Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sai uma exótica? :-)

4 participantes

Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 21, 2009 2:16 pm

Sai uma exótica? :-) Acr-cr10

Canon 400D + Sigma 70-300mm
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Pedro Marques Qua Jan 21, 2009 3:32 pm

Excelente momento Gonçalo cheers

Foi aqui para os meus lados?

1 Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 21, 2009 3:39 pm

Epá foi esta manhã no parque de estacionamento perto do Inatel, que fica a meio caminho entre o forte de SJB e a praia de SAO.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por José Loureiro Qua Jan 21, 2009 3:46 pm

Viva!
Está fixe, com o trem de aterragem ainda por recolher.
Só eu cá para cima não vejo nada disto! No
(Ok. Já sei... tenho que ir aí abaixo!) Razz
1 abraço
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Humberto Santos Qui Jan 22, 2009 4:00 am

Parabens....tambem ja tirei fotos a estas!!!ali para os lados do forte da barra,eram umas 5 ou 6 e nao aparentaam ter medo de nada Cool
um abraço
humberto

Humberto Santos

Número de Mensagens : 4
Idade : 45
Local : Sintra,Trofa e Aguiar da Beira
Data de inscrição : 09/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 22, 2009 5:24 am

Obrigado Pedro, Loureiro e Humberto.

Aqui fica outra perspectiva.

1 abraço,
Gonçalo

Sai uma exótica? :-) Acr-cr11
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por José Loureiro Qui Jan 22, 2009 8:41 am

Também gosto desta e tem tudo para ser uma boa foto, isto é, respeita a chamada regra dos três terços, mas ambas estão prejudicadas pela quantidade de ruído na imagem. No
Gonçalo, uma pergunta, ou melhor três:
- a foto tem algum crop generoso?
- que ISO é que estás a usar na máquina?
- ao fazer upload não o fizeste a partir de uma imagem de tamanho mais pequeno, redimensionando-a, assim, para um tamanho maior?

Com um pouco de Photoshop (noise redution, ou neatimage, acerto de níveis e sharpening) penso que poderiam ficar um pouco melhor Cool
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 22, 2009 9:55 am

Obrigado Loureiro.

Aqui vão respostas:

José Loureiro escreveu:- a foto tem algum crop generoso?
tem um bocado, embora não excessivo

José Loureiro escreveu:- que ISO é que estás a usar na máquina?
neste caso foi 800

José Loureiro escreveu:- ao fazer upload não o fizeste a partir de uma imagem de tamanho mais pequeno, redimensionando-a, assim, para um tamanho maior?

nop, pelo contrário encolhi a imagem

José Loureiro escreveu:Com um pouco de Photoshop (noise redution, ou neatimage, acerto de níveis e sharpening) penso que poderiam ficar um pouco melhor Cool

Bem, eu fiz isso tudo antes de colocar a imagem por isso das duas uma: ou fiz tudo ao contrário ou a imagem não tem qualidade (inclino-me mais para a primeira hipótese What a Face )

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por José Loureiro Qui Jan 22, 2009 12:56 pm

Pelo que dizes um dos motivos pode ter a ver com o ISO que usaste. A ISO 800 já começa a haver ruído na imagem, sendo mais notório nos modelos de câmaras menos recentes, com menos Mp e com sensores menos evoluídos.
Eu tento nunca ultrapassar o ISO 400. Num dia de luz boa, como aparenta ser o caso das tuas fotos, já te dá velocidades suficientes. Claro que sei que não usas tripé e essas coisas todas, mas deixo-te aqui uma boa regra, que se calhar não é novidade para ti (embora não seja lei e dependa do que estás a fotografar e como) que é: a velocidade a usar deve ser sempre igual ou maior do que distância focal com que estamos a trabalhar. Ou seja, se estás a tirar fotografias a 300mm e queres que elas fiquem nítidas deves usar uma velocidade de, pelo menos, 1/300 seg. Claro que deves estar a pensar que isto não tem nada a ver com o caso porque as fotos não estão "tremidas", mas se calhar a ISO 800 com a luz que tinhas e se foi a 300mm deves ter tirado as fotos para aí a 1/2000 seg., quando podias ter baixado ao valor de ISO (representa a sensibilidade do filme) e terias menos grão/ruído. Também é conveniente, e de certeza que o deves fazer, usar a maior abertura possível na objectiva com que tiras as fotos, a mesmos que se queira expressamente mais profundidade de campo. Uma boa regra é usar o programa de prioridade à abertura na máquina e regulá-lo para a maior abertura possível (numero mais pequeno na escala) o que permite optimizar a velocidade.
Quanto ao tratamento de pós-produção, também tens razão quando referes "ou fiz tudo ao contrário" ou seja, pode também ser um dos motivos. Por exemplo, quando usas um filtro no photoshop tipo sharpening estás a "introduzir" ruído na imagem e podes estar a piorar o resultado final. É preciso dosear a quantidade e a sequência com que é feito. Se não tencionas imprimir a imagem podes começar por, após fazeres a primeira correcção nos níveis (cor, contraste, brilho...) reduzir a imagem para o tamanho que tencionas publica-la. Depois é que fazes o sharpening, a redução de ruído e um ou outro acerto que seja preciso. A vantagem é que, além de ser mais rápido, já estás a ver o resultado que vais ter. Se já aplicas-te isto tudo numa imagem de tamanho grande ao redimensiona-la ela não te vai ficar igual e ao aplicares, novamente, acertos cada vez estás a introduzir mais ruído.
Ah! Não esquecer de fazer tudo isto num ficheiro cópia e manter o ficheiro original intacto (acho que tu também não usas RAW). Assim, se der “raia” podes sempre fazer tudo de novo numa nova cópia do original. Wink
Epá já sei que este não é o sítio certo para estas considerações, mas veio a propósito geek
1 abraço
Loureiro
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 22, 2009 2:56 pm

Obrigado pelas dicas.

Ainda tenho muito para aprender Embarassed

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sai uma exótica? :-) Empty Re: Sai uma exótica? :-)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos