Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

+2
António Beira Alta
alcedo
6 participantes

Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por alcedo Seg Ago 25, 2014 2:56 pm

Permitam-me que coloque ao fórum uma questão que por certo muitos já terão notado " a aproximação das aves aos humanos" que ilustrarei de seguida com algumas images
A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana 20140819_PardalZ_0649_zpsc73e2862
fotografada a menos de 1 metro

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana 20140818_GralhZ_2098_zps48ce3bf3
Fotografada a menos de 2 metros nas escadas do Louvre

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana 20140817_PomboTorcaz_0787_zps599d72dd
fotografada a menos de 1 metro

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana 20140821_Gralha_0058_zps14eb7e40
Sem comentários
Estive em Paris na passada semana e entre visitas a Museus e Monumentos fui constatando a familiaridade com que aves que por cá são desconfiadas e fugidias, como gralhas pretas, pombos torcazes e até galinhas de água, ali se aproximavam dos forasteiros e vinham até aos seus pés.
Todos sentimos, por cá, um pouco esta aproximação, pegas que ainda á pouco tempo fugiam agora passeiam-se nos jardins da cidade patos reais e gaivotas que vêem comer à mão
A questão ou questões que coloco em discussão é até onde irá esta mudança de comportamentos, que espécies serão mais suscetíveis a esta, perdoem-me a expressão "domesticação" e quais os impactos na vida destas espécies desta aproximação aos humanos
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por António Beira Alta Ter Ago 26, 2014 10:49 am

Só posso opinar quanto aos pardais , que na casa dos meus pais foram habituados a comer os miolos e até restos de pão , e a cumplicidade já é tanta que sempre que passa a hora do manjar e no local onde estão habituados a comer , ainda lá não há nada , vão até á janela da cozinha e toca de dar bicadas no vidro , e até há uma pardaloca mais atrevida que se apanhar a porta aberta , nem pede licença , entra por ali a dentro á procura do pão .
Este comportamento é mais intenso na altura da reprodução , e as fêmeas são menos medricas , os machos nunca se aproximam tanto .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 26, 2014 12:26 pm

Pela minha experiência posso confirmar que muitas espécies de aves, nomeadamente corvídeos, columbídeos, anatídeos, galeirões e gaivotas, entre muitos outros, são consideravelmente mais confiantes em países da Europa central e do norte comparativamente a Portugal (e a Espanha).

Estou convencido que a maior desconfiança que se regista no nosso país (e, presumivelmente, na bacia do Mediterrâneo em geral), tem a ver com a maior perseguição a que as aves se encontram sujeitas, o que faz com que se tornem mais ariscas.

O mais curioso é que (e já li há tempos alguma coisa sobre isto, mas não me recordo onde), as mesmas aves, os mesmos indivíduos, podem adoptar comportamentos mais confiantes ou mais prudentes, consoante a região e o país onde se encontrem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por Jorge Saraiva Ter Ago 26, 2014 12:41 pm

E o caso dos erithacus é mesmo extremo. Cá aquase que nem se deixam observar e em inglaterra veem comer á mao do pessoal
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por patriciaeluis Ter Ago 26, 2014 1:49 pm

fazes campismo ou piqueniques, e tens os Gaios, Pegas-azuis, Chapins-reais, pardais e outros que tais quase a virem comer ao teu prato.

temos algumas fotos assim...
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por patriciaeluis Ter Ago 26, 2014 1:52 pm

Jorge Saraiva escreveu:E o caso dos erithacus é mesmo extremo. Cá aquase que nem se deixam observar e em inglaterra veem comer á mao do pessoal

Não sei como é onde moras, mas por estas bandas os Piscos deixam aproximar muito mesmo, sentado numa cadeira no Parque da lavandeira e eles descontraidos em cima da mesa.
(é claro que fora dos parques são mais timidos mas não muito)
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por patriciaeluis Ter Ago 26, 2014 1:59 pm

Melros e Tordos sempre a fugir no campo, no Parque andam à tua volta a comer minhocas nham nham.
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por alcedo Ter Ago 26, 2014 2:42 pm

A questão está lançada. Penso que será unanime entre todos o sentimento de que algumas aves são capazes de alterar comportamentos e daí tirar dividendos. Num caso concreto na zona de Arcos de Valdevez as pêgas rabudas eram perseguidas sem dó nem piedade e era quase raro vê-las nos campos há uma trintena de anos, agora juntam-se no Outono e no Inverno, para passarem a noite, em enormes bandos nos plátanos junto ao rio e é ver antigos caçadores a olharem para elas extasiados com o espetáculo. Houve uma alteração dos comportamentos humanos com menor perseguição seguida de uma adaptação ao novo estado das coisas pelas aves.
O aspecto de num local as aves de uma dada espécie serem fugidias e as mesmas nos parques serem "amistosas" será que é a mesma ave que percebe os comportamentos a tomar ou aves diferentes
São questões curiosas que deixo em análise pelos próximos tempos ...
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por F. Barroqueiro Qui Ago 28, 2014 5:19 pm

Sempre me interroguei sobre como era possível ver os pardais de Paris, nos jardins, comerem nas mãos das pessoas. Acredito sinceramente na explicação do Gonçalo que aponta, de facto, para o grau de civilidade da sociedade com que os animais têm que coexistir. Vivo numa zona em que o comportamento dos humanos, face aos animais, é uma dó, uma total falta de respeito pela natureza. Recentemente "ganhei" um novo vizinho, aparentemente pessoa respeitável. Até ao dia em desatou aos tiros a toda a passarada porque, no dizer dele, "não deixam nada para ele comer". O energúmeno tem uma figueira e pouco mais, uma enorme mentalidade de besta, é licenciado em agronomia e adepto da agricultura biológica!
Os resultados têm sido evidentes com a ausência gradual da maior parte das aves que frequentava a vizinhança. Haveria muito a dizer acerca deste e doutros personagens do mesmo calibre mas vou terminar dizendo que não comungo do optimismo do Alcedo quanto à alteração de comportamentos das pessoas(?) face a este problema. Há 50 anos havia quem desviasse o arado para poupar um ninho de perdiz ou olhasse extasiado para um Cartaxinho pousado no cabo da enxada numa pausa para limpar o suor da testa. Talvez um dia no futuro...
F. Barroqueiro
F. Barroqueiro

Número de Mensagens : 5756
Idade : 76
Local : Castelo de Vide
Data de inscrição : 06/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por alcedo Sex Ago 29, 2014 4:26 pm

Compreendo o teu pessimismo, vizinhos complicados... transtornam qualquer um. O meu optimismo é um bocado "Póvoacentrico", passo a explicar nasci na Póvoa e com algumas ausências de um ano enquanto estive na tropa na Madeira ou enquanto peregrinei pelo país como professor aqui sempre vivi.
Na minha infância os miúdos iam aos ninhos, não se via um pardal pousado na rua, as gaivotas pousavam no mar, ou bem longe da vista, armavam-se armadilhas de mola aos pardais, caçavam-se pintassilgos, serzinos e verdelhões, par as gaiolas e qualquer ave marinha era potencialmente candidata à panela.
Espingarda de chumbos era prenda para qualquer miúdo estudioso e faziam razia em tudo o que mexesse.
Hoje o que vemos é o inverso a miudagem não persegue as aves e maravilham-se quando as mostro nas visitas à Cividade de Terroso, as praias e o porto de pesca estão cheias de aves, que eu nem imaginava que pudessem ter existido, mas apareciam na bibliografia local. Pêgas, gaivotas, peneireiros e muitas outras aves, podem ser vistas no centro da cidade. Acredito na mudança ( esta frase parece de politico)mas que há bestas quadradas em toda a parte, também há...
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana Empty Re: A proximidade das aves ou como algumas aves se habituam à presença humana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos