Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

+15
Gilberto Pinelas
pedro121
Miguel Berkemeier
PNicolau
João Tomás
Carlos Pacheco
Gonçalo Elias
Miguel M
F. Barroqueiro
Rogerio
Luis Silva
ribeiroa
Agostinho_MRCM
Pedro Lopes Moreira
dleitao
19 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por dleitao Seg Set 01, 2014 4:13 pm

Caros amigos,

A Quercus com o apoio da SPEA, LPN, GEOTA e FAPAS lançou uma petição na Avaaz para interditar a caça à rola-brava (Streptopelia turtur). Esta espécie enfrenta um declínio populacional acentuado em Portugal e na maior parte dos países da Europa. Se não se fizer nada, pode enfrentar o risco de extinção em alguns deles. Por favor, assinem a petição em: https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministra_da_Agricultura_e_do_Mar_Dra_Assuncao_Cristas_Rolabrava_em_extincao_Proibicao_da_caca_ja/?kYlWZhb

Abraço.

Domingos Leitão
dleitao
dleitao

Número de Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Ter Set 02, 2014 2:52 am

Obrigado pelo link.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Agostinho_MRCM Ter Set 02, 2014 4:35 am

Obrigado pelo link.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por ribeiroa Ter Set 02, 2014 6:38 am

Boa tarde, como caçador que sou acabei de assinar a petiçao.
Esta medida peca por mais de 20 anos de atraso.

Cumprimentos
Antonio Ribeiro

ribeiroa

Número de Mensagens : 243
Idade : 49
Local : Barreiro
Data de inscrição : 18/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Luis Silva Ter Set 02, 2014 1:29 pm

Só algumas duvidas que me surgiram ao ler a petição, Eu pessoalmente não sou a favor da caça a rola..apenas não tenho uma opinião formada sobre o assunto, embora em termos da data de inicio para esta espécie me pareça notoriamente cedo.

Na petição é possível ler o seguinte excerto "(...)espécie migradora atualmente ameaçada de extinção." No livro vermelho o estatuto para Portugal e a nivel internacional (IUCN) é de LC. Apesar de ambos reconhecerem a diminuição dos números, os critérios para ter um estatuto desfavorável não são cumpridos (de acordo pelo menos com as autoridades que referenciei), por isso costuma-me um pouco a entender e a aceitar a frase que cito...as associações que criaram a petição não deveriam ter mais cuidado sobre a forma como escrevem as coisas, ou sou eu que não percebo qual a fonte que seguiram?

Outra duvida que tenho, é que muitas zonas de caça, fazem plantações de cereal, comedouros, etc para algumas das espécies cinegéticas (das quais outras também são beneficiadas, mas que para aqui não interessa), nomeadamente a rola-brava, se a caça a esta acabar , estas medidas de gestão possivelmente irão desaparecer também (ou talvez nalguns locais se mantenham por causa da perdiz e do pombo, não sei), Existe alguma informação sobre o impacto na população de rola caso as medidas cinegética que estas beneficiam terminarem (face ao numero de abates?)

Não seria tb mais fácil fomentar a população com a tentativa de manutenção de habitat favorável (nem que seja com tentativa de criação de legislação...por exemplo extensas áreas de pinhal tem dado espaço a eucaliptal, e enquanto um dos tipos de exploração florestal fornece bastante alimento ou outro, pessoalmente, tenho muitas reservas)? ou questão da caça é uma medida que se prende por razoes mais populistas que por outros motivos?

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Rogerio Ter Set 02, 2014 2:06 pm

dleitao escreveu:Caros amigos,

A Quercus com o apoio da SPEA, LPN, GEOTA e FAPAS lançou uma petição na Avaaz para interditar a caça à rola-brava (Streptopelia turtur). Esta espécie enfrenta um declínio populacional acentuado em Portugal e na maior parte dos países da Europa. Se não se fizer nada, pode enfrentar o risco de extinção em alguns deles. Por favor, assinem a petição em: https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministra_da_Agricultura_e_do_Mar_Dra_Assuncao_Cristas_Rolabrava_em_extincao_Proibicao_da_caca_ja/?kYlWZhb

Abraço.

Domingos Leitão

Muito Obrigado pela informação , já assinei.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Rogerio Ter Set 02, 2014 3:15 pm

dleitao escreveu:Caros amigos,

A Quercus com o apoio da SPEA, LPN, GEOTA e FAPAS lançou uma petição na Avaaz para interditar a caça à rola-brava (Streptopelia turtur). Esta espécie enfrenta um declínio populacional acentuado em Portugal e na maior parte dos países da Europa. Se não se fizer nada, pode enfrentar o risco de extinção em alguns deles. Por favor, assinem a petição em: https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministra_da_Agricultura_e_do_Mar_Dra_Assuncao_Cristas_Rolabrava_em_extincao_Proibicao_da_caca_ja/?kYlWZhb

Abraço.

Domingos Leitão

Já agora aproveito para lançar uma questão ao forum.

Em relação à prima rola turca o é exactamente o oposto  , tenho presente que em áreas em que a espécie era inexistente agora facilmente se contam mais de 50 exemplares a alimentarem-se em comedores artificiais , conheço um caso em que um criador de aves de alimentação capturou em pouco mais de um mês cerca de 600 rolas turcas que se infiltravam nos alimentadores artificiais.
Será que a expansão e a adaptação desta espécie ameaça espécies autóctones , qual é a politica de controle desta espécie e dos pombos comuns.

Cumprimentos
R.Rodrigues
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por dleitao Ter Set 02, 2014 5:27 pm

Caros amigos,

Antes demais, quero agradecer aos que já assinaram a petição. Quero também aproveitar para esclarecer duas ou três questões que foram levantas sobre o assunto.

Primeiro, a questão da ameaça de extinção. É verdade que a espécie não tem o estatuto de ameaçada no Livro Vermelho, mas também é verdade que essa publicação já deveria ter sido actualizada. Espero que o seja para breve. O texto inicial é da autoria da Quercus, por isso só eles é que poderão responder concretamente porque colocaram essa frase assim. Mas eu penso que foi mais para reforçar a situação muito grave em que se encontram as populações da espécie.

È verdade que a caça não é a única ameaça grave que afecta a rola-brava. A perda de habitat adequado para a nidificação e a perda de habitat nos locais de invernanda são outras ameaças muito graves. A questão é se faz sentido continuar a caçar uma espécie que perdeu 70% dos seus efectivos? A resposta penso que é clara e é não. Mas mesmo suspendendo a caça, temos outros problemas sérios para resolver.

Por fim, a rola-turca. Atenção que a rola-turca também é uma espécie autóctone. Ou seja, ela não foi trazida para a Europa pela mão do Homem. As suas populações expandiram-se naturalmente de leste para oeste. É verdade que é muito mais versátil e oportunista do que a sua congénere e aumentou para o dobro nos últimos 10 anos. Mas isso não que dizer que seja responsável pelo declínio da rola-brava. Essa é uma hipotética relação causa-efeito que carece de ser provada.

Abraço.

Domingos Leitão
dleitao
dleitao

Número de Mensagens : 27
Data de inscrição : 16/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por F. Barroqueiro Qua Set 03, 2014 6:13 am

dleitao escreveu:Caros amigos,

Antes demais, quero agradecer aos que já assinaram a petição. Quero também aproveitar para esclarecer duas ou três questões que foram levantas sobre o assunto.

Primeiro, a questão da ameaça de extinção. É verdade que a espécie não tem o estatuto de ameaçada no Livro Vermelho, mas também é verdade que essa publicação já deveria ter sido actualizada. Espero que o seja para breve. O texto inicial é da autoria da Quercus, por isso só eles é que poderão responder concretamente porque colocaram essa frase assim. Mas eu penso que foi mais para reforçar a situação muito grave em que se encontram as populações da espécie.

È verdade que a caça não é a única ameaça grave que afecta a rola-brava. A perda de habitat adequado para a nidificação e a perda de habitat nos locais de invernanda são outras ameaças muito graves. A questão é se faz sentido continuar a caçar uma espécie que perdeu 70% dos seus efectivos? A resposta penso que é clara e é não. Mas mesmo suspendendo a caça, temos outros problemas sérios para resolver.

Por fim, a rola-turca. Atenção que a rola-turca também é uma espécie autóctone. Ou seja, ela não foi trazida para a Europa pela mão do Homem. As suas populações expandiram-se naturalmente de leste para oeste. É verdade que é muito mais versátil e oportunista do que a sua congénere e aumentou para o dobro nos últimos 10 anos. Mas isso não que dizer que seja responsável pelo declínio da rola-brava. Essa é uma hipotética relação causa-efeito que carece de ser provada.

Abraço.

Domingos Leitão
Inteiramente de acordo. Só acrescento que, sendo o mais linear e curto possível, com "paninhos quentes" não se vai a lado nenhum e que cada espingarda representa um voto. Leva mais votos o que for mais permissivo. Para já resolvam esta questão as restantes, talvez mais complexas, virão depois.
F. Barroqueiro
F. Barroqueiro

Número de Mensagens : 5756
Idade : 76
Local : Castelo de Vide
Data de inscrição : 06/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Miguel M Qua Set 03, 2014 7:16 am

F. Barroqueiro escreveu:
Inteiramente de acordo. Só acrescento que, sendo o mais linear e curto possível, com "paninhos quentes" não se vai a lado nenhum e que cada espingarda representa um voto. Leva mais votos o que for mais permissivo. Para já resolvam esta questão as restantes, talvez mais complexas, virão depois.

Bem dito.
Miguel M
Miguel M

Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 10/08/2011

http://500px.com/MiguelM

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 25, 2016 3:01 pm

Qual foi o resultado desta petição?

No site diz PETIÇÃO VITORIOSA mas isto significa o quê?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Carlos Pacheco Sex Ago 26, 2016 4:24 am

Há algum tempo atrás, e por questões profissionais foi-me pedido pela LPN que escrevesse um artigo sobre a alteração de estatuto da rola-brava, para a revista Turcaça. Deixo aqui o link, pois acho que ajuda a esclarecer um pouco a questão da alteração de estatuto, dos números e das ameaças.

http://www.turcaca.com.pt/digital/rev_43/index.html
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 08, 2018 9:35 am

Mais uma notícia a pedir a suspensão da caça à rola-brava.
http://www.spea.pt/pt/noticias/proposta-de-calendario-venatorio-2018-2021/
Isto não é novo, desde 2012 (ano em que a rola-brava foi a ave do ano) que se pede a suspensão da caça a esta espécie.


Há várias coisas neste tema que me fazem alguma confusão:

1 - Pede-se "uma suspensão temporária da caça à rola-brava. Mas não se indica por quanto tempo. Um ano? Três anos? Cinco anos? Cinquenta anos?

2 - "Esta medida deverá ser acompanhada por uma monitorização que permita avaliar o seu efeito nas populações da espécie e pela implementação do Plano de Gestão da Comissão Europeia para a espécie." - então e se depois não houver monitorização nenhuma (que aliás é o normal neste país), a seguir faz-se o quê?

3 - "Esta é uma espécie cujas populações diminuíram 79% desde 1980, e que enfrenta um sério risco de extinção em vários países da Europa." - e em Portugal, qual é a situação? Porque não temos dados recentes para o nosso país?

4 - Existe um plano de gestão da UE para a rola-brava, que foi aprovado para o triénio 2007-2009, disponível aqui. Era suposto o plano ser revisto em 2009 mas que eu saiba não houve nenhuma revisão. E não sei sequer se os objectivos traçados foram cumpridos, nomeadamente por parte de Portugal.
Não faria sentido que fossem feitas algumas diligências junto das entidades competentes no sentido de serem apresentados os resultados das acções previstas no plano?

5 - Ainda sobre o plano de gestão para a rola-brava, a caça foi identificada como uma ameaça de nível médio / desconhecido, ao passo que as alterações ou perda de habitat foram identificadas como uma ameaça de nível alto. Não seria lógico que quaisquer planos relacionados com a rola-brava dessem prioridade às questões relacionadas com o habitat?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por João Tomás Dom Abr 08, 2018 5:47 pm

Gonçalo Elias escreveu:Mais uma notícia a pedir a suspensão da caça à rola-brava.
http://www.spea.pt/pt/noticias/proposta-de-calendario-venatorio-2018-2021/
Isto não é novo, desde 2012 (ano em que a rola-brava foi a ave do ano) que se pede a suspensão da caça a esta espécie.


Há várias coisas neste tema que me fazem alguma confusão:

1 - Pede-se "uma suspensão temporária da caça à rola-brava. Mas não se indica por quanto tempo. Um ano? Três anos? Cinco anos? Cinquenta anos?

2 - "Esta medida deverá ser acompanhada por uma monitorização que permita avaliar o seu efeito nas populações da espécie e pela implementação do Plano de Gestão da Comissão Europeia para a espécie." - então e se depois não houver monitorização nenhuma (que aliás é o normal neste país), a seguir faz-se o quê?

3 - "Esta é uma espécie cujas populações diminuíram 79% desde 1980, e que enfrenta um sério risco de extinção em vários países da Europa." - e em Portugal, qual é a situação? Porque não temos dados recentes para o nosso país?

4 - Existe um plano de gestão da UE para a rola-brava, que foi aprovado para o triénio 2007-2009, disponível aqui. Era suposto o plano ser revisto em 2009 mas que eu saiba não houve nenhuma revisão. E não sei sequer se os objectivos traçados foram cumpridos, nomeadamente por parte de Portugal.
Não faria sentido que fossem feitas algumas diligências junto das entidades competentes no sentido de serem apresentados os resultados das acções previstas no plano?

5 - Ainda sobre o plano de gestão para a rola-brava, a caça foi identificada como uma ameaça de nível médio / desconhecido, ao passo que as alterações ou perda de habitat foram identificadas como uma ameaça de nível alto. Não seria lógico que quaisquer planos relacionados com a rola-brava dessem prioridade às questões relacionadas com o habitat?

Quando li a notícia pensei em todos os pontos que referiste.

1 - Período de tempo não determinado, embora ache não é uma questão de tempo mas sim de acção, ou seja irá bater nos pontos seguintes.

2, 3 e 4 - Como para a maior parte das espécies deste país continua-se a não querer conhecer o estado actual das populações, quais as tendências que apresentam e apresentarão no futuro segundo vários cenários.

5 - Penso que será o caminho para muitas outras espécies.

6 - este ponto acrescento-o eu Smile Já o disse e volto a repetir, o sector da cinegética está a perder a oportunidade de mostrar à sociedade e, principalmente à malta da ecologia e biologia, que não são analfabetos nem uns "barriganas" e que dão um grande valor à espécies que caçam. Em vez de criticarem que o problema está fora de PT, como por exemplo nos locais de invernada, poderiam meter mãos à obra e começar a estudar a sério as espécies cinegéticas. Não é colocar comida nos campos que vai resolver o problemas das rolas e também não é soltar perdizes que vai aumentar a população da perdiz pura e selvagem. Estes são os caminhos mais fáceis de seguir mas não são o CAMINHO.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 08, 2018 5:58 pm

João Tomás escreveu:
1 - Período de tempo não determinado, embora ache não é uma questão de tempo mas sim de acção, ou seja irá bater nos pontos seguintes.

Em teoria tens razão.

Na prática nem tanto, porque desde 2012 (pelo menos) que se anda a clamar por uma suspensão da caça à rola, mas relativamente ao que se sabia em 2012, o que há de novo para apresentar? Nada, rigorosamente nada. Ao longo destes seis anos poderia ter-se investido a sério nos censos, nos programas de monitorização, para obter evidências mais fortes que pudessem suportar uma eventual tomada de posição. Qualquer coisa do tipo "em 2012 a situação era esta, entretanto não se fez nada, mas nós não estivemos a dormir, estivemos atentos e a monitorizar tudo e agora a situação é esta". Mas não, não há nada, e a sensação que tenho é que tudo isto é simplesmente uma cruzada anti-caça, porque na verdade ninguém quer saber dos números e vai continuar a não querer saber. Portanto, infelizmente, acho que não vai mudar nada porque não vai haver acção nenhuma. E para o ano cá estaremos novamente a falar disto...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por João Tomás Dom Abr 08, 2018 6:03 pm

Gonçalo Elias escreveu:Em teoria tens razão.

Na prática nem tanto, porque desde 2012 (pelo menos) que se anda a clamar por uma suspensão da caça à rola, mas relativamente ao que se sabia em 2012, o que há de novo para apresentar? Nada, rigorosamente nada. Ao longo destes seis anos poderia ter-se investido a sério nos censos, nos programas de monitorização, para obter evidências mais fortes que pudessem suportar uma eventual tomada de posição. Qualquer coisa do tipo "em 2012 a situação era esta, entretanto não se fez nada, mas nós não estivemos a dormir, estivemos atentos e a monitorizar tudo e agora a situação é esta". Mas não, não há nada, e a sensação que tenho é que tudo isto é simplesmente uma cruzada anti-caça, porque na verdade ninguém quer saber dos números e vai continuar a não querer saber. Portanto, infelizmente, acho que não vai mudar nada porque não vai haver acção nenhuma. E para o ano cá estaremos novamente a falar disto...

Certo Gonçalo, por isso não acho que a suspensão da caça seja o remédio santo, quanto mais definir um período de início e um período de interdição. Para-se a caça e depois? É como dizes, nada se vai fazer para que ela recupere... recuperar de quanto para quanto? Não se sabe o número/estimativa actual.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 09, 2018 2:50 am

Já agora uma nota adicional: segundo o Livro Vermelho, o estatuto de conservação da rola-brava em Portugal é, actualmente, "pouco preocupante".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por PNicolau Seg Abr 09, 2018 2:58 am

Gonçalo Elias escreveu:Já agora uma nota adicional: segundo o Livro Vermelho, o estatuto de conservação da rola-brava em Portugal é, actualmente, "pouco preocupante".
Lololololol
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por João Tomás Seg Abr 09, 2018 11:02 am

Gonçalo Elias escreveu:Já agora uma nota adicional: segundo o Livro Vermelho, o estatuto de conservação da rola-brava em Portugal é, actualmente, "pouco preocupante".

Looooool para muitas outras espécies... não só para a rola-brava!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 09, 2018 11:24 am

Pois é... isto só demonstra que a actualização da informação sobre os estatutos de conservação também não é uma prioridade...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por João Tomás Seg Abr 09, 2018 3:39 pm

Gonçalo Elias escreveu:Pois é... isto só demonstra que a actualização da informação sobre os estatutos de conservação também não é uma prioridade...

O tema natureza há muito que deixou de ser prioridade.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 15, 2018 3:14 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Pois é... isto só demonstra que a actualização da informação sobre os estatutos de conservação também não é uma prioridade...

O tema natureza há muito que deixou de ser prioridade.

Infelizmente é verdade, pois até as contagens de aquáticas que nas décadas de 1980 e 1990 eram feitas e publicadas anualmente pelo ICNF agora não são feitas com a mesma regularidade, quando são feitas são apenas parciais e dados publicados nem vê-los.

A sensação com que fico é que houve uma altura em que os estudos da natureza e a conservação estavam na moda e por isso o Estado investia mais nisso, agora estão a passar um bocado de moda e portanto os fundos existentes são direccionados para outras coisas, não há cá guito para andar a contar passarinhos. É pena porque este tipo de monitorizações para ter algum interesse requer períodos muito alargados, tipo 10, 20 ou mais anos).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por João Tomás Dom Abr 15, 2018 3:32 pm

Gonçalo Elias escreveu:Infelizmente é verdade, pois até as contagens de aquáticas que nas décadas de 1980 e 1990 eram feitas e publicadas anualmente pelo ICNF agora não são feitas com a mesma regularidade, quando são feitas são apenas parciais e dados publicados nem vê-los.

A sensação com que fico é que houve uma altura em que os estudos da natureza e a conservação estavam na moda e por isso o Estado investia mais nisso, agora estão a passar um bocado de moda e portanto os fundos existentes são direccionados para outras coisas, não há cá guito para andar a contar passarinhos. É pena porque este tipo de monitorizações para ter algum interesse requer períodos muito alargados, tipo 10, 20 ou mais anos).

Certo. Há pessoas com algum poder que acham que canalizar uns fundos quando lhes dá jeito permite conservar mas isso não é verdade. Primeiro há que conhecer o há e depois ir monitorizando.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 15, 2018 3:36 pm

João Tomás escreveu:Primeiro há que conhecer o há e depois ir monitorizando.

Podemos ver as coisas ao contrário: temos de monitorizar para ficarmos realmente a conhecer Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por João Tomás Dom Abr 15, 2018 3:39 pm

Gonçalo Elias escreveu:Podemos ver as coisas ao contrário: temos de monitorizar para ficarmos realmente a conhecer ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Icon_wink

Sim tens razão. Mas tem de haver um ponto de partida e depois ir trabalhando... não é de repente haver fundos para tudo e esperar um resultado em 4 anos de legislatura.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur) Empty Re: ESPÉCIE: Rola-brava (Streptopelia turtur)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos