salreu. Cá para o norte tenho ideia de serem de facto mais frequentes a partir de abril... mas aí ao sul chegam primeiro  Wink 

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por vilelap Seg Jun 09, 2014 10:46 am

As 2ª e a 3ª parecem ter a lista superciliar muito marcada para ser uma felosinha, quais são as características mais marcantes da felosa ibérica?
vilelap
vilelap

Número de Mensagens : 253
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por PNicolau Seg Jun 09, 2014 12:00 pm

Eu sei que as ibericus chegam em Fevereiro, se bem que este ano os primeiros registos publicados foram todos em Março. Aliás, na Lagoa de Albufeira, contei 11 machos a cantar dia 5 de Março. No entanto, isso é habitat típico de nidificação e elas estão lá batidas de Março a Setembro.
Eu digo que estes bichos são collybita porque o habitat, o comportamento (dessas 11 que ouvi vi só duas a cantar alto na árvore) e a abundância de indivíduos indica collybita.
Se garanto que todas são? Não. Pode de facto haver aí um bicho metido no meio, a segunda até me parece bem para ibericus, mas eu não identifico Phylloscopus collybita/ibericus por fotos. Habitat + Data + Vocalização/Canto.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por Helder Vieira Seg Jun 09, 2014 12:11 pm

vilelap escreveu:As 2ª e a 3ª parecem ter a lista superciliar muito marcada para ser uma felosinha, quais são as características mais marcantes da felosa ibérica?

Faz piuuu, ao invés de huit...  Smile (isto no que toca ao chamamento, pois o canto é bem diferente).

Existem diferenças muito subtis, em alguns pormenores. Tamanho da asa, um ou outro tom da plumagem, etc. No entanto a identificação pelo canto será a mais simples e eficaz (embora por vezes apareçam uns ibericus a afinar o canto, que quase lembra as collybitta).
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por PNicolau Seg Jun 09, 2014 12:55 pm

Deixo aqui este tópico muito útil.

Devo no entanto dizer que, pessoalmente, em épocas de confusão e se não ouvir o bicho vocalizar, não considero o registo. Mesmo que me pareça bater tudo certo para ibericus.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por vilelap Ter Jun 10, 2014 1:21 am

PNicolau escreveu:mas eu não identifico Phylloscopus collybita/ibericus por fotos. Habitat + Data + Vocalização/Canto.

Faço observação de aves a pouco tempo e ainda tenho alguma dificuldade em diferenciar/identificar as aves pelo som, dai não ter ligado muito ao som que elas estavam a fazer, no entanto o que disseste faz muito sentido PNicolau e numa próxima vez para além da fotografia vou também filmar um pouco para ficar com o registo do som, torna a ID mais fácil e o registo mais completo, obrigado a ambos pelas vossas respostas.
vilelap
vilelap

Número de Mensagens : 253
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ID felosas Empty Re: ID felosas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos