Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

+4
isidoro S Teodoro
Miguel Gaspar
Gonçalo Elias
Faísca
8 participantes

Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Faísca Sex Jan 16, 2009 4:51 pm

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) _igp3310

Falcão Peregrino
Peregrine Falcon
FALCO PEREGRINUS

Peniche

Tirada pelo método Digiscoping:
Telescópio Zeiss Diascope 85 T FL
Adaptador fotografico Zeiss DSLR
Tripé Zeiss / Manfrotto
PENTAX K20D
Faísca
Faísca

Número de Mensagens : 837
Idade : 62
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

http://www.fluidr.com/photos/faisca

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 16, 2009 5:20 pm

Muito fixe! bounce

Comercialmente esta imagem tem muito potencial, especialmente com falcões, parece que tem havido bastante procura por fotos destas para ilustrar capas de livros What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Faísca Dom Jan 18, 2009 6:18 am

Deves estar a falar desta não Laughing Laughing

http://www.flickr.com/photos/faisca/458850847/
Faísca
Faísca

Número de Mensagens : 837
Idade : 62
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

http://www.fluidr.com/photos/faisca

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Miguel Gaspar Dom Jan 18, 2009 9:46 am

"Olha, pai! É igual à capa daquele livro teu!..."
(- transcrissão duma fala da minha filhota ao ver a foto dos falco tinnunculus)

Já agora (e não sendo talvez este o local para isso):
É pacífica a relação fotógrafo/ilustrador (não me refiro a este caso concreto, mas sim ao geral)?

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 50
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por isidoro S Teodoro Qua Jan 21, 2009 2:32 pm

Está mais nitida do que a do José Viana, no mesmo local, suponho que tenham sido tiradas no mesmo acto

isidoro S Teodoro

Número de Mensagens : 73
Idade : 66
Data de inscrição : 19/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Faísca Qua Jan 21, 2009 2:39 pm

isidoro S Teodoro escreveu:Está mais nitida do que a do José Viana, no mesmo local, suponho que tenham sido tiradas no mesmo acto

Foi sim
Faísca
Faísca

Número de Mensagens : 837
Idade : 62
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

http://www.fluidr.com/photos/faisca

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Agostinho Tomás Qua Jan 21, 2009 2:54 pm

Possa, estes paparazzis. geek
Estavas camuflado de borboleta ou el@s não tiveram qualquer pudor.

Mui fixe cheers e um abraço.
A. Tomás
Agostinho Tomás
Agostinho Tomás

Número de Mensagens : 173
Idade : 46
Local : Ponte de Sôr
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por José Loureiro Qua Jan 21, 2009 3:51 pm

Ah! Malandro....estava a falar do falcão! Razz
1 Abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Jan 23, 2009 11:58 am

Já agora (e não sendo talvez este o local para isso):
É pacífica a relação fotógrafo/ilustrador (não me refiro a este caso concreto, mas sim ao geral)?

Ola Miguel Gaspar,

fiquei curioso em ver no que dava esta questao, como ainda nao deu em nada, pergunto eu, como achas que é essa relaçao?

Um abraço,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Faísca Sex Jan 23, 2009 3:11 pm

Pedro Fernandes escreveu:
Já agora (e não sendo talvez este o local para isso):
É pacífica a relação fotógrafo/ilustrador (não me refiro a este caso concreto, mas sim ao geral)?

Ola Miguel Gaspar,

fiquei curioso em ver no que dava esta questao, como ainda nao deu em nada, pergunto eu, como achas que é essa relaçao?

Um abraço,
Pedro

Olá Pedro

Nunca vi um ilustrador dizer que se inspirou na foto x ou y corrijam-me se estiver enganado.

Acho que com isto está tudo dito
Faísca
Faísca

Número de Mensagens : 837
Idade : 62
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

http://www.fluidr.com/photos/faisca

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 23, 2009 5:42 pm

Faísca escreveu:Nunca vi um ilustrador dizer que se inspirou na foto x ou y corrijam-me se estiver enganado.

Faísca,

Conheço pelo menos um ilustrador que diz precisar sempre de uma foto para servir de base ao desenho.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Jan 23, 2009 7:52 pm

Isto e' um tema que da' pano p'ra mangas.

Fiquei e continuo curioso em relaçao a pergunta do Miguel Gaspar.

E tal como o Gonçalo conheço quem nao dispense a fotografia. Resta saber o que se entende por nao dispensar a fotografia. Smile
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Faísca Sáb Jan 24, 2009 4:11 am

Pedro Fernandes escreveu:Isto e' um tema que da' pano p'ra mangas.

Fiquei e continuo curioso em relaçao a pergunta do Miguel Gaspar.

E tal como o Gonçalo conheço quem nao dispense a fotografia. Resta saber o que se entende por nao dispensar a fotografia. Smile

Se o ilustrador se basear numa fotografia dele tudo bem agora se for já não for da sua autoria devia mencionar o autor da foto. Twisted Evil Twisted Evil

No ano passado só em fotos minhas que foram utilizadas sem a minha autorização fiz uns bons euritos. ( revista Nova Gente, calibre 12, etc etc) nem faço uma pequena ideia das outras que andam para ai. affraid
Faísca
Faísca

Número de Mensagens : 837
Idade : 62
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

http://www.fluidr.com/photos/faisca

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Pedro Fernandes Sáb Jan 24, 2009 8:55 am

Alo Faisca,

nem e' uma questao de mencionar o autor, se nao ha' direitos de utilizacao da foto, alem de pouco etico, e' ilegal. E a mim parece-me pouco, nem sequer conseguir modificar o suficiente para distanciar a foto do original - se e' para copiar, entao que usem a foto, nao? (salvo raras excepcoes)

Abraço
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Miguel Gaspar Sáb Jan 24, 2009 1:32 pm

Vivam,

caro Pedro, coloquei a questão porque - tal como o Faísca já referiu - imagino que muito boa gente se sirva de fotos existentes para fazer a sua ilustração. E o que questionava era justamente esse uso. Ou melhor, a relação entre uns e outros.

Todos têm o seu trabalho, o seu mérito, etc etc certo?! E atenção, eu não censuro quem se sirva de uma foto para fazer uma ilustração, pois ao fazer o seu trabalho tem, obviamente, o seu mérito/tempo investido/dedicação/etc... Agora, quando alguém se limita a "copiar" a imagem (a passá-la simplesmente da foto à ilustração)... acho que o caso muda de figura!

Pior! E quando uma pessoa - e desculpem o termo - usurpa (usando sem autorização consentida do autor/fotógrafo) essa imagem??...

Como desconheço verdadeiramente essa relação (que me parece poder ser facilmente pacífica, bastando para tal pedir autorização e/ou "citar a fonte") a coloquei.

Pela resposta do Faísca, creio poder inferir porém, que esta não é prática comum...
É pena, pois valorizo e aprecio igualmente o trabalho de ambos (fotógrafos e ilustradores) e havendo respeito pelo trabalho de cada um, creio que todos teremos a ganhar.

Usar uma fonte que me ajude a desenvolver o meu trabalho é útil, benéfico e lícito. Não pedir autorização ao autor ou sequer "citá-lo", isso já é muito criticável.

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 50
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Pedro Fernandes Sáb Jan 24, 2009 6:27 pm

Alo Miguel,

e' como digo, nem e' uma questao de ser aceitavel ou nao - sem ter direitos comprados ou cedidos e' ilegal.
Se me derem uma foto para as maos e me disserem - "temos os direitos desta foto, queremos uma ilustracao como o que aqui esta'" nao vejo problema nenhum nisso, nao estou a prejudicar parte alguma. Nao e' o tipo de ilustraçao que prefiro fazer, mas faz-se e sem problemas. E neste caso nao tenho de citar seja quem for, a nao ser que tal tenha sido acordado na altura da compra/cedencia de direitos.
Mas e' como em todas as areas, ha boas practicas e mas practicas.

Um abraço,
Pedro

PS Se esta discussao se alargar, 'as tantas faz mais sentido ir para outro topico ou para outra sala
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por barrento Dom Jan 25, 2009 9:10 am

A questão, parece-me, vai para além dos (importantes) direitos de autor: uma ilustração, se se limita a "imitar" uma foto, não serve para nada a não ser para dizer que o ilustrador tem "jeito de mão" - uma ilustração tem, a meu ver, de mostrar algo que a foto não mostra, algo que a foto não consegue/pode mostrar - é aí que reside a "força" da ilustração...
Abraços a todos
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Pedro Fernandes Dom Jan 25, 2009 2:09 pm

Concordo contigo Barrento, mas por força das circunstancias pode-te ser pedido "aquela" imagem num estilo grafico qualquer, por razoes de uniformizaçao do estilo da publicaçao.
Mas sim, se nao acrescentar nada 'a imagem anterior (foto), entao que se use a foto.

Abraço,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por José Loureiro Dom Jan 25, 2009 3:21 pm

Viva.
Realmente este tópico, saiu um pouco do “Post” em que foi inserido mas está bem interessante.
De facto, a pintura e a fotografia tem muito em comum. Ambas se regem por certas “regras” ou princípios idênticos… equilíbrio cromático, composição…
Quem, por exemplo, quiser fazer uma ilustração tendo por base uma fotografia, e caso seja o próprio a capta-la, certamente irá ter, no momento da captura, certos cuidados estéticos… regras dos três terços, composição… (não vejo nenhum mal nisto).
Mas isso é um principio subjectivo e que tal como já foi referido pelo Barrento a arte de ilustrar consiste em deixar em aberto um espaço para a imaginação do observador. Por outro lado (e isto claro que posso estar errado mas é a ideia que tenho), é que no caso da ilustração de aves esse espaço deixado para a imaginação é bastante menor senão corria-se o risco de perder os elementos essenciais ou característicos para a identificação de uma determinada espécie. Assim neste caso a ilustração pode ser uma “cópia” da fotografia, tendo em conta que qualquer pintura ou ilustração acrescenta ou retira sempre algo à fotografia a partir da qual foi feita.
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha) Empty Re: FALCO PEREGRINUS ( com bolinha vermelha)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos